República da Guiné

O Brasil reconheceu a independência guineense em 1958 e, em 1973, foram estabelecidas relações diplomáticas. A Embaixada no Brasil em Conacri foi inaugurada em 2006, e a Embaixada da Guiné em Brasília foi aberta em 2005. A instalação de Embaixadas residentes, a intensificação dos contatos de alto nível e a assinatura de acordos contribuíram para adensar a relação bilateral no período subsequente.
Destaca-se a assinatura, em 2011, de memorando de entendimento, estabelecendo um Mecanismo de Consultas Políticas entre os dois países, bem como a conclusão de Acordo de Cooperação Técnica, em vigor desde 2016.
A Guiné-Conacri é um dos países beneficiários de projeto de cooperação trilateral na área de alimentação escolar, com participação de órgãos brasileiros e do Centro de Excelência contra a Fome do Programa Mundial de Alimentos, sediado em Brasília.
As relações entre Guiné e Brasil também incluem outros avanços bilaterais, como o Acordo de Cooperação no domínio do Ensino Superior, da Pesquisa Científica e da Inovação, o Memorando de Entendimento para Cooperação na Formação de Diplomatas e o Acordo de Isenção de Vistos para titulares de passaportes diplomáticos, especiais e oficiais.
Em 2024, as trocas comerciais entre o Brasil e a Guiné foram marcadas pela predominância das exportações brasileiras, destacando-se açúcares de cana e beterraba, carne de aves e equipamentos e maquinários para transporte sobre vias férreas. As importações brasileiras da Guiné consistiram, principalmente, em artefatos de algodão e edredons.
Cronologia das relações bilaterais
2023 – Celebrado acordo de cooperação no domínio do ensino superior, da pesquisa científica e da inovação entre Brasil e Guiné (novembro)
2023 – Lançamento da cooperação bilateral, com a presença de representantes da Agência Guineense de Cooperação Técnica (AGCT) e do Ministro do Ensino Superior do país, durante missão brasileira a Conacri na área de agropecuária, integrada por representantes da ABC, do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (agosto)
2022 – Assinatura de Acordo sobre a Isenção da Exigência de Visto para Titulares de Passaportes Diplomáticos, Especiais e Oficiais (novembro)
2019 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Guineenses no Exterior, Mamadi Touré, por ocasião das cerimônias de posse do Presidente da República (janeiro)
2014 – Governo brasileiro realiza doação financeira a diferentes agências das Nações Unidas para o combate ao vírus do Ebola e apoio à população na Guiné-Conacri, na Libéria e em Serra Leoa
2013 – Visita ao Brasil do Ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Guineenses no Exterior, Louncény Fall (31 de julho). I Reunião do Mecanismo de Consultas Políticas bilaterais (31 de julho). Reunião entre os Presidentes Dilma Rousseff e Alpha Condé à margem das celebrações do Jubileu de Ouro da União Africana, em Adis Abeba, Etiópia (maio)
2012 – Segunda visita ao Brasil do Presidente Alpha Condé, por ocasião da Conferência Rio+20
2011 – Visita ao Brasil do Presidente Alpha Condé, por ocasião das celebrações do Ano Internacional do Afrodescendente
2011 – Visita à Guiné-Conacri do Ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota (julho)
2006 – Abertura da Embaixada do Brasil em Conacri
2005 – Abertura da Embaixada da República da Guiné-Conacri em Brasília
1988 – Assinatura do Acordo estabelecendo a Comissão Mista Brasil-Guiné
1980 – Visita do Presidente Sekou Touré ao Brasil
1973 – Estabelecimento de relações diplomáticas
1958 – Reconhecimento da Independência da Guiné pelo Brasil