Notícias
Tesouro Nacional participa de Comitê do programa de educação financeira "Na ponta do lápis"
O Tesouro Nacional participará do Comitê Estratégico do programa "Na Ponta do Lápis", instituído pela Ministério da Educação por meio da Portaria MEC nº 502, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (7/6). O programa tem como objetivo fomentar ações de educação financeira, fiscal, previdenciária e securitária na educação básica, apoiando e fortalecendo a implementação dos temas contemporâneos transversais da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com ênfase na macroárea “Economia”.
O "Na Ponta do Lápis" insere a Educação Fiscal no currículo escolar por meio do letramento econômico, social e tributário de forma transversal e integrada à formação cidadã dos estudantes. Além do letramento, o Programa investe também na construção da cidadania ao promover uma relação responsável com o dinheiro e o consumo, e uma compreensão crítica e consciente com temas como previdência, impostos, seguros, entre outros tópicos que afetam a experiência de vida e os projetos de futuro dos estudantes.
Como membro do comitê estratégico do programa, o Tesouro Nacional contribuirá com sua expertise para apoiar a implementação das diretrizes pedagógicas do "Na Ponta do Lápis", em articulação com estados, municípios e o Distrito Federal. Cabe ao Comitê Estratégico implementar o eixo Governança Interfederativa e Articulação nos Territórios, que tem a finalidade de organizar os esforços para a pactuação, tomada de decisão e o fortalecimento da liderança na implementação das ações do programa, por meio da coordenação dos demais eixos.
Ao todo, o programa é comporto por cinco eixos:
I - Governança Interfederativa e Articulação nos Territórios;
II - Orientação Curricular;
III - Formação de Profissionais da Educação;
IV - Boas Práticas; e
V - Monitoramento e Avaliação.
Cada ente federado pode aderir ao "Na Ponta do Lápis" de forma voluntária, mediante assinatura de termo pelo chefe do Poder Executivo do ente federativo ou por seu representante.
Também participam do Comitê representantes do Ministério da Previdência Social; da Receita Federal do Brasil; do Banco Central do Brasil; da Caixa Econômica Federal; da Superintendência de Seguros Privados; da Comissão de Valores Mobiliários (CVM); da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime); e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).
Educação Financeira
A participação do Tesouro Nacional no comitê do programa "Na Ponta do Lápis" reforça seu compromisso com a educação financeira no país, especialmente entre o público jovem. A instituição já atua nessa frente por meio da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira (OLITEF), iniciativa nacional gratuita realizada em parceria com a B3 e com apoio do Ministério da Educação (MEC), Banco Central, Consed e Undime. Direcionada a estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas, a OLITEF tem como objetivo disseminar conhecimentos financeiros de forma acessível e engajadora.
A primeira edição da OLITEF, realizada em setembro de 2024, contou com a participação de mais de 546 mil alunos, abrangendo 2.234 cidades e alcançando 57% dos municípios brasileiros. Foram premiados 61.679 alunos com medalhas de ouro, prata, bronze e honra ao mérito, representando 87% das escolas participantes. Mais de 13 mil professores também passaram por capacitação na área de Educação Financeira.
A segunda edição da OLITEF, que será realizada em 2025, já superou o número total de escolas participantes registrado em 2024. Até o início de junho, 7.180 escolas públicas e privadas haviam se inscrito na olimpíada, ultrapassando as 6.560 que participaram no ano passado. Do total de instituições já confirmadas para este ano, 87% são públicas e 13% privadas. São Paulo lidera a lista com 1.086 escolas inscritas, seguido por Rio de Janeiro, Ceará, Minas Gerais e Piauí, cada um com mais de 500 instituições participantes.
A meta para a edição de 2025 é alcançar 5 milhões de estudantes e que sejam reconhecidos cerca de 150 mil estudantes medalhistas em todo o país, de escolas públicas e privadas. Aqueles com melhor desempenho poderão receber, como estímulo a aplicar na prática os conhecimentos adquiridos ao longo da competição, prêmios de R$ 400 em Títulos Públicos do Tesouro Direto, uma forma concreta de incentivar o hábito da poupança desde cedo.
Saiba mais sobre as iniciativas: