Biblioteca

Apresentação e histórico
A Biblioteca ALMIRANTE ANTONIO ALVES FERREIRA DA SILVA foi organizada pelo Secretário da Comissão, Engenheiro Agrônomo Luiz de Souza Martins, em 1945 com o nome do primeiro Chefe da PCDL quando foi criada como Comissão Permanente em 1928, ALMIRANTE ANTONIO ALVES FERREIRA DA SILVA, para resguardar a documentação dos trabalhos realizados nas fronteiras, bem como o acervo adquirido pelo Almirante Braz Dias de Aguiar. Era constituída de aproximadamente 2000 volumes, distribuídos em 10 séries de A a J, em harmonia com os assuntos condensados nos livros doados pelas diversas Instituições com as quais a Comissão mantinha um estreito relacionamento.
No ano de 1985 veio de Brasília a Bibliotecária Ilse Leyendecken de Lima para fazer a Avaliação e organização do acervo, concluindo que a Comissão detinha um acervo de obras raras, sobre o Ministério desde a sua criação até aquela data, e , em virtude de suas atividades funcionais e históricas vinculadas às fronteiras setentrionais do País, a PCDL detinha em seu poder originais e cópias de mapas, tratados, acordos e atos internacionais, valiosos para a História do Brasil. Organizou a biblioteca segundo as normas biblioteconômicas da época e treinou uma auxiliar a funcionária Ana Rosa. A Biblioteca foi registrada no Conselho Regional de Biblioteconomia.
Em junho de 1993, assumiu a Chefia da Biblioteca Ivete Castro Botelho, atualizando os trabalhos, mecanizou a biblioteca através do Software Microisis, criando as base de dados de livros, mapas e artigo de periódicos, facilitando deste modo o atendimento aos usuários da biblioteca e a Administração do referido acervo, diligenciando no sentido de mantê-lo atualizado e disponível aos usuários.