Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 220
Sentença condenatória ao racismo no futebol espanhol
O governo brasileiro tomou conhecimento, com satisfação, da decisão proferida em 21 de maio pelo Tribunal Provincial de Valladolid, Espanha, que resultou na condenação de cinco torcedores do Real Valladolid por injúrias raciais dirigidas ao jogador brasileiro Vinicius Jr., em partida realizada em 2022.
Essa decisão de primeira instância representa marco importante na luta contra o racismo e a discriminação racial, por constituir a primeira sentença condenatória proferida na Espanha a reconhecer, como crime de ódio, manifestações de violência racista em estádios de futebol. Graças ao empenho de autoridades governamentais e esportivas, outros torcedores já foram sancionados por manifestações racistas em estádios.
O governo brasileiro tem atuado em cooperação com o governo da Espanha para combater atos e manifestações racistas, bem como para promover políticas de igualdade racial e compartilhar conhecimento e melhores práticas.
Nas Nações Unidas, em particular no Conselho de Direitos Humanos, o Brasil tem apresentado iniciativas voltadas à luta contra o racismo nos esportes e à promoção da tolerância.
O Brasil reitera seu firme compromisso com o combate a todas as formas de discriminação e com a promoção da igualdade racial, e considera a decisão um passo relevante nessa luta no ambiente esportivo.