O projeto de Certificação em Gestão de Pessoas – CerGP, desenvolvido pela Coordenação-Geral de Desempenho e Desenvolvimento de Pessoas da Diretoria de Carreiras e Desenvolvimento de Pessoas da Secretaria de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos tem como objetivo principal valorizar os servidores públicos federais que atuam nas unidades de gestão de pessoas aprimorando o desenvolvimento de competências para melhorar o seu desempenho e propiciar uma atuação mais estratégica.
Para isso, o projeto pretende:
- Mapear as competências comuns e técnico/específicas para os servidores que atuam nas áreas de gestão de pessoas dos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal (Sipec)
- Disponibilizar trilhas de aprendizagem que possibilitem o desenvolvimento das competências mapeadas
- Oferecer certificação profissional
O que é uma certificação profissional?
Uma certificação profissional é um reconhecimento formal de que um indivíduo possui conhecimentos, habilidades e competências em determinada área. Ela pode ser concedida por instituições educacionais, organizações governamentais ou entidades do setor privado. As certificações geralmente envolvem um exame, cursos específicos ou requisitos de experiência profissional.
Objetivos
Visão sistêmica e estratégica da área de gestão de pessoas
Desenvolver nos servidores públicos e gestores federais que atuam na área de gestão de pessoas dos órgãos e entidades da administração pública federal, autárquica e fundacional a visão sistêmica e estratégica do serviço público e da área de gestão de pessoas a fim de dotar esses profissionais de ferramentas, metodologias e instrumentos que alicercem e garantam seu protagonismo na consecução dos objetivos estratégicos dos órgãos e da APF.
Profissionalização dos servidores e gestores que atuam na área de gestão de pessoas
Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes alinhadas às competências transversais e específicas estabelecidas no Caderno de Competências que, por sua vez, deve estar alinhado a uma política de Estado de valorização da área de gestão de pessoas.
Valorização dos servidores e gestores que atuam na área de gestão de pessoas
Propiciar, por meio da certificação e da medalha digital, o reconhecimento desse profissional e seu desenvolvimento permanente, uma vez que a certificação terá prazo de validade que garanta a atualização perene desse profissional por meio de ações de reskilling e upskilling.
Incremento da autonomia das áreas de gestão de pessoas dos órgãos e entidades da APF
Proporcionar, ao certificar os profissionais da área, maior autonomia na implementação de políticas públicas, na gestão e tomada de decisões na área, além de segurança para aplicar a legislação e executar as suas atividades e, com isso, desonerar o órgão central do trabalho operacional.
Minimização de erros e retrabalhos
Capacitar os profissionais da área de forma a minimizar erros e, por conseguinte, retrabalhos, propiciando mais tempo para uma atuação mais estratégica e menos operacional.
Melhora no desempenho dos servidores e gestores que atuam na área de gestão de pessoas
Propiciar uma melhora no desempenho desses profissionais valorizando-os por meio da concessão da certificação e da medalha digital por meio do desenvolvimento das competências previstas no Caderno de Competências.
Notícias
Comunicações e Transparência Pública
Desenvolvimento de Pessoas
MGI lança Projeto de Certificação em Gestão de Pessoas
Iniciativa tem como objetivo profissionalizar, valorizar e desenvolver os servidores públicos da área, por meio da definição de competências específicas, da construção de trilhas de aprendizagem, da certificação e do reconhecimento de talentos
Comunicações e Transparência Pública
Desenvolvimento de Pessoas
MGI apresenta estudos inéditos e lança certificação para fortalecer a gestão de pessoas no serviço público federal
Encontro Nacional de Gestão de Pessoas foi palco da apresentação de dados relevantes sobre os servidores da área e do lançamento de uma certificação voltada para a valorização e a capacitação desses profissionais