Notícias
PREMIAÇÃO
Vote nas iniciativas do MGI: CPNU e Colaboragov estão entre os finalistas do 29º Concurso Inovação
Imagem: Divulgação
O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e o Colaboragov, iniciativas do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foram indicados ao 29º Concurso Inovação no Setor Público 2025. A premiação, promovida pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), reconhece há quase três décadas equipes de servidores e empregados públicos que atuam de forma inovadora em benefício do interesse público. Qualquer pessoa pode votar até às 23h59 do dia 1º de outubro e ajudar a eleger suas iniciativas finalistas favoritas.
O MGI concorre em três categorias: duas com o ColaboraGov e uma com o Concurso Público Nacional Unificado 1 (CPNU). O ColaboraGov concorre na categoria “Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal”, a qual abrange iniciativas que modificaram a entrega de serviços ou a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas na esfera federal.
O ColaboraGov também concorre a categoria de “Inovação em Compras Públicas Sustentáveis” sobre ações que modificaram a entrega de serviços ou a elaboração, implementação e avaliação de políticas públicas nas esferas estadual, do Distrito Federal.
Por fim, o CPNU concorre na categoria “Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal”, sobre ações desenvolvidas e implementadas modificaram a forma como a organização realiza suas funções ou gerencia seus recursos nas esferas federal, estadual ou do Distrito Federal.
Como votar
Acesse o site do 29º Concurso Inovação no Setor Público 2025 e clique na aba "Escolha do Público".
Vote no MGI nas seguintes categorias:
-
Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal, Estadual e do Distrito Federal;
-
Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal;
-
Inovação em Compras Públicas Sustentáveis;
Na primeira categoria - Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal – vote na 1ª edição do Concurso Público Nacional Unificado; na segunda categoria - Inovação em Serviços ou Políticas Públicas no Poder Executivo Federal – vote no ColaboraGov Sustentável: inovando o futuro do setor público; e na terceira categoria Inovação em Compras Públicas Sustentáveis – vote no ColaboraGov Sustentável: inovando o futuro do setor público.
A cerimônia de premiação acontecerá durante a Semana de Inovação da Enap 2025, no dia 2/10, às 12h, no auditório Caixa da Enap, em Brasília-DF. Para participar presencialmente, é necessário se inscrever na Semana de Inovação, por meio do link. A cerimônia também será transmitida ao vivo. Acompanhe aqui sobre a Semana de Inovação 2025.
CPNU
O CPNU é um modelo de seleção inovador, criado pelo MGI, que reúne em uma única estrutura vagas para diversos órgãos federais e é o maior concurso público do país. Seu objetivo é promover igualdade de oportunidades de acesso aos cargos públicos efetivos; padronizar procedimentos na aplicação das provas; aprimorar os métodos de seleção de servidores públicos, de modo a priorizar as qualificações necessárias para o desempenho das atividades inerentes ao setor público; e zelar pelo princípio da impessoalidade na seleção dos candidatos em todas as fases e etapas do certame.
Em sua primeira edição, foram aprovados 6.640 candidatos para vagas imediatas, com ampla diversidade regional e social, ampliando o perfil do serviço público para pessoas negras, indígenas e pessoas com deficiência. Além disso, o CPNU proporcionou uma significativa redução de custos na seleção de servidores públicos, já que a realização de um único concurso para diversos órgãos e cargos é muito mais econômica do que organizar certames separados, considerando que os investimentos com bancas e logística são centralizados.
No próximo dia 5 de outubro, será aplicada a prova objetiva da segunda edição do certame. O CPNU 2 é organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), sob coordenação da Enap e do MGI) e oferece oportunidades para cargos de nível superior e intermediário.
Colaboragov
Instituído pelo Decreto nº 11.837/2023, o Colaboragov é uma iniciativa do MGI que otimiza a prestação de serviços administrativos por meio do compartilhamento de recursos. Ele presta serviços de suporte administrativo para 13 ministérios, com 25 unidades regionais as quais atendem 38 órgãos parceiros nos Estados, que representam 198 unidades atendidas diretamente.
A amplitude do Centro de Serviços Compartilhados é o grande diferencial do modelo e é uma das marcas da inovação em gestão do MGI. Com o ColaboraGov conseguimos otimizar e economizar em diversas áreas administrativas.
CPNU e Colaboragov na Transformação do Estado
As duas iniciativas, CPNU e Colaboragov, fazem parte da agenda de transformação do Estado criada pelo MGI. Desde janeiro de 2023, foram implementadas 38 medidas para tornar o Estado mais eficiente e melhorar a entrega de políticas públicas para a população. O MGI estruturou sua estratégia de aprimoramento do Estado em três eixos fundamentais: Pessoas, Digital e Organizações.
No eixo Pessoas, o CPNU é um modelo inovador de seleção de servidores públicos consiste na realização conjunta de concursos públicos para o provimento de cargos públicos efetivos no âmbito dos órgãos e das entidades da Administração Pública Federal direta, autárquica e fundacional, mediante a aplicação simultânea de provas em todos os Estados e no Distrito Federal.
Já no eixo Organizações, o Colaboragov é um projeto inovador que institucionaliza e garante a permanência e o alcance da Central de Serviços Compartilhados para o Executivo federal, com racionalização de pessoal e recursos associados a processos gerenciais e de suporte comuns a todos os órgãos e entidades do Executivo federal.
Sobre o Concurso Inovação
O Concurso Inovação no Setor Público já premiou mais de 449 iniciativas que tiveram como foco desenvolver e implementar ações capazes de melhorar a prestação de serviços, gestão das organizações e das políticas públicas, contribuindo para a maior eficiência das respostas do Estado às demandas da sociedade.