Reconhecimento de Firma
Reconhecimento de firma
Reconhecimento de firma por autenticidade
Solicitado presencialmente pela pessoa que assinou o documento. Para requerer esse serviço, reúna a documentação necessária:
Documentação
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Observações
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1
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Documento original impresso (a ser utilizado unicamente no Brasil)
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O documento deverá ser assinado no momento do atendimento perante o agente consular.
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2
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Original de documento de identificação com foto
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Para brasileiro: passaporte, carteira de identidade (RG) ou carteira nacional de habilitação (CNH) válidos.
Para estrangeiro: original da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM) válida e do passaporte, de forma a comprovar a validade do visto. |
3
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Pagamento da taxa consular
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Forma de solicitação
Esse serviço só pode ser feito presencialmente no consulado.
A solicitação de atendimento para reconhecimento de firma deve ser feita pelo sistema e-consular. Para saber como enviar seu pedido, clique no link ao lado. |
Reconhecimento de firma por semelhança
O reconhecimento por semelhança, efetuado por comparação entre assinaturas, somente é possível se a sua assinatura já estiver registrada no consulado.
O reconhecimento de firma é um serviço específico. A solicitação de demais serviços consulares não resulta no registro da assinatura nesta repartição. Para saber se a sua assinatura encontra-se previamente registrada no sistema consular, envie consulta para notarial.edimburgo@itamaraty.gov.br.
Em alguns casos, o órgão destinatário do documento exige que o reconhecimento de firma seja por autenticidade, o qual somente poderá ser efetuado presencialmente pelo signatário (exemplos: formulário de solicitação de passaporte da Polícia Federal e formulário de recadastramento junto ao INSS e a demais instituições públicas). O formulário para autorização de viagem de menor, por sua vez, pode ser reconhecido tanto por autenticidade quanto por semelhança.
Recomenda-se consultar o destinatário do documento sobre o tipo de reconhecimento de firma exigido.
Para solicitar esse serviço, reúna a documentação necessária:
Documentação
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Observações
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1
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Documento original impresso e assinado (a ser utilizado unicamente no Brasil)
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A assinatura aposta no documento deverá ser semelhante àquela registrada no sistema consular. Em caso de mudança de nome, o signatário deverá solicitar presencialmente novo registro de firma.
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2
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Formulário de solicitação para envio de documentos
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Caso queira solicitar o serviço por correio. Clique aqui para baixar, imprimir e preencher o formulário.
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3
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Comprovante do pagamento da taxa consular
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Forma de solicitação
Esse serviço é feito pelo correio ou pessoalmente.
Antes de enviar seu pedido, é necessário fazer a solicitação de reconhecimento de firma por semelhança pelo sistema e-consular. Para saber como enviar seu pedido, clique no link ao lado. Para envio por correio, clique aqui. |