Antígua e Barbuda

As relações entre Brasil e Antígua e Barbuda receberam impulso com a realização, em 2010, da Cúpula Brasil-CARICOM (Comunidade do Caribe), durante a qual foram firmados acordos bilaterais em distintas áreas. Desde então, o Brasil tem buscado manter abertos os canais de diálogo e cooperação com o país caribenho.
Com relação à cooperação para o desenvolvimento, as áreas mais promissoras diriam respeito à agricultura e à segurança alimentar. Outro setor de destaque tem a ver com defesa: em 2014, ambos os países firmaram acordo-quadro sobre cooperação em matéria de defesa, que abre caminho para o compartilhamento de conhecimentos e experiências entre as Forças Armadas, além de apoio logístico, parceria em pesquisa e desenvolvimento e aquisição de produtos e serviços de defesa.
Em 2024, o comércio bilateral totalizou US$ 36,4 milhões. As exportações brasileiras para Antígua e Barbuda, compostas majoritariamente de derivados de petróleo e carnes de aves, registraram um aumento de 27,6% em relação a 2023.
Cronologia das relações bilaterais
2025 – O ministro Mauro Vieira visita Antígua e Barbuda e é recebido pelo primeiro-ministro Gaston Browne, a quem entrega convite para a Cúpula Brasil-Caribe, a realizar-se em 13 de junho, em Brasília.
2024 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reúne-se com o primeiro-ministro Gaston Browne à margem da Cúpula da CELAC.
2020 – A Embaixada do Brasil em Barbados volta a exercer cumulatividade sobre Antígua e Barbuda.
2014 – O primeiro-ministro Gaston Browne visita o Brasil e encontra-se com a presidente Dilma Rousseff.
2010 – É realizada a Cúpula Brasil- CARICOM (Comunidade do Caribe), em Brasília. O primeiro-ministro de Antígua e Barbuda encontra-se com o presidente Lula e é emitido Comunicado Conjunto Brasil-Antígua e Barbuda.
2009 – O Brasil abre embaixada residente na capital antiguana (Saint John's).
2008 – A representação dos interesses brasileiros junto a Antígua e Barbuda passa a ser responsabilidade da Embaixada do Brasil em Barbados.
1982 – A representação dos interesses brasileiros junto a Antígua e Barbuda está a cargo da Embaixada do Brasil na Jamaica.