República de Angola

O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola, em novembro de 1975. A Embaixada do Brasil em Luanda foi criada por decreto, no mês seguinte.
Em 2010, as relações bilaterais foram elevadas ao patamar de Parceria Estratégica. No continente africano, o Brasil mantém mecanismo desse nível somente com Angola, África do Sul e Egito. A parceria é coordenada e implementada pela Comissão Bilateral de Alto Nível (CBAN), presidida pelos respectivos chanceleres. Os países também são membros fundadores da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e da Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS).
Em Angola reside a maior comunidade brasileira no continente africano, com cerca de 25 mil pessoas. Muitos destes compatriotas estão radicados naquele país há anos, sendo parte integral da sociedade angolana, à qual estão ligados por vínculos familiares e de trabalho.
O grande interesse de angolanos em visitar, estudar e trabalhar no Brasil, bem como a expressiva comunidade brasileira em Angola, motivaram a criação do Consulado-Geral em Luanda em 2023.
Angola é um dos principais parceiros comerciais do Brasil no continente africano. Em 2024, as exportações para Angola alcançaram US$ 492 milhões, e as importações, US$ 1,07 bilhão. As exportações brasileiras para Angola incluem carnes bovinas, suínas e de aves congeladas ou refrigeradas (30%), açúcares e melaços (23%), entre outros. Já as importações são constituídas por óleos brutos de petróleo (94%) e óleos combustíveis de petróleo (6,2%). (Fonte: Comex Stat – Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços).
Cronologia das relações bilaterais
2024 – O Presidente Lula se reúne com o presidente de Angola à margem da Cúpula de Líderes do G20. O país participa como convidado da presidência brasileira (Rio de Janeiro, novembro).
2024 – É lançado o Programa de Formação de Recursos Humanos em Saúde Brasil-Angola, com foco no fortalecimento do sistema de saúde pública do país africano (Brasília, abril).
2024 – Assinatura de Memorando de Entendimento para promoção da investigação científica pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e a ministra de Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação de Angola, Maria do Rosário Bragança.
2023 – Criado o Consulado-Geral em Luanda, mediante o decreto 11.810/2023 (novembro).
2023 – A Ministra da Educação de Angola, Luisa Grilo, visitou o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para uma rodada de apresentações e debates acerca das principais políticas públicas geridas pelo governo.
2023 – O Presidente Lula realiza visita de Estado a Angola. Sete acordos de cooperação são assinados nas áreas de turismo, educação, saúde, agricultura, recursos humanos, exportações e apoio a médias e pequenas empresas (Luanda, agosto).
2023 – Assinado Memorando de Entendimento de Cooperação na Área da Saúde, em conformidade com o ACFI Brasil-Angola.
2023 – É realizada a 7ª edição da Comissão Mista Brasil e Angola, copresidida pelo ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o Ministro das Relações Exteriores da República da Angola, Téte António (Brasília, abril).
2023 – O ministro Mauro Vieira encontra-se com o ministro Téte António, que integrou a comitiva angolana da posse do presidente Lula (Brasilia, janeiro).
2022 – 3ª reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Angola (Luanda, 1º de junho).
2022 – Segunda reunião do Comitê Conjunto do Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos (ACFI) (3 de fevereiro).
2021 – Visita a Angola do vice-presidente Hamilton Mourão e do ministro das Relações Exteriores, Carlos França, no contexto da 13ª Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP. Na ocasião, o vice-presidente manteve reunião bilateral com o presidente João Lourenço e o ministro Carlos França, com o chanceler angolano, Téte António (Luanda, 16 e 17 de julho).
2020 – Visita do ministro das Relações Exteriores da República de Angola, Manuel Augusto Domingos (Brasília, 2 de março).
2019 – Visita do ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo a Angola (12 de dezembro).
2019 – O chanceler angolano, Manuel Augusto, representou o presidente João Lourenço nas cerimônias de posse do presidente Jair Bolsonaro e manteve encontro bilateral com o ministro Ernesto Araújo (Brasília, 1º de janeiro).
2018 – Visita do ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes Ferreira a Angola, ocasião em que se encontrou com o chanceler Manuel Augusto e foi recebido em audiência pelo presidente João Lourenço (Luanda, 9 de fevereiro).
2016 – Encontros do ministro das Relações Exteriores do Brasil, José Serra, com os chanceleres de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique, e com o secretário-executivo da CPLP (30 de outubro).
2016 – O vice-presidente angolano, Manuel Domingos Vicente, chefiou a delegação de seu país à XI Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP (Brasília, outubro e novembro).
2016 – Visita oficial do ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, a Angola, ocasião em que presidiu, com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, a 2ª reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível Brasil-Angola (Luanda, 13 e 14 de abril).
2015 – O vice-presidente da República, Michel Temer, representou o Brasil na comemoração do 40º Aniversário da Independência de Angola, bem como na cerimônia de inauguração da nova sede de sua Assembleia Nacional (Luanda, novembro).
2015 – O chanceler angolano Georges Chikoti realizou visita oficial ao Brasil no contexto das comemorações dos 40 anos do reconhecimento brasileiro da independência de Angola e do estabelecimento de relações diplomáticas entre os dois países (12 e 13 de novembro).
2015 – Visita oficial do ministro Mauro Vieira a Angola, ocasião em que assinou o Acordo de Cooperação e Facilitação de Investimentos entre o Brasil e Angola, com seu homólogo, o chanceler Georges Chikoti (1 de abril).
2014 – Visita ao Brasil do presidente da República de Angola, José Eduardo dos Santos (16 de junho).
2012 – Visita do ministro de Relações Exteriores de Angola, George Chikoti, por ocasião da I reunião da Comissão Bilateral de Alto Nível (13 e 14 de novembro).
2011 – Visita do ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti (5 de dezembro).
2011 – Visita da presidente Dilma Rousseff a Angola (20 de outubro).
2011 – Visita do ministro Antonio de Aguiar Patriota a Angola (21 de julho).
2010 – Visita do presidente José Eduardo dos Santos ao Brasil, quando se estabeleceu a Parceria Estratégica (23 de junho).
2007 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Angola.
2005 – VI Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral.
2003 – Visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Angola.
2002 – Início da concessão de vagas em universidades brasileiras para angolanos em cursos de graduação (PEC-G) e pós-graduação (PEC-PG).
1992 – 5ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral.
1988 – 4ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral.
1984 – 3ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral.
1983 – 2ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral.
1982 – 1ª Sessão da Comissão Mista de Cooperação Bilateral.
1980 – Assinatura do Acordo de Cooperação Econômica, Científica e Técnica.
1975 – Criação da Embaixada do Brasil em Luanda (dezembro).
1975 – O Brasil foi o primeiro país a reconhecer a independência de Angola (novembro).