Notícias
PRF resgata ave silvestre durante fiscalização na BR-174
Na tarde de domingo, 19, equipe da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou ações de enfrentamento a crimes ambientais durante a Operação OTECA-AM, na BR-174, em Manaus/AM.
Durante a fiscalização, os policiais abordaram um veículo e, ao inspecionar o interior, encontraram uma gaiola. Se tratava de um curió (Oryzoborus angolensis), ave nativa da fauna brasileira.
Ao ser solicitado o documento de origem e autorização para criação, o homem afirmou não possuir registro ou licença válida. A consulta aos sistemas confirmou a ausência de Cadastro Técnico Federal (CFT) ativo junto ao IBAMA.
A equipe também verificou que a anilha de identificação da ave apresentava indícios de adulteração, caracterizando falsificação de selo público, conforme o artigo 296, §1º, inciso I, do Código Penal Brasileiro.
O curió é uma espécie ameaçada de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), e sua captura, transporte ou manutenção em cativeiro sem autorização configura crime ambiental previsto no artigo 29 da Lei nº 9.605/1998 (Lei de Crimes Ambientais).
Diante da situação, o condutor foi autuado em flagrante, e a ave foi encaminhada ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS/AM) para os devidos cuidados e destinação adequada.
A PRF reafirma seu compromisso com a proteção da fauna silvestre, o combate ao tráfico de animais e a preservação da biodiversidade amazônica nas rodovias federais que cortam o estado.