Como solicitar serviços pelo correio
SERVIÇOS PELO CORREIO – REGRAS GERAIS
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✅ Análise prévia da documentação a ser enviada
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TODOS os serviços consulares solicitados ao Consulado-Geral, mesmo que pelo correio, devem ter a documentação previamente analisada e validada pelas autoridades consulares.
Acesse a plataforma e-consular e faça o upload da documentação. Em seguida, aguarde o recebimento de e-mail do Consulado com a validação do seu requerimento antes de encaminhar a documentação por correio. Documentos enviados pelos correios que não tenham sido previamente autorizados pelo e-consular serão devolvidos sem a emissão do novo passaporte. Caso a documentação esteja incorreta ou incompleta, o serviço não será prestado em hipótese alguma.
| ✅ Público-alvo |
A opção de solicitação de serviços consulares por correio é exclusiva para brasileiros residentes em Nova York, Nova Jersey e Pensilvânia, além das Ilhas Bermudas (Reino Unido).
| ✅ Prazo de entrega |
O Consulado-Geral do Brasil em Nova York reserva a prerrogativa de realizar a entrega de serviços solicitados por correio no prazo de 20 dias úteis após o recebimento da documentação. Geralmente, no entanto, o serviço é prestado em prazo inferior a este.
| ✅ Serviços de que podem ser solicitados por correio |
- Passaporte (apenas renovação)
- Segunda via de documentos emitidos pela rede consular brasileira no exterior
- Renovação de Carteira de Matrícula Consular
- Declaração sobre Estado Civil
- Declaração sobre Regimes de Bens
| ✅ Pagamento das taxas consulares |
O pagamento da taxa consular deverá ser efetuado por postal money order (SOMENTE do correio americano - USPS).
Não são aceitos dinheiro em espécie, cheque, cartão de credito ou money order de outros emissores que não sejam o USPS.
No campo "Pay to" da ordem de pagamento, preencha com "Consulate General of Brazil". Nos campos "From" e "Address" (este, logo embaixo de "From"), preencha com o seu nome completo e o seu endereço.
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| ✅ Endereço de envio dos documentos |
Os envelopes USPS Priority Mail Flat Rate (pré-pagos, autoendereçados e selados) devem ser remetidos ao seguinte destinatário:
Consulate General of Brazil in New York
Consular Department
225 East 41st Street
New York, NY, 10017
| ✅ Procedimentos para envio dos documentos por correio |
Em todos os pedidos via correio, o cidadão deve também enviar um envelope para retorno dos documentos. Para a segurança dos documentos em trânsito, o Consulado somente aceita envelopes do correio americano (USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago), autoendereçado e selado.
- ENVELOPE DE RETORNO: O envelope de retorno deverá ser o USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, deverá estar autoendereçado para retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote seu número de rastreio para que possa rastrear o seu envelope de retorno.
- ENVELOPE DE ENVIO: O envelope de envio, que também deverá ser USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago, deverá conter a documentação para solicitação do serviço consular e o envelope de retorno. O tracking number é muito importante, por isso anote seu número de rastreio para que possa rastrear o seu envelope de envio.
IMPORTANTE: Não são aceitos outros tipos de envelopes. Documentos que forem enviados sem um envelope de retorno USPS Priority Mail Flat Rate pré-pago e selado não serão processados, pois o Consulado não poderá sequer devolvê-los. Caso a pessoa não reclame os documentos, eles poderão ser destruídos após período de tempo razoável.
⚠️ ATENÇÃO! O Consulado-Geral não se responsabiliza por eventuais atrasos ou extravios pelos Correios (USPS).
❓ Dúvidas? Encaminhe um e-mail para o setor responsável pelo serviço que deseja solicitar. Todas as mensagens serão respondidas assim que possível. Confira nossa lista de e-mails aqui.