Notícias
ACERVO DE ACESSO GRATUITO DO PENSAMENTO DIPLOMÁTICO BRASILEIRO
A Fundação Alexandre de Gusmão desenvolve estratégias de diplomacia pública por meio da realização de eventos e da publicação de livros e periódicos nos campos das relações internacionais e história diplomática. Essas atividades são executadas com o apoio do Instituto de Pesquisa de Relações Internacionais (IPRI) e do Centro de História e Documentação Diplomática (CHDD), os dois órgãos de pesquisa da Fundação.
Com acervo de cerca de mil publicações acessíveis gratuitamente em sua Biblioteca Digital, a FUNAG é instrumento de difusão do pensamento diplomático brasileiro. Apenas em 2022, foram realizados 2.004.766 downloads das obras publicadas. No mesmo período, foram organizados 54 eventos, como seminários, cursos, fóruns e palestras. A FUNAG publicou 34 volumes em 2022, além de vídeos e podcasts com base nos eventos realizados.
O Bicentenário da Independência ensejou a coleção de livros "Brasil 200 Anos", disponível na Biblioteca Digital e na Loja Virtual, bem como a exposição "Brasil 200 anos: percursos da diplomacia brasileira", que pode ser visitada em https://funag.gov.br/bicentenario/.
Algumas publicações estão disponíveis nas línguas inglesa e espanhola, como:
- Brazilian diplomatic thought: policymakers and agents of foreign policy - 1750-1964 (3 vols.), org. José Vicente de Sá Pimentel;
- Pensamiento diplomático brasileño: formuladores y agentes de la política exterior - 1750-1964 (3 vols.), org. José Vicente de Sá Pimentel;
- Righteous among the Nations: Souza Dantas and Raoul Wallenberg, de Fábio Koifman e Jill Blonsky;
- Souza Dantas: Justo entre las Naciones, de Fábio Koifman.
No canal da FUNAG no YouTube, destaca-se o curso online "Memórias do Brasil na OMC", iniciativa pioneira organizada em parceria com a Cátedra OMC na Fundação Getúlio Vargas, com a colaboração voluntária de diversos diplomatas brasileiros. No mesmo canal são encontrados vídeos de curta duração, como "A Semana de Arte Moderna e o Itamaraty", "O Barão do Rio Branco e o Dia do Diplomata" e "A consolidação das fronteiras do Brasil", que podem servir a propósitos pedagógicos e de difusão cultural.
O IPRI interage com o meio acadêmico, promovendo e divulgando estudos sobre relações internacionais e política externa brasileira. Entre suas recentes atividades, vale mencionar a publicação comemorativa dos "Cadernos de Política Exterior", Edição Especial do Bicentenário (https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1199), e podcasts realizados em conjunto com pesquisadores brasileiros e estrangeiros. Os "Cadernos" figuram, com classificação A4, no ranking Qualis-Periódicos da CAPES.
Por sua vez, o CHDD, com sede no Rio de Janeiro, promove estudos sobre a história diplomática, a partir dos documentos originais abrigados no Arquivo Histórico do Itamaraty e de outras fontes. A mais recente edição dos Cadernos do CHDD marcou os 20 anos daquela publicação, reunindo artigos que apresentam panorama abrangente da atual produção de diplomatas-historiadores (https://funag.gov.br/biblioteca-nova/produto/1-1200).
Biblioteca Digital (livros e artigos para download gratuito): https://funag.gov.br/biblioteca-nova/inicio