Notícias
CONCURSOS PÚBLICOS
Seminário Internacional de Concursos Públicos é aberto com destaque para inclusão e modernização
Mesa feminina: Ministras Esther Dweck e Anielle Franco se juntam à presidenta da Enap, Betânia Lemos, e à ouvidora da CGU, Eveline Brito, na abertura do Seminário Internacional de Concursos Públicos. Crédito: Adalberto Marques/MGI
O Seminário Internacional de Concursos Públicos, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), foi aberto nesta segunda-feira (2/6) em Brasília, com debates sobre inclusão, logística e modernização dos processos seletivos. O evento debate os desafios e perspectivas dos concursos públicos no Brasil, com destaque para os aprendizados do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o maior já realizado no país.
Durante a cerimônia de abertura, a ministra da Gestão e da Inovação, Esther Dweck, destacou os desafios enfrentados em 2023: "Em diversas áreas, a ausência de pessoas era muito grande. Tinha uma escassez enorme, principalmente na área de direitos humanos. As pessoas tinham fugido dessas áreas, com uma perda líquida de mais de 70 mil servidores", relatou.
Ela também celebrou os avanços em representatividade conquistados na primeira edição do CPNU: "Conseguimos o preenchimento das vagas de cotas acima do piso. Entre pessoas negras, com deficiência e indígenas, tivemos 33% de aprovados, que é acima do percentual mínimo", comemorou.
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, reforçou a importância do serviço público como ferramenta de transformação social: "Estar à frente de cargos, como o que exerço, e lembrar sempre de onde a gente veio dá um orgulho danado. Saber que a gente está mudando a vida de muitas pessoas através do concurso público é fundamental", revelou.
A presidente da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Betânia Lemos, relembrou o papel dos servidores públicos nos momentos mais críticos do país: “A gente conseguiu manter o nosso serviço público no último governo, um período em que os servidores públicos foram combatidos. Conseguimos garantir a vacina no braço das pessoas, a assistência social e os hospitais funcionando, porque tínhamos servidores públicos trabalhando.”
Já a ouvidora da Controladoria-Geral da União (CGU), Eveline Brito, destacou o caráter inovador do evento: “Esse seminário é, antes de tudo, um ato de coragem e de inovação. Estamos falando de uma das mais nobres missões do Estado: selecionar com justiça e excelência as pessoas que irão servir à sociedade. Servir é cuidar. Quem é servidor público cuida das pessoas. Se não enxergar essa missão, não é para ser servidor público.”
O evento segue até esta terça-feira (3/6), no auditório Celso Furtado do bloco K, na Esplanada dos Ministérios. A programação inclui debates sobre logística, judicialização, ações afirmativas e modernização dos concursos, incluindo o uso de provas on-line. Entre os destaques está o lançamento do livro "A Saga do CPNU", que detalha os bastidores do maior concurso público da história do Brasil.
Serviço
Seminário Internacional de Concursos Públicos
Data: 2 e 3 de junho de 2025
Local: Auditório Celso Furtado (Esplanada dos Ministérios, Bloco K)
Mais informações: https://suap.enap.gov.br/vitrine/curso/2866/