Notícias
Tesouro publica portaria que formaliza programa de promoção da equidade de gênero em cargos de liderança
Foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (23) a Portaria STN/MF n.º 3.112/2025, que institui o Programa de Aceleração de Experiência Executiva para Mulheres no Tesouro Nacional. A iniciativa está alinhada ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 5 da Agenda 2030 das Nações Unidas, que trata da igualdade de gênero e do empoderamento feminino, e tem como objetivo ampliar a participação de mulheres em cargos e funções de alta liderança no Órgão.
O programa estabelece ações estruturadas para oferecer às servidoras experiência prática em ambientes executivos de alta complexidade, estimular o desenvolvimento da autoconfiança e fomentar a criação de redes de relacionamento profissional. Com isso, busca promover um ambiente institucional mais diverso e inclusivo, contribuindo para a transformação da estrutura organizacional e para a ampliação das oportunidades de ascensão profissional das mulheres.
Entre as ações previstas na Portaria estão a realização de processo seletivo anual aberto às servidoras para participação no programa e a oferta de atividades presenciais e remotas voltadas ao desenvolvimento de competências estratégicas e à vivência de experiências executivas.
A formalização do Programa de Aceleração de Experiência Executiva para Mulheres por meio da portaria ocorre após a realização de projeto piloto, iniciado em 2023, que apresentou resultados positivos ao ampliar a participação de mulheres nos espaços de decisão no âmbito do Tesouro Nacional. Até a edição da portaria, o Programa já teve dois ciclos, e todas as servidoras que passaram pelo processo conseguiram conquistar postos de liderança nos processos seletivos para cargos de gestão no Tesouro.
“Mais do que uma iniciativa pontual, a formalização do programa representa um avanço na construção de uma cultura institucional que valoriza a diversidade e o importante papel das mulheres no Tesouro Nacional. O Programa cria oportunidades reais de desenvolvimento. Os resultados obtidos desde 2023 reforçam que a equidade de gênero é um fator estratégico para o fortalecimento da gestão pública e contribui para decisões mais qualificadas e representativas”, avalia a secretária do Tesouro Nacional substituta, Viviane Silva Varga.
A publicação da portaria é um marco nos esforços do Tesouro Nacional para institucionalizar a equidade de gênero. A iniciativa consolida uma série de medidas afirmativas iniciadas em 2023, que incluem políticas de incentivo em processos seletivos voltadas a garantir uma ocupação mais equitativa e justa dos cargos de alta liderança.
Além das ações internas, o órgão foi o pioneiro entre as instituições públicas brasileiras a aderir o processo para obtenção do Selo de Igualdade de Gênero para Instituições Públicas do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Esse compromisso estabelece uma trilha de reformas estruturantes que incorpora a perspectiva de gênero ao cotidiano administrativo, transformando a cultura organizacional em um modelo de inclusão e excelência para a gestão pública federal.
Com a publicação da portaria, o Tesouro Nacional reitera seu compromisso com a promoção da equidade de gênero, inclusão e diversidade na gestão pública federal, fortalecendo práticas que favorecem o aproveitamento e desenvolvimento de talentos femininos no mais alto nível da carreira pública.