Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 216
Falecimento do fotógrafo Sebastião Salgado
O Ministério das Relações Exteriores recebeu, com profundo pesar, a notícia do falecimento, na data de hoje, do fotógrafo Sebastião Salgado.
Reconhecido como um dos maiores nomes da arte contemporânea, Sebastião Salgado dedicou sua trajetória profissional à valorização da dignidade humana e à sensibilização sobre temas sociais e ambientais. Por meio de obras de grande impacto, como "Trabalhadores", "Êxodos", "Gênesis" e "Amazônia", revelou ao mundo um olhar profundamente humanista sobre trabalhadores, migrantes, povos originários e ecossistemas ameaçados.
Seu trabalho foi decisivo para ampliar a conscientização internacional sobre a necessidade de proteger tanto os direitos humanos quanto o meio ambiente, especialmente na defesa da Amazônia e de seus povos.
Além de sua imensa contribuição artística, Salgado deixa como legado sua atuação em prol da recuperação ambiental. Ao lado de sua esposa e companheira de vida, Lélia Wanick Salgado, fundou o Instituto Terra, responsável pela restauração de milhares de hectares da Mata Atlântica em Minas Gerais, exemplo concreto de compromisso com a sustentabilidade e a regeneração ambiental.
Em nome dos muitos amigos que cultivou no Itamaraty ao longo da vida, o Ministro Mauro Vieira e a Secretária-Geral, Maria Laura da Rocha, rendem homenagem à vida e à obra de Sebastião Salgado e transmitem a Lélia Wanick Salgado e a seus filhos, Juliano e Rodrigo, suas mais sinceras condolências.