República do Benim

Em 1960, o Brasil reconheceu a independência do Daomé (denominação do Benim até 1975) e, em 1961, foram estabelecidas relações diplomáticas entre os dois países. Em 2005, estabeleceu-se uma Comissão Mista entre os países, a qual se reuniu em 2009 e em 2011.
As últimas duas décadas foram marcadas pelo adensamento das relações bilaterais entre os países, com grande troca de visitas bilaterais de alto nível. A embaixada do Brasil em Cotonou foi aberta em 2006, após visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. No ano seguinte, foi inaugurada a embaixada do Benim em Brasília, que se manteve em atividade até 2020.
A cooperação entre Brasil e Benim abrange iniciativas – em negociação ou execução – nas áreas de agricultura, saúde, educação, infraestrutura, cultura e esporte. Alguns dos principais projetos bilaterais estão relacionados ao desenvolvimento do setor algodoeiro, de importância central na economia beninesa.
Entre os diversos acordos voltados ao desenvolvimento do setor agrícola entre o Brasil e o Benim, destaca-se o projeto “Cotton4 + Togo”, que visa ao fortalecimento da produção de algodão no Benim. Além disso, os países empreenderam iniciativas para impulsionar o potencial produtivo e de transformação da cadeia do caju no país africano.
No âmbito cultural, destaca-se a inauguração da Casa do Benim, em Salvador, em 1988, seguida pela abertura da Casa do Brasil em Uidá, no ano seguinte. Além disso, até 2023, mais de 600 estudantes benineses foram contemplados pelos Programas de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G) e de Pós-Graduação (PEC-PG), o que indica a forte cooperação educacional entre os dois países.
Em 2024, as trocas comerciais entre o Brasil e o Benim registraram um aumento de 11,4% em comparação com o ano anterior. Entre as exportações brasileiras, destacam-se açúcares e melaços (57%), carnes de aves (32%) e despojos comestíveis de carnes (8,6%). As importações brasileiras do Benim são compostas, principalmente, por frutas e nozes (46%), partes e acessórios de veículos automotivos (28%) e vidro (25%).
Cronologia das relações bilaterais
2025 – Visita ao Benim da Ministra da Cultura, Margareth Menezes (janeiro)
2024 – Visita do Presidente do Benim, Patrice Talon, ao Brasil (maio)
2024 – Visita ao Brasil de comitiva ministerial do Benim, liderada pelo chanceler Oushegun Bakari, e com a presença dos ministros de Economia e Finanças, Romulad Wadagni, de Agricultura, Pecuária e Pesca, Gaston Doussouhoui (março)
2024 - Reunião do Ministro de Estado, Mauro Vieira, com o chanceler do Benim, Oushegun Bakari, à margem da Cúpula da União Africana (fevereiro)
2024 – Reunião do Ministro de Estado, Mauro Vieira, com o chanceler do Benim, Oushegun Bakari, à margem da III Cúpula do Sul – G77/China (janeiro)
2018 – Visita do Ministro dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação da República do Benim, Aurélien Agbénonci (Brasília, 26 de abril), acompanhado do Ministro da Economia e das Finanças, Romuald Wadagni, e do Ministro da Infraestrutura e dos Transportes, Cyr Koty
2017 – Visita do Ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira ao Benim (14 de outubro)
2013 – Os Ministros benineses das Finanças, Jonas Gbian, dos Transportes e Obras Públicas, Lambert Koty, e do Desenvolvimento, Marcel de Souza, visitam o Brasil
2012 – Visita do Presidente do Benim, Boni Yayi, ao Brasil (22 a 24 de março)
2011 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Benim, Nassirou Bako-Arifari. II Sessão da Comissão Mista Brasil-Benim, em Brasília (23 e 24 de agosto)
2010 – Em outubro, o Ministro das Relações Institucionais do Benim, Zakari Baba Body, a Vice-Presidente da Corte Constitucional do Benim, Assiba Afouda, e o juiz Yérima Zim visitam Brasília
2009 – I Sessão da Comissão Mista Brasil-Benim, em Cotonou, em março; I Semana Cultural do Benim no Brasil, em Salvador, em novembro
2008 – Em setembro, o Ministro da Cultura, Juca Ferreira, e o Governador da Bahia, Jaques Wagner, visitam Cotonou, Uidá e Porto Novo
2007 – Visita ao Brasil da Ministra dos Negócios Estrangeiros Mariam Diallo; visita ao Brasil do Ministro da Indústria e Comércio do Benim, Moujaïdou Soumanou; em agosto, visita ao Brasil do Presidente do Benim, Boni Yayi; cerimônia oficial de inauguração da Embaixada do Benim em Brasília
2006 – Em fevereiro, visita ao Benim do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado do Ministro Celso Amorim; em março, abertura da Embaixada do Brasil em Cotonou; visita ao Brasil do Ministro da Indústria e Comércio beninês, Moujaïdou Soumanou; em outubro, abertura da Embaixada do Benim em Brasília
2005 – Em dezembro, criação da Embaixada do Brasil em Cotonou
2005 – Em agosto, visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangerios Rogatien Biaou
1994 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros Robert Dossou, por ocasião da III Reunião da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS)
1988 – Inauguração da “Casa do Benim” em Salvador, com visita do Ministro Hazoume
1987 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros do Benim, Embaixador Guy Landry Hazoume
1980 – Visita ao Brasil do Ministro do Planejamento do Benim, Abou Bakar Baba-Moussa
1972 – Em 11 de julho, assinatura de Acordo Cultural e de Cooperação Técnica
1972 – Em maio, visita ao Benim do Ministro das Relações Exteriores Mario Gibson Barboza
1961 – Estabelecimento das relações diplomáticas
1960 – O Brasil reconhece a independência do Daomé (o país adotaria o nome “República do Benim” em 1975)
Século XIX – Pessoas escravizadas no Brasil retornam ao Daomé, onde formam a comunidade dos “agudás”
Século XIX – O reino do Daomé, antes de ser colonizado, envia Embaixadores ao Brasil independente