Material didático e paradidático para utilização por parte das comunidades brasileiras no exterior
Está disponível no portal do MEC material didático e paradidático para utilização por parte das comunidades brasileiras no exterior (famílias e associações comunitárias), especificamente para o desenvolvimento de atividades de português como língua de herança.
O sítio eletrônico apresenta divisão do material entre aqueles destinados ao uso por pais e responsáveis e aqueles direcionados a professores e gestores.
A) O primeiro conjunto de materiais, voltados a atividades em âmbito familiar destinadas a crianças entre 0 e 6 anos de idade, apresenta orientações e atividades para incorporar as práticas de literacia ao dia-a-dia das famílias. Está reunido sob o título de “Conta pra Mim” e contém:
- Guia de Literacia Familiar: uma série de vídeos curtos que versam, entre outros temas, sobre a importância da literacia familiar, a preparação para a alfabetização, a interação verbal e a leitura dialogada;
- playlist “Era uma Vez...”, com histórias infantis e contos de fadas narrados para que os pais ouçam com os filhos;
- série “Canta pra Mim com Toquinho”, que apresenta vídeos do renomado músico e compositor interpretando cantigas populares;
- “Fábulas de Monteiro Lobato Narradas por Toquinho”: vídeos em que o cantor e compositor narra as referidas fábulas; e
- coleção de livros “Conta pra Mim”, disponíveis pra leitura on-line ou em formato PDF para imprimir. Os 44 títulos apresentam os mais variados temas, como contos de fadas, parlendas, cantigas, informações sobre o mundo e alguns heróis nacionais.
B) O segundo conjunto de materiais, voltados a professores e gestores, consiste em um programa de alfabetização destinado precipuamente a crianças da pré-escola e do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Reunidos sob o título ”Tempo de Aprender” (acesse o manual de utilização aqui), contém nos seguintes materiais:
- dois cursos para formação prática de professores alfabetizadores, disponíveis on-line (“Práticas de Alfabetização” e “Práticas de Produção de Texto”);
- Material de apoio pedagógico para a alfabetização, como o jogo Graphogame (o qual pode ser utilizado por usuários no exterior e cujo manual de utilização está disponível no link http://alfabetizacao.mec.gov.br/grapho-game);
- Biblioteca da Alfabetização: além de documentos referenciais, como o Relatório Final sobre a Alfabetização Infantil-Novos Caminhos, o texto da PNA e o Manual da Alfabetização Baseada na Ciência, estão disponíveis para download livros de práticas de alfabetização, livro de atividades e livro do professor alfabetizador.