Notícias
DIREITOS HUMANOS
PRF em Rondônia promove ação conjunta de Direitos Humanos no Distrito de São Carlos
Rondônia, 19 de novembro de 2025 - A Polícia Rodoviária Federal em Rondônia coordenou, nesta terça-feira (19), uma grande ação de garantia e promoção de direitos humanos. A iniciativa foi conduzida por meio do Escritório Regional de Direitos Humanos (ERDH), no Distrito de São Carlos, em Porto Velho.
O evento alcançou crianças e adolescentes das escolas municipal e estadual, bem como moradoras da região. A ação teve como objetivo ir além da educação para o trânsito e promover reflexões sobre os Direitos da Criança e do Adolescente. Para isso, foram abordados temas sensíveis e urgentes, como abuso sexual, bullying, racismo, injúria racial, cotas raciais, conscientização étnica, e perspectiva profissional.
Concomitantemente à realização das atividades com os alunos, as mulheres da comunidade foram convidadas a participar de uma roda de conversa. O objetivo foi fortalecer a autonomia, a autoconfiança e o vínculo comunitário. A partir do relato de suas experiências e dos desafios enfrentados na localidade ribeirinha, foram propostas sugestões de empreendedorismo e reflexões sobre perspectiva de futuro.
Para garantir a efetividade e o alcance da ação, a PRF atuou em parceria com o Ministério Público de Rondônia (MPRO), a Secretaria Municipal de Inclusão e Assistência Social (SIAS) e a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres, além da participação de algumas comissões da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Essa articulação interinstitucional buscou não apenas ampliar a rede de proteção a crianças e adolescentes, mas, principalmente, dar celeridade e qualificar o fluxo de atendimento e encaminhamento das vulnerabilidades identificadas.
A PRF reafirma, com ações como esta, seu compromisso na garantia dos direitos humanos e na proteção da vida. A iniciativa em São Carlos demonstra a prioridade institucional em prevenir crimes contra crianças e adolescentes, combater o racismo e todas as formas de preconceito, bem como promover a cultura do respeito a todos os cidadãos.