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Design Instrucional

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Publicado em 06/03/2024 17h54 Atualizado em 24/09/2024 10h18

Como já foi destacado na Linha do Tempo GT-CBTA, esta fase objetivou a obtenção de todas as informações “subsídios” pertinentes ao desenvolvimento e aplicação do Treinamento CBTA que serão dispostos em normativo elaborado pela SPL da ANAC.

Nesse segundo fluxo de trabalho desta fase, o foco das ações do GT esteve em ações de campo junto a CIAC e na recolha de contribuições importantes dos SME´s, instrutores e coordenadores de curso que participaram das atividades. Ao todo, foram visitados 04 CIACs, as ações contaram com um total de 36 participantes e, em média, os participantes somaram cerca de 2000 horas de voo e 1140 horas de instrução, como critério de experiência.

Em paralelo, também houve a participação de servidores em fóruns e eventos de capacitação internacionais, feitos inclusive com fabricantes de aeronaves e provedores de treinamento globais para assimilação das melhores práticas sobre o desenvolvimento e aplicação prática de treinamentos CBTA. Os eventos foram determinantes para alinhar a SPL/ANAC com as melhores práticas internacionais.  

Nas ações junto aos CIAC, os servidores da ANAC conduziram dinâmicas que desenvolveram o assunto “aplicação e avaliação prática do treinamento CBTA”. Nas oportunidades, tiraram dúvidas, colheram críticas e, principalmente, ouviram sugestões sobre as seguintes demandas:

  • Propostas, métodos, meios, recursos, entre outras questões para que instrutores e coordenadores de cursos possam evidenciar que alunos detém, demonstraram os comportamentos observáveis afetos à todas as competências da matriz adaptada de maneira adequada e sistematizada, conforme padrões estabelecidos?
  • Quais propostas se relacionariam a um currículo teórico e prático para compor um programa de instrução de PP-A baseado em competências?
  • Como deve ser feita a avaliação das competências durante as fases teóricas e práticas do treinamento CBTA?

Os resultados obtidos foram além daqueles imaginados! Houve valiosos inputs que extrapolaram aquilo previsto no âmbito da proposta das ações. Assim, são listadas os principais elementos e questões consolidadas ao final deste fluxo de trabalho:

Os resultados obtidos foram além daqueles imaginados! Houve valiosos inputs que extrapolaram aquilo previsto no âmbito da proposta das ações. Assim, são listadas os principais elementos e questões consolidadas ao final deste fluxo de trabalho:

