Notícias
AEROPORTOS
Anac acompanha obras nos aeroportos do Mato Grosso do Sul e Macaé (RJ)
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) participou da solenidade de apresentação dos investimentos de ampliação e modernização dos aeroportos de Campo Grande, Corumbá, Ponta Porã e Dourados, em Mato Grosso do Sul; e da entrega da segunda pista do Aeroporto de Macaé, no Rio de Janeiro. Essas etapas fazem parte do plano de investimentos das concessionárias desses aeroportos e marcam a modernização das infraestruturas de transporte aéreo nessas regiões.
Para o diretor-presidente substituto da Anac, José Roberto Honorato, a ampliação dos aeroportos é importante para o fortalecimento da aviação em suas diversas operações no Brasil. Ele enfatizou que a medida representa um avanço tanto em conectividade quanto em segurança. "Ao apresentar uma segunda pista (no Aeroporto de Macaé), nós estamos falando de melhorar a conectividade e abrir possibilidades para o desenvolvimento. A gente está falando de manter uma operação com muito mais volume, mas também de maneira segura”, completou.
Mato Grosso do Sul
As intervenções nos aeroportos de Mato Grosso do Sul fazem parte da Fase 1B do contrato de concessão da Aena Brasil e têm previsão de conclusão até junho de 2026. O Aeroporto Internacional de Campo Grande passará por modernização para se tornar um hub regional e receber voos internacionais. As melhorias incluem a ampliação do terminal de passageiros, instalação de pontes de embarque, reforma do pátio, nova pista de taxiamento e melhorias no estacionamento e na infraestrutura em geral.
Segundo a Aena Brasil, o terminal será praticamente reconstruído, com aumento da capacidade de atendimento e modernização dos equipamentos.
Macaé (RJ)
A entrega da nova pista de pouso e decolagem do Aeroporto de Macaé vai permitir a operação de aeronaves de maior porte, além de reforçar a integração com as operações offshore, que atendem as plataformas de petróleo da região.
Ao todo, R$ 220 milhões foram investidos na nova estrutura, com 1.410 metros de extensão. Os trabalhos incluíram terraplenagem, drenagem, pavimentação, sinalização, balizamento, revestimento vegetal, realocação de equipamentos de navegação aérea, construção de taxiways e ampliação do pátio de aeronaves de asa rotativa.
De acordo com a Zurich Airport no Brasil, concessionária do aeroporto, as obras serão um diferencial para a operação no município, sendo um investimento estratégico para o futuro da aviação e da economia local.
Assessoria de Comunicação Social da Anac
Com informações do Ministério de Portos e Aeroportos