Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 165
Inscrição de novos arquivos brasileiros no Registro Internacional Memória do Mundo da UNESCO
O governo brasileiro recebeu com satisfação o anúncio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) relativo à inscrição de dois novos itens brasileiros no “Registro Internacional Memória do Mundo”.
As candidaturas brasileiras acolhidas pela UNESCO no atual ciclo buscam preservar os arquivos de Carlos Chagas, notável médico sanitarista, e o “Mapa Etno-Histórico de Curt Niumendajú”, documento que oferece o mais completo retrato do povoamento original do Brasil. O registro na lista do patrimônio documental da humanidade reforça o compromisso do governo brasileiro com a preservação das coleções documentais de importância mundial e contribui para a democratização de seu acesso e a conscientização sobre sua importância.
O programa “Memória do Mundo” da UNESCO surgiu em 1992, com o objetivo de assegurar a preservação do patrimônio documental de importância mundial por meio de técnicas apropriadas, facilitar o acesso universal a esses acervos e ampliar o conhecimento sobre sua existência e relevância. Desde sua criação, o Programa registrou 496 itens na Lista Internacional e milhares em listas regionais e nacionais. O Brasil contará, a partir de agora, com treze itens na lista internacional, incluindo registros que celebram o engenho e as realizações de Carlos Gomes, Oscar Niemeyer, Nise da Silveira, Paulo Freire e Bertha Lutz.