  • Lista de Tarefas – Task List: Houve propostas de alterações na formatação e em algumas informações da lista com o objetivo de torná-la mais prática para sua utilização durante o um PI de PPA. Clique aqui para acessar a lista de trabalho do PP-A - um documento de referência da SPL/ANAC que, entre outros a serem disponibilizados, devem ser usados como suporte nas propostas de treinamento CBTA.
  • Descritivo de Tarefas PPA – Task Description form: Houve propostas de alterações de algumas informações desta lista descritiva – a ser disponibilizada futuramente - com o objetivo de torná-las mais prática e com maior relação à lista de tarefas. Esta lista descritiva, junto da lista de tarefas, faz parte dos documentos de referência da ANAC para as atividades dos instrutores no desenvolvimento da proposta de treinamento CBTA dos CIAC.
  • Currículo Teórico – PPA – Módulos, Pontos de Ensino, Objetivos de Aprendizagem e méritos de Avaliação: Houve a definição de todos os elementos dos módulos para composição da proposta de currículo teórico para ser ministrado pelos CIAC. A ideia é que os alunos dos cursos CBTA detenham maiores “conhecimentos” sobre aspectos comportamentais “não técnicos” para demonstrarem as competências conforme preceitos da OACI.
  • Currículo Prático – Relação da Lista de Tarefas e Fases de voo na proposta de PI CBTA: Houve o correlacionamento da proposta do currículo prático com a “Lista de Tarefas” por fase de voo mediante premissas sobre o treinamento CBTA. A proposta é haja apresentação gradual (complexidade e exigência) de manobras e procedimentos conforme todas as fases de voo abaixo, tarefas e subtarefas associadas ao longo de um curso de PP-A de maneira aderente aos preceitos da OACI - CBTA do DOC 9868, 3ª edição da OACI (PANS-TRAINING).
  • Currículo Prático – Comportamentos Observáveis, missões da proposta de PI CBTA e méritos de Avaliação: Houve a definição de uma proposta de currículo prático que possibilite a avaliação e registro das competências no ambiente brasileiro de formação de pilotos. A proposta foi sob a consenso de uso de uma estrutura de curso prático feita nos moldes atuais - conforme premissas da IS 141-007C - para determinar quais comportamentos observáveis são os mais adequados – dentre essenciais e desejáveis – para demonstração/verificação das competências ao decorrer de missões de voo. De maneira prática, cada missão do currículo prático CBTA proposto deve elencar quais OB´s serão foco de avaliação na missão já que nem todas as competências são passíveis de serem verificadas em uma só missão em um currículo prático, tal como nem todos os OB´s também devem ser. Para cada missão, devem ser escolhidas determinadas competências e determinados OB´s a serem verificadas mediante uso do suportes instrucionais adequados.
  • Currículo Prático – Avaliação das competências – OB´s conforme metodologia e modelo ORCA/VENN (IATA):  Houve a proposta de uso desta metodologia para ser aplicada nas avaliações de competência nos currículos práticos. O uso do modelo VENN possibilita avaliar a aquisição das competências, a robustez e efetividade da aquisição delas. De maneira simplificada, a metodologia consiste no seguinte:
  1. Observar - o desempenho do piloto durante a missão (conforme seus descritivos e nível de competência – interino ou final).
  2. Registrar – tomar notas dos detalhes sobre o OB demonstrado, se houve desempenho efetivo ou inefetivo do piloto (conforme descritivo do OB) durante a missão.
  3. Classificar – as observações conforme OB´s previstos para cada competência relacionada na missão – antes do debriefing.
  4. Avaliar – o desempenho do piloto conforme modelo VENN e documentos de suporte de avaliação (conforme ferramentas do plano de avaliação). 
  • Elementos, informações e recursos instrucionais adicionais requeridos em um Programa de Instrução CBTA: Houve a proposta de uso/introdução de diversos recursos para adequada aplicação de um PI CBTA. A proposta relaciona tanto elementos, suportes informacionais, previstos pela ANAC para suporte do treinamento e da avaliação CBTA; tal como informações de suporte para que os CIAC os desenvolvam de maneira adaptada às suas especificidades operacionais. Estas propostas ainda serão consideradas na proposta de normativo a ser desenvolvido pela ANAC sobre o tema.
  • Elementos mínimos para aprovação de um PI CBTA – sobre currículo teórico e prático: Houve a proposta, sob um ponto de vista prático e usual, de quais partes/elementos são esperados para apresentação em um PI CBTA numa proposta de normativo a ser elaborado pela ANAC. Cabe frisar que essas partes/elementos devem se correlacionar com os demais já existentes na IS 141-007.
  • Manual do Instrutor: Houve a proposta de obrigatoriedade e melhorias no Manual do Instrutor – visto como um documento-chave para o sucesso do treinamento CBTA. Através das melhorias propostas, instrutores e avaliadores passar a deter respaldo adequado para aplicar a metodologia CBTA na prática, além de gerar dados importante de qualidade. Serão previstas, além das informações sobre módulos e missões dos currículos teóricos e práticos, listagem de competências e OB´s específicos para a missão, detalhes de configuração de cenários para execução de manobras, demonstrações e registro de OB´s, desempenhos esperados conforme filosofia TEM, méritos operacionais do CIAC, outras referências da ANAC entre outros aspectos.
  • Elementos de um MIP, MGSO e SGQ de CIAC afetos ao Treinamento CBTA: Houve a proposta de quais elementos dos manuais de um CIAC podem sofrer ajustes para melhor comportar o devido desenvolvimento e aplicação do treinamento CBTA em um CIAC. 
  • Outros importantes elementos foram tratados durante as atividades de campo e registros da conclusão deste fluxo de trabalho de design instrucional. Em breve, esses e outros elementos e suas considerações serão dispostas a todos os interessados nas ações do GT CBTA SPL/ANAC e servirão de subsídio na elaboração de proposta de normativo da SPL de suporte à aplicação das metodologias ADDIE e CBTA pelos CIAC. Confira algumas fotos das atividades realizadas.

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