Notícias
NOTA À IMPRENSA Nº 290
Assunção pelo Brasil da Presidência da Comissão Consultiva da UNRWA
O Brasil assume em 1° de julho a presidência da Comissão Consultiva da Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Oriente Próximo (UNRWA) pelo período de um ano, sucedendo a presidência espanhola.
A Agência, estabelecida em 1949 pela Resolução 302 da Assembleia-Geral das Nações Unidas, visa a prover educação, saúde e assistência humanitária e social aos refugiados palestinos — hoje cerca de 6 milhões — na Cisjordânia (incluindo Jerusalém Oriental), na Faixa de Gaza, na Jordânia, no Líbano e na Síria.
A Comissão Consultiva destina-se a aconselhar e assistir o Comissário-Geral da UNRWA, atualmente o suíço Philippe Lazzarini, na execução do mandato da Agência.
O Brasil é membro da Comissão Consultiva da UNRWA desde 2014 e reconhece a natureza insubstituível da Agência e o caráter essencial de seu trabalho na prestação de serviços básicos aos refugiados palestinos.
A presidência brasileira da Comissão Consultiva traduz o compromisso do país com a defesa do mandato outorgado à UNRWA, para cujas atividades conclama a comunidade internacional a garantir apoio financeiro e político.