Notícias
Três veículos roubados ou adulterados foram recuperados pela PRF nas últimas 24 horas, no Maranhão
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou, nessa segunda-feira (12), três ocorrências de receptação e adulteração de veículos em rodovias federais que cortam o Maranhão. As abordagens resultaram na apreensão de duas motocicletas e um veículo com sinais identificadores adulterados.
A primeira ocorrência aconteceu na BR - 135, por volta das 11:00. Durante fiscalização de trânsito, uma equipe da PRF interceptou uma motocicleta que trafegava pela contramão. Após a ordem de parada, o condutor informou não possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e alegou que a motocicleta seria oriunda de leilão e, portanto, baixada.
Durante a identificação veicular avançada, os policiais constataram que o documento apresentado não correspondia ao veículo abordado. No decorrer da diligência, compareceram ao posto da PRF o comprador e o vendedor da motocicleta. Este último admitiu que estava na posse do bem há cerca de quatro anos e que realizou a venda ciente das irregularidades administrativas.
A fiscalização detalhada revelou que os sinais identificadores do veículo estavam adulterados. Em contato com o proprietário do veículo original, este confirmou estar de posse do bem legítimo em sua residência, relatando inclusive o recebimento de infrações indevidas em seu prontuário. Diante dos fatos, o veículo e os envolvidos foram encaminhados à Polícia Civil para as providências cabíveis.
A segunda ocorrência foi registrada por volta das 12h, no km 13 da BR-135, em São Luís (MA), durante fiscalização. Após a abordagem de um veículo, a equipe da PRF identificou indícios de adulteração, como marcas de abrasividade nas numerações identificadoras.
Foi constatado ainda que a numeração do motor estava totalmente suprimida, caracterizando a conduta prevista no artigo 311 do Código Penal. Após as devidas consultas, verificou-se que o veículo original havia sido roubado em Recife (PE) no dia 19 de dezembro de 2023.
Diante da materialidade constatada, o condutor recebeu voz de prisão pelo crime de receptação, previsto no artigo 180 do Código Penal. O homem foi conduzido à Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos (DRFV) de São Luís (MA), juntamente com o veículo, para as providências legais.
A terceira ocorrência aconteceu no dia 12 de janeiro de 2026, durante comando da PRF realizado no km 299 da BR-316, no município de Pio XII (MA), por volta das 16h59. Durante a abordagem a uma motocicleta, após consultas aos sistemas, foi constatado que o veículo possuía ocorrência de furto na cidade de Vitória do Mearim (MA), registrado em 10 de maio de 2023, na Delegacia de Lago da Pedra (MA).
O condutor informou ter adquirido a motocicleta há cerca de quatro anos, pelo valor de R$ 5.000, no centro da cidade de Pio XII (MA). Diante das informações, foi constatada, a princípio, a ocorrência de receptação de veículo. O condutor e a motocicleta foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil de Santa Inês (MA) para a lavratura dos procedimentos cabíveis.