Competências Comuns para todo(a) Servidor(a) de Gestão de Pessoas
A fim de disponibilizar um programa de desenvolvimento alinhado às necessidades dos servidores de gestão de pessoas, o primeiro passo do Projeto foi o levantamento das competências comuns (conhecimentos, habilidades e atitudes). Essa etapa foi realizada em parceria com 16 órgãos e entidades da Administração Pública Federal durante os meses de outubro/2024 a março/2025. Participaram dessa etapa ANAC, ANPD, BC, Fiocruz, FNDE, Ibama, IFBaiano, IFCE, MAPA, MDA, MGI, MS, MJSP, PF, UFPA e UFRN.
Adaptabilidade
Capacidade de ajustar-se a mudanças internas e externas, enfrentar desafios e atuar com flexibilidade
Análise crítica de processos
Capacidade de identificar oportunidades de melhorias nos processos de trabalho e compreendê-los de forma integrada e sistêmica, visando a otimização de resultados e o aperfeiçoamento contínuo da gestão de processos e suas metodologias
Atendimento
Capacidade de atender pessoas de forma eficiente, cortês, clara, simples e inclusiva, com foco na resolução de problemas, atuando com proatividade e agilidade e com postura ética, discrição e imparcialidade para gerar confiança e credibilidade
Autodesenvolvimento
Capacidade de avaliar o próprio comportamento e desempenho profissional, identificando pontos fortes e necessidades de desenvolvimento visando resultados concretos e efetivos e adotando mentalidade de crescimento e aprendizado contínuo
Conformidade legal na gestão de pessoas
Capacidade de interpretar e aplicar legislações, normas e diretrizes da Administração Pública Federal, garantindo a correta aplicação nos processos de trabalho da Gestão de Pessoas
Fluência digital
Capacidade de utilizar diferentes soluções digitais e tecnológicas para otimizar estratégias, processos e ferramentas para a realização de entregas
Gestão de informação
Capacidade de identificar, coletar, organizar, tratar e analisar diferentes tipos de dados internos e externos à organização, aplicando métodos de pesquisa, modelagem e uso de evidências para subsidiar a tomada de decisões estratégicas
Gestão de mudanças
Capacidade de planejar, propor, implementar e comunicar mudanças institucionais, mantendo o foco, a produtividade e a qualidade das entregas, mobilizando pessoas para a tomada de decisão
Gestão de relacionamentos
Capacidade de manter relações interpessoais e intergrupais de forma harmônica, conciliando interesses e identificando soluções eficazes para a administração pública, evitando personalismos
Gestão integrada de processos
Gerenciar processos, atividades e serviços relacionados à gestão de pessoas, por meio dos sistemas estruturantes, promovendo a eficiência operacional e a conformidade legal, e garantindo o adequado suporte à tomada de decisões estratégicas
Gestão orçamentária e financeira
Conhecimento de como planejar, executar e monitorar de forma efetiva os recursos orçamentários e financeiros para a gestão eficiente do erário
Inteligência emocional
Capacidade de reconhecer e compreender emoções e necessidades ao interagir com outras pessoas, gerindo seus comportamentos com autoconsciência, autorregulação e resiliência, garantindo comunicação respeitosa e inclusiva, engajando-se ativamente nas conversas e equilibrando escuta e expressão de ideias, facilitando a interação
Redação técnica
Capacidade de elaborar textos técnicos, atos normativos, utilizando boas práticas de redação oficial, de maneira acessível e com linguagem inclusiva e simples
Visão estratégica
Capacidade de desenvolver e implementar políticas, projetos, processos, soluções e metodologias de gestão de pessoas, com visão estratégica da organização e da APF, para melhorar a eficiência das entregas à população