Notícias
NOTA À IMPRENSA N° 289
Exposição alusiva aos 80 anos da ONU
Em 26 de junho de 2025, data que marcou os 80 anos da assinatura da Carta das Nações Unidas, o Brasil inaugurou, na sede das Nações Unidas, em Nova York, a exposição "The 80th Anniversary of the UN Charter - The Legacy of Gender Equality” (“O 80º aniversário da ONU – o legado da igualdade de gênero”). A exposição foi organizada em parceria com a China e a República Dominicana e teve o apoio da ONU Mulheres. A inauguração contou com a presença da Secretária-Geral Adjunta da ONU, Amina Mohammed.
Instalada no espaço que abriga os painéis "Guerra e Paz", do artista brasileiro Candido Portinari, a exposição de fotos de arquivo da Conferência de São Francisco ressalta a contribuição decisiva de delegadas de países do Sul Global que negociaram a Carta das Nações Unidas e lograram incluir, no preâmbulo e no artigo 8 do texto, a igualdade entre homens e mulheres como um dos princípios norteadores das Nações Unidas.
No atual momento, em que é imperioso defender e promover as conquistas em prol da igualdade, entre as quais, a igualdade de gênero, cabe salientar a presença, entre aquelas delegadas, da brasileira Bertha Lutz, uma de apenas seis mulheres que negociaram o texto da Carta das Nações Unidas. Com o apoio de suas companheiras da China e da República Dominicana, entre outros, Bertha Lutz logrou assegurar que o princípio da igualdade entre homens e mulheres perpasse todos os pilares da Organização.