Notícias
ESTATAIS
Empresas estatais federais reforçam compromisso com ações do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão
Foi realizada hoje, quarta-feira (29), na sede da BB Tecnologia e Serviços (BBTS), a 9ª Reunião do Grupo Executivo do Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais Federais. O pacto, lançado em setembro de 2024, é coordenado pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI). A iniciativa conta com 35 estatais signatárias.
Luciana Toldo, da Secretaria de Coordenação e Governança das Estatais Federais (Sest/MGI), reiterou o caráter transformador da iniciativa: “Isso é inovação no serviço público. Promover o que é justo é também inovar e ampliar capacidades competitivas”. Ao agradecer a BBTS por receber o encontro, Toldo apontou a participação de diversos de seus diretores e refletiu sobre a importância do engajamento das altas instâncias corporativas para o sucesso do pacto.

Em painel dedicado à BBTS, a diretora de clientes e operações, Érica Santos, destacou a medida de ampliar oportunidades para pessoas com deficiência (PCDs) em operações de campo. “Trata-se de quebrar paradigmas e efetivar esse esforço de inclusão e reconhecimento de capacidades”, contou, “e incorporar esses avanços na cultura da empresa para evitar retrocessos”.
Ananias da Silva Neto, diretor administrativo e financeiro da empresa, ressaltou o crescimento da participação feminina em cargos de liderança, que já ultrapassa 30%. Citou também a introdução da segurança psicológica à estratégia institucional, utilizando indicadores objetivos avaliados periodicamente.
O encontro seguiu à tarde com demais apresentações de práticas de DE&I, desenvolvimento de indicadores e discussão das metas do plano de trabalho acordado para o ciclo 2024-2025.
8ª Reunião do Grupo Executivo
O encontro anterior do grupo executivo do Pacto foi realizado na Universidade CAIXA, em Brasília, em 30 de setembro. A 8ª reunião foi aberta pela titular da Sest, Elisa Leonel, que definiu o pacto como um movimento de mudança cultural nas organizações. A diretora de Pessoas da CAIXA, Cintia Teixeira, reafirmou, em seguida, o compromisso institucional com a diversidade e o interesse do banco em compartilhar experiências.

Foram destacados, na ocasião, os esforços conjuntos das estatais para construir um plano de ação robusto e as iniciativas da SEST para aprimorar a legislação que sustenta essas ações, a fim de assegurar sua perenidade. Na programação, houve painel sobre progressos e desafios das mulheres na liderança, ministrado pelas pesquisadoras Janaína Bosa e Carla Antloga, no quadro de parceria técnica entre CAIXA e UnB para desenvolvimento de estudos sobre equidade de gênero.
Ciclo de avaliação

O Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão é coordenado pela Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais Federais (Sest/MGI) e envolve os ministérios dos Direitos Humanos e da Cidadania, das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Povos Indígenas. O objetivo é formular políticas para promover diversidade e inclusão, com foco em grupos vulnerabilizados, especialmente em posições de liderança.
Reunindo-se de maneira periódica, o grupo executivo vem se consolidando como fórum permanente para discutir e elaborar ações alinhadas. Entre os avanços no ciclo em curso, destacam-se a promoção da paridade de gênero nas indicações aos conselhos administrativos, formalizada na lei que reserva mínimo de 30% das vagas para mulheres, e ações de conscientização do movimento LGBTQIAPN+, como a realizada em junho deste ano.
Até o final do ano, a meta é que 70% das empresas divulguem e implementem planos e metas baseados em indicadores de governança representativa definidos no Plano de Ação do Pacto. A próxima reunião do grupo executivo será em 27 de novembro, na sede da Conab. O ciclo se encerrará em dezembro, no Rio de Janeiro, com a avaliação de resultados e definição das metas para o período seguinte.
Leia mais: