República Gabonesa

Brasil e Gabão estabeleceram relações diplomáticas no fim da década de 1960. A Embaixada do Brasil em Libreville – a única de país latino-americano naquela capital – foi criada em 1974. A Embaixada do Gabão em Brasília, aberta em 1976, é a única representação diplomática gabonesa na América Latina.
Em seus anos iniciais, o relacionamento foi amplamente impulsionado pelas importações brasileiras de petróleo do Gabão. Desde os anos 2000, as relações bilaterais têm se aprofundado por meio de visitas de alto nível e reuniões de consultas políticas.
No âmbito da cooperação bilateral, Brasil e Gabão mantêm um Acordo de Cooperação Científica e Técnica, assinado em Brasília em 1975. Além desse instrumento, os dois países firmaram o Memorando de Entendimento sobre Cooperação Técnica no Domínio da Cultura da Mandioca.
As áreas cultural e educacional são regidas pelo Acordo de Cooperação Cultural entre Brasil e Gabão. Nos últimos 20 anos, mais de 100 alunos gaboneses obtiveram formação superior em universidades brasileiras, ao amparo do Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), em que as vagas são oferecidas pelo lado brasileiro e, no caso do Gabão, bolsas de estudo são concedidas pelo país de origem. O Gabão também participa, ativamente, de outros programas brasileiros, como o Programa de Ensino Profissional Marítimo para Estrangeiros (PEPME), voltado à formação e ao aperfeiçoamento de oficiais da Marinha Mercante.
Destacam-se, ainda, iniciativas culturais, como a participação da seleção brasileira de futebol no amistoso inaugural do Estádio da Amizade Sino-Gabonesa, em Libreville, contra a seleção gabonesa, em 2011. Além disso, em 2013, o Brasil foi o país homenageado na primeira edição do Carnaval Internacional de Libreville.
Em 2024, as relações comerciais entre Brasil e Gabão apresentaram um expressivo crescimento de cerca de 50%, com um total de US$ 787,9 milhões. Os principais produtos exportados pelo Brasil foram: carnes de aves (46%); carne bovina (12%); açúcares e melaços (9,1%); e outros produtos alimentícios (32,9%). No que se refere às importações, 100% dos produtos adquiridos pelo Brasil do Gabão foram óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos.
Cronologia das relações bilaterais
2023 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros Michael Moussa Adamo, por ocasião das cerimônias de posse do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (janeiro)
2021 – Reunião de Consultas Políticas Brasil-Gabão (24 de setembro, por videoconferência)
2015 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação Emmanuel Issozé Ngondet, por ocasião das cerimônias de posse da Presidente Dilma Rousseff (janeiro)
2014 – Visita ao Brasil do Presidente Ali Bongo Ondimba, durante a Copa do Mundo de futebol, ocasião em que se encontra com a Presidente Dilma Rousseff
2013 – Reunião entre os Presidentes Dilma Rousseff e Ali Bongo Ondimba à margem das celebrações do Jubileu de Ouro da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia (maio). Aprovado, pelo Senado brasileiro, acordo de reestruturação da dívida soberana gabonesa
2012 - Presidente Ali Bongo Ondimba chefia a delegação gabonesa à Rio+20
2010 - Reunião de Consultas Políticas Brasil-Gabão, em Libreville
2006 - Visita ao Brasil da Vice-Ministra dos Negócios Estrangeiros Laure Gondjout, por ocasião da II Conferência de Intelectuais da África e da Diáspora, em Salvador
2004 - Visita do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Gabão, a primeira de um Chefe de Estado brasileiro (julho). Visita ao Brasil do Chanceler Jean Ping para participar do Fórum Brasil-África
2002 - Visita do Presidente Omar Bongo a Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia
1992 - Presidente Omar Bongo participa da Conferência Rio-92
1988 – Reunião da Comissão Mista Brasil-Gabão
1983 - Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros Martin Bongo
1982 - Criação da Comissão Mista Brasil-Gabão
1976 - Criação da Embaixada residente do Gabão em Brasília
1975 – Primeira visita oficial do Presidente Omar Bongo ao Brasil. Assinatura de Acordo de Cooperação Técnica e Científica
1974 - Criação da Embaixada residente do Brasil em Libreville
1972 - Visita ao Gabão do Chanceler brasileiro Mario Gibson Barboza