República da Guiné-Bissau

O Brasil abriu sua embaixada na Guiné-Bissau em 1974, mesmo ano da independência daquele país. A embaixada da Guiné-Bissau em Brasília foi inaugurada em 2011.
A relação bilateral é marcada, sobretudo, pela cooperação técnica, que abrange áreas como saúde, agricultura, educação e formação profissional. A cooperação prestada pelo Brasil à Guiné-Bissau ocorre tanto bilateral quanto multilateralmente, por meio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A Guiné-Bissau também já foi beneficiada com três projetos financiados pelo Fundo IBAS.
No campo da cooperação educacional, cumpre registrar que, entre 2000 e 2020, 1.426 bissau-guineenses frequentaram cursos de graduação no Brasil, por meio do Programa Estudantes-Convênio (PEC-G), sendo o 2º maior país em número de participantes no período. Na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) já se formaram mais de 590 bissau-guineenses.
Assim como o Brasil, a Guiné-Bissau é estado membro fundador da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), organismo internacional no âmbito do qual os dois países mantêm concertação político-diplomática e promovem projetos de cooperação e de difusão da língua portuguesa.
O intercâmbio comercial bilateral foi de cerca de US$ 6,6 milhões em 2024, com exportações brasileiras totalizadas em US$ 6,5 milhões. As exportações brasileiras são constituídas por óleos combustíveis de petróleo (39%) álcoois e seus derivados halogenados (7,1%) e carnes de aves frescas, congeladas ou refrigeradas (14%). As importações são compostas por frutas e nozes não oleaginosas (99,7%). (Fonte: Comex Stat – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Cronologia das relações bilaterais
2023 – O Brasil realiza doação de 50 mil doses de vacina contra a Covid-19 para a Guiné-Bissau.
2023 – O presidente Umaro Sissoco Embaló e a chanceler Suzi Barbosa participam, em Brasília, da cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Brasília, janeiro).
2022 – O presidente Umaro Sissoco Embaló participa das comemorações do Bicentenário da Independência (Brasília, setembro).
2021 – Encontro, em Brasília, do presidente Umaro Sissoco Embaló com o presidente Jair Bolsonaro. Em São Paulo, Embaló visita o Museu da Língua Portuguesa.
2016 – Visita ao Brasil do presidente da Assembleia Nacional Popular da Guiné-Bissau, deputado Cipriano Cassamá, para participar da VI Reunião da Assembleia Parlamentar da CPLP, realizada em Brasília entre 5 e 7 de abril.
2015 – Visita do presidente José Mário Vaz ao Brasil.
2011 – Abertura da embaixada da Guiné-Bissau em Brasília.
2011 – Visita do ministro das Relações Exteriores Antônio Patriota à Guiné-Bissau.
2010 – Visita do presidente Malam Bacai Sanhá ao Brasil.
2007 – Criação da Configuração para a Guiné-Bissau da Comissão para a Consolidação da Paz, da ONU, e assunção da presidência pelo Brasil.
2005 – Visita do presidente Luís Inácio Lula da Silva à Guiné-Bissau
2005 – Visita do ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação António Isaac Monteiro ao Brasil.
1974 – Independência nacional da Guiné-Bissau e reconhecimento imediato brasileiro; abertura da embaixada do Brasil em Bissau.