Ciclos do PDP
Elaboração
O PDP é elaborado anualmente, de forma compartilhada, através de um sistema informatizado (Portal Sipec – módulo PDP) no qual servidores, chefias, profissionais de gestão de pessoas e autoridade máxima do órgão/entidade, de acordo com seus papeis e perfis, preenchem informações chave de levantamento e planejamento de necessidades de desenvolvimento.
A necessidade de desenvolvimento pode ser compreendida como a lacuna entre o desempenho esperado e o desempenho atual, derivada da diferença entre o que o servidor deveria/poderia saber fazer/ser e o que ele sabe fazer/ser, com efeito sobre os resultados operacionais. Para identificar qual a necessidade individual/coletiva de desenvolvimento, deve-se considerar os aspectos atuais de desempenho que podem ser melhorados por uma ação de desenvolvimento para atingir melhores resultados organizacionais.
Já a ação de desenvolvimento desempenha precisamente o papel de responder ao problema de desempenho declarado na necessidade de desenvolvimento. As ações são atividades de aprendizagem estruturadas para impulsionar o desempenho competente da atribuição pública em resposta a lacuna de performance ou a oportunidades de melhoria descritas na forma de necessidades de desenvolvimento, realizada em alinhamento aos objetivos organizacionais, por meio do desenvolvimento assertivo de competências.
São consideradas ações de desenvolvimento cursos de capacitação, treinamentos, seminários, congressos, simpósios, workshops, visitas técnicas, cursos de educação formal, entre outros; e afastamentos para pós-graduação stricto-sensu (mestrado, doutorado, pós-doutorado).
Atenção:
A previsão da necessidade no PDP é condição para autorização de toda e qualquer participação em ação de desenvolvimento, inclusive para a concessão de licença e afastamentos para capacitação, bem como para a execução orçamentária destinada ao desenvolvimento profissional.
Passo a passo Unidade de Gestão de Pessoas.
Revisão
A Revisão do PDP, disponível no Portal Sipec, é a funcionalidade que possibilita aos órgãos e entidades o ajuste de informações de seus Planos de Desenvolvimento de Pessoas ao longo do período de execução.
É o recurso utilizado para lidar com mudanças ou identificação de novas necessidades que possam surgir durante a consecução do Plano. Essas mudanças podem ser resultado de ajustes nas metas organizacionais, novas prioridades, mudanças nas demandas de habilidades dos servidores, entre outros fatores.
A revisão é operacionalizada através da inclusão, exclusão e alteração de necessidades de desenvolvimento, visando ao monitoramento e aprimoramento contínuo das necessidades.
Os ciclos de revisão são realizados trimestralmente, de acordo com o calendário disponibilizado pelo Órgão Central do SIPEC, e seguem a lógica compartilhada presente na elaboração do PDP.
O instrumento de revisão deve ser considerado medida de exceção, a fim de buscar conformidade com o planejamento estratégico da instituição, contribuindo apenas para a flexibilidade e adaptação do PDP diante de novas circunstâncias.
Execução
O Relatório Anual de Execução é o documento gerado no Portal Sipec que reúne informações cruciais sobre a execução e avaliação das necessidades delineadas no PDP durante o exercício anterior.
Este instrumento é um dos elementos de gestão integrados à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoas (PNDP) e deve ser elaborado e enviado pelos órgãos e entidades até o dia 31 de janeiro do ano subsequente à execução.
Esse Relatório tem como objetivos:
a) registrar a execução das ações previstas no PDP ao longo do período estabelecido;
b) acompanhar indicadores-chaves de desempenho para avaliar o progresso e eficácia do PDP;
c) avaliar os resultados alcançados em comparação com as metas estabelecidas no PDP;
d) documentar e comunicar os resultados alcançados durante o período de execução do PDP; w
e) compartilhar os resultados do PDP com os servidores e demais atores do processo.
Para acessar e preparar o Relatório Anual de Execução do PDP, é necessário, inicialmente, informar a execução das ações de desenvolvimento destinadas a atender cada uma das necessidades definidas no PDP do ano em análise.
A realização eficaz desse processo contribui para o aprimoramento contínuo do PDP, garantindo que as ações estejam alinhadas com os objetivos estratégicos da organização e promovendo o desenvolvimento efetivo dos servidores.