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Registro de Casamento

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Publicado em 15/07/2022 01h17 Atualizado em 12/02/2024 01h02

A) Informações gerais

O casamento celebrado por autoridade estrangeira é considerado válido no Brasil. Para produzir efeitos jurídicos no País, deverá ser registrado em Repartição Consular brasileira e, posteriormente, transcrito em Cartório do 1º Ofício do Registro Civil do município do seu domicílio no Brasil ou no Cartório do 1º Ofício do Distrito Federal. A transcrição deve ser efetuada preferencialmente na primeira oportunidade em que um dos cônjuges viaje ao Brasil ou no prazo de 180 dias a contar da data do retorno definitivo ao País.

Para o registro de casamento, faz-se necessária a presença na embaixada de ambos os cônjuges, sendo que o cônjuge brasileiro será o declarante e assinará o termo a ser lavrado no Livro de Registros. Se ambos forem brasileiros, qualquer dos dois poderá ser o declarante.

B) Documentos necessários

a) Formulário de Registro de Casamento devidamente preenchido e assinado pelo(a) declarante, o(a) qual deverá ser o/um cônjuge de nacionalidade brasileira.

b) Registro local de casamento original, emitido pela “Philippine Statistics Authority – PSA”.  No caso de o casamento ter sido celebrado em outro país e jurisdição, a certidão de casamento deverá ser previamente apostilada ou legalizada pela embaixada/consulado da jurisdição competente.

  • Para aqueles que desejarem ter o nome alterado – com o acréscimo do nome do cônjuge ou com a supressão de algum dos sobrenomes –, deverá ser apresentado documento de identidade (emitido por órgão oficial filipino; passaporte ou carteira de motorista, por exemplo), que conste o nome de casado a ser adotado.

c) Pacto antenupcial, se houver. Neste caso, apresentar o original e e cópia notarizada da tradução oficial para português ou inglês.

  • No caso de o pacto antenupcial ter sido celebrado em outro país e jurisdição, o documento deverá ser previamente legalizado pela embaixada/consulado da jurisdição competente.

d) Documento brasileiro comprobatório da identidade do(s) cônjuge brasileiro(s). Apresentar original e cópia de um dos seguintes documentos:

  • passaporte, dentro do prazo de validade ou vencido;
  • cédula de identidade expedida por Secretaria de Segurança Pública dos Estados ou do Distrito Federal, ou outro órgão estadual ou distrital competente;
  • carteira expedida por órgão público que seja reconhecida, por lei federal, como documento de identidade válido em todo o território nacional;
  • documento de identidade expedido por órgão fiscalizador do exercício de profissão regulamentada por lei; ou
  • carteira nacional de habilitação, com fotografia, expedida pelo DETRAN.

e) Original e cópia de documento comprobatório da nacionalidade brasileira do(s) cônjuge(s) brasileiro(s): certidão brasileira de registro de nascimento, passaporte brasileiro válido ou certificado de naturalização.

f) no caso de cônjuge estrangeiro(a), apresentar original e cópia de passaporte válido e certidão de registro de nascimento, emitidos por órgão local competente;

g) documentos que comprovem o estado civil: - no caso de cônjuge brasileiro: a) se solteiro, certidão brasileira de registro de nascimento, emitida nos últimos seis meses: b) se divorciado, certidão brasileira de casamento emitida há menos de seis meses, com averbação do divórcio. No caso de cônjuge estrangeiro, declaração, assinada perante a Autoridade Consular ou com firma reconhecida perante as autoridades locais, de que não é divorciado de um(a) brasileiro(a).

h) No caso da existência de casamento anterior de qualquer dos cônjuges, o interessado deverá também apresentar, juntamente com os documentos já referidos acima, conforme for o caso:

  • se brasileiro, certidão de casamento com a devida averbação do divórcio (original e cópia);
  • se o cônjuge for falecido certidão de óbito (original e cópia);
  • se estrangeiro, documento comprobatório do divórcio (original e cópia);
  • se o(a) estrangeiro(a) é divorciado(a) de brasileiro(a), deverá apresentar a homologação do divórcio pelo Superior Tribunal de Justiça, no Brasil, mesmo que o casamento não tenha sido registrado em Repartição Consular brasileira (original e cópia).

C) Solicitação e Prazo de Entrega

É obrigatório o comparecimento pessoal do cônjuge brasileiro à Embaixada.

Esse serviço, preferencialmente, deverá ser agendado previamente por meio do endereço eletrônico consular.manila@itamaraty.gov.br. Em caso de agendamento, o serviço será processado no mesmo dia do atendimento. Para agendamento, é necessário enviar toda a documentação e o formulário, sem assinar, por e-mail.

D) Taxa Consular

Para saber qual é a taxa consular para esse serviço, por favor, consultar aqui.

O pagamento será realizado por meio de depósito na conta mantida pela embaixada na agência San Agustin – H.V. Dela Costa do Metrobank. O boleto para pagamento poderá ser retirado na embaixada e o pagamento deverá ser realizado, preferencialmente, na data de solicitação do serviço.

Ver também:

  • Registro de Casamento - 2ª via
  • Casamento na Embaixada
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