Notícias
ALERTA AOS VIAJANTES - alerta laranja no vulcão Nevado del Ruiz
O vulcão Nevado del Ruiz está há 13 dias em “nível laranja de atividade” (categoria que, segundo o Serviço Geológico Colombiano, significa “erupção provável em questão de dias ou de semanas”). A zona de influência do vulcão abarca 22 municípios dos departamentos de Tolima, Caldas, Risaralda, Valle del Cauca, Quindío e Cundinamarca, onde residem aproximadamente 57.000 pessoas (14.000 em cabeceiras municipais e 42.000 em zonas rurais dispersas). Além de atividades de escalada e “trekking” no próprio vulcão, a região também atrai turistas para os municípios do chamado “Eixo Cafeteiro”.
Três departamentos (Caldas, Tolima e Risaralda) e sete municípios (Manizales, Villahermosa, Neira, Chinchiná, Villamaría, Palestina e Dosquebradas) já declararam “calamidade pública”, o que lhes permite flexibilizar processos de contratação e de compras públicas à luz da possível erupção. Além disso, a Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres solicitou aos conselhos territoriais agilizar a evacuação preventiva de 2.500 famílias das zonas de mais alto risco.
Em boletim extraordinário publicado na manhã de hoje, 12/04, o Serviço Geológico Colombiano informou que continua a haver atividade sismíca associada ao fraturamento de rochas no interior do vulcão, a uma distância de 2 a 6km da cratera. A altura máxima da coluna de gazes e cinzas registrada foi de 2.500 metros e há liberação de dióxido de enxofre na atmosfera. Na manhã de hoje, registrou-se queda de cinzas nos municípios de Villamaría (Caldas) e Filandia (Quindío). O boletim extraordinário esclarece, ademais, que o nível de atividade do vulcão permanecerá “laranja” por várias semanas. Caso se registre uma aceleração dos processos que sugerem erupção eminente ou ocorra uma erupção em si, o nível de atividade passará para “vemelho”.
O plano das autoridades colombianas para fazer face à possível erupção inclui diversas medidas:
i) O Ministério da Agricultura está evancuando animais que se encontram nas propriedades localizadas na zona de risco;
ii) Serão disponibilizados acampamentos fora da zona de risco, mas próximos às propriedades rurais, para pernoite dos trabalhadores e fazendeiros que não queiram afastar-se de suas propriedades;
iii) O Ministério da Educação determinou, desde 10/04, que 1.247 alunos de 54 sedes educativas dos departamentos de Tolima e Caldas tenham aulas virtuais. A medida poderá vir a contemplar um total de 55.000 alunos, caso a situação piore;
iv) A Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres começou a evacuar famílias nas zonas de maior periculosidade: Villamaría (Caldas); Casabianca, Herveo, Murillo e Villahermosa (Tolima); e nas redondezas do rio Gualí, no municiípo de Guaduas (Cundinamarca).
Recomenda-se aos viajantes brasileiros tomar as devidas precauções e informar-se sobre os desdobramentos mais recentes por meio dos boletins oficiais do Serviço Geológico Colombiano e da Unidade Nacional de Gestão de Riscos de Desastres, nos seguintes sítios eletrônicos: