Notícias
TRANSFORMAÇÃO DO ESTADO
MGI apresenta avanços na transformação do Estado durante reunião da Câmara Técnica do Conselhão
A Câmara Técnica de Transformação do Estado realizou, nesta segunda-feira (12/5), sua terceira reunião plenária de 2025. O encontro, realizado de forma virtual, marcou mais uma etapa do processo de escuta conduzido pela Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado (SETE), do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI), com foco na construção coletiva das próximas ações da agenda de transformação do Estado brasileiro.
A reunião teve como objetivo aprofundar as propostas discutidas nas duas primeiras plenárias do ano, proporcionando um espaço aberto para a troca de ideias com a participação ativa dos conselheiros. Entre os principais representantes do MGI, estiveram presentes o secretário de Transformação do Estado, Francisco Gaetani; o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas; e o secretário de Serviços Compartilhados, Cilair Abreu, que esclareceram dúvidas e responderam às perguntas dos participantes.
Ao abrir os trabalhos, Francisco Gaetani destacou o caráter participativo do encontro. “Como já conversamos anteriormente, este é um espaço para que os conselheiros reflitam sobre o que foi feito até aqui, o momento atual e os caminhos para o futuro. Gosto de chamar isso de um balanço prospectivo. A palavra está com vocês. Estamos aqui para ouvir”, afirmou.
Um dos temas debatidos foi o avanço nos direitos dos trabalhadores terceirizados no Governo Federal. O secretário de Serviços Compartilhados, Cilair Abreu, destacou ações voltadas à valorização desses profissionais. “Temos trabalhado na humanização das relações de trabalho, reconhecendo que, por estarem inseridos no dia a dia dos órgãos, os terceirizados devem ser incluídos nas políticas institucionais, especialmente nas voltadas ao enfrentamento do assédio. Rompemos com a lógica anterior e já implementamos três medidas concretas nesse sentido”, disse. Entre as iniciativas, ele citou a redução da jornada de trabalho como exemplo de transformação em benefício desses trabalhadores.
A reunião também proporcionou um espaço para que representantes da sociedade civil e de sindicatos compartilhassem suas opiniões. Entre os participantes, a conselheira Maria Paula Dallari Bucci, representando o Conselho Nacional de Educação (CNE/CO), elogiou a qualidade do debate e propôs caminhos para aprofundar as discussões. Ela destacou que essas reuniões são essenciais para acompanhar as ações do governo e elaborar propostas mais estruturadas para a transformação do Estado.
A digitalização dos serviços públicos foi um dos principais tópicos discutidos no encontro. O secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, destacou os avanços significativos na plataforma GOV.BR, na nova Carteira de Identidade Nacional e na integração de bases de dados, que já resultaram em uma economia expressiva para o Estado. Mascarenhas também falou sobre o uso de inteligência artificial, ressaltando que a secretaria criou um núcleo dedicado para impulsionar essas iniciativas. “Já temos mais de 170 projetos em andamento, com aplicações em chatbots, automação de processos e outras áreas no âmbito do governo federal”, afirmou.
Sobre a Câmara Técnica
A Câmara Técnica de Transformação do Estado integra o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, e é um espaço estratégico para a construção de um Estado mais moderno, digital, inclusivo e sustentável, com foco na redução das desigualdades e na melhoria dos serviços públicos prestados à população.
Recriado em maio de 2023, o Conselhão ampliou a participação da sociedade civil na formulação de políticas públicas, fortalecendo a democracia com uma composição mais plural em termos de gênero, origem social, étnico-racial e territorial.
Leia Também: