Notícias
Dia Internacional da Liberdade de Imprensa
O Dia Internacional da Liberdade de Imprensa foi criado em 1993 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Mais que uma data meramente comemorativa, trata-se de um momento de reflexão sobre a importância da imprensa para uma sociedade livre e um alerta quanto aos perigos e ameaças a esse princípio fundamental do Estado de Direito.
A política externa brasileira pauta-se pela promoção e proteção dos direitos humanos. Não pode deixar, portanto, de manter intransigente defesa da livre expressão do pensamento. Trata-se de uma conquista histórica: a Declaração Universal dos Direitos Humanos, adotada pela Assembleia Geral da ONU em 1948, proclama que "toda pessoa tem direito à liberdade de opinião e expressão; este direito inclui a liberdade de, sem interferência, ter opiniões e de procurar, receber e transmitir informações e ideias por quaisquer meios e independentemente de fronteiras."
Não podemos esquecer, entretanto, que a violência contra os jornalistas é uma das grandes ameaças à liberdade de imprensa. São inaceitáveis a intimidação, a agressão, o assassinato de profissionais de comunicação ou as ameaças contra suas famílias em qualquer parte do mundo.
Neste dia Internacional da Liberdade de Imprensa, o Itamaraty congratula os profissionais de imprensa por sua contribuição fundamental e indispensável para a liberdade, a justiça e o exercício pleno da cidadania e do convívio democrático.