Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Abrir menu principal de navegação
Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • cnh social
  • enem
Termos mais buscados
  • imposto de renda
  • inss
  • assinatura
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Estratégia e Governança
      • Processo Eletrônico Nacional (PEN)
      • Programa Nacional de Processo Eletrônico
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Pró-Integridade
      • Sustentabilidade
      • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
    • Análise de Impacto Regulatório (AIR)
      • Dispensas de AIR
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e transferências de recursos financeiros
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Protocolo de Intenções
      • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos
      • PDA
      • Painel de Dados Abertos da CGU
      • Portal Brasileiro de Dados Abertos
    • Informações Classificadas
      • Formulário para desclassificação de informações
      • Pedido de Desclassificação de Informação ou de revisão da classificação de informações classificadas
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
    • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público 2025
    • Perguntas Frequentes
      • Concursos Públicos
      • Sigepe
      • Ponto eletrônico
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Servidores
      • Servidores
      • Concursos públicos
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • Capacitação
      • Avaliação de Desempenho Institucional
      • Seleções Públicas
    • Sanções Administrativas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes (“Quem é quem”)
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Estratégia e Governança
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Execução orçamentária e financeira
      • Demonstrações Contábeis
      • Demonstrativo Bimestral Orçamentário e Financeiro
      • Obras
      • Licitações e Contratos
      • Vagas de Consultoria
      • Empregados Terceirizados
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Abordagens, Determinações e Recomendações de Órgãos de Controle
      • Rol de Responsáveis
      • Acórdão TCU nº 1.286/2021
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Contatos e horário de atendimento
      • Transferências
    • Privacidade e proteção de dados
    • Estratégia e Governança
    • Acordos de Cooperação com a Sociedade Civil
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
    • Ações afirmativas na Gestão
      • Reserva de vagas para negros em concursos públicos​
      • Reserva de vagas para indígenas em concursos públicos
      • Reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos
    • Almoxarifado Virtual Nacional
    • Central de Compras
      • Almoxarifado Virtual Nacional
      • MobGov
      • Taxigov
      • Transparência
      • Projetos em Andamento
      • Formulários
      • Serviço Centralizado de Limpeza
      • Ações para o G20 no Brasil
      • Codificagov
      • Mais serviços
      • Conheça a SEGES e a Central de Compras
      • Central de Compras
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Compra Direta de Passagens
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Gestão abre Intenção de Registro de Preços para contratação de serviço móvel pessoal com gerenciamento de dispositivos
      • 3º Seminário de Boas práticas em Contratações Públicas
    • Comissão dos Ex-Territórios Federais
      • Atas de Julgamento
      • Portarias de Deferimentos
      • Notícias
      • Fatos ou Fakes?
      • Legislação
      • Central de Atendimento CEEXT
      • Roda de conversas
      • Notificações
    • Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável
      • Sobre a Comissão
      • Resoluções, Atas e Comunicados
      • Dados e Estudos
      • Normativos
      • Eventos
      • Eventos
      • ENCP
    • Compras governamentais
    • Conta gov.br
    • Contratação de mulheres em situação de violência
      • Perguntas Frequentes
      • Legislação
      • Alteração do Decreto 11.430/23: agiliza adesão e reforça responsabilidades na política de cotas para mulheres em situação de violência doméstica
    • Especial - Imóvel da Gente
    • Empresas Estatais Federais
      • A SEST
      • Agenda Pública
      • Dados Gerais: Conselhos e Estatais
      • Empresas Estatais Federais
      • Espaço do Conselheiro
      • Governança
      • IG-SEST
      • Legislação
      • Orçamento
      • Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais
      • Panorama das Estatais
      • Pessoas
      • Quem é Quem
      • Transparência
    • Corregedoria
      • NOTÍCIAS
      • Documentos e Pdfs
      • Instrução Normativa CORREG/MGI nº 22, de 16 de julho de 2024:
    • Gestão e Inovação
      • Compras públicas centralizadas
      • Informações, sistemas e serviços de gestão
      • Inovação Governamental e Carreiras Transversais
      • Modelos organizacionais
      • Contratações públicas, normas e sistemas de logística
      • Transferências da União e Monitoramento de Obras Públicas
    • Governo Digital
      • Governo Digital
    • Meu Imóvel Rural
      • FAQ
    • Nova Lei de Licitações
    • Patrimônio da União
      • Governança
      • História da SPU
      • Estrutura Organizacional
      • Serviços da SPU
      • Fale Conosco SPU
      • Ouvidoria
      • Perguntas e respostas
      • Atendimento ao cidadão
      • Perguntas frequentes
      • Estrutura Organizacional
      • Destinação - Entidades
      • Secretaria do Patrimônio da União
      • Imóvel da Gente
      • Programas e Ações
      • Geoportal
      • Projeto Racionaliza
      • Gestão de Praias
      • Carta de Serviços SPU
    • Pesquisa Vozes
      • Perguntas e Respostas - Pesquisa Vozes no Serviço Público
      • Passo a passo
      • Experiências internacionais
      • Cronograma
      • Taxa de adesão
      • Quem é Quem na Pesquisa Vozes
      • Uso dos dados
      • Arquivos
      • Relatórios
    • Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do MGI 2024-2026
    • Portal de Compras
    • Portal do Servidor
    • Programa de Gestão e Desempenho
      • Portal PGD
      • glossário
    • Receitas Patrimoniais
      • Receitas Patrimoniais
    • Serviços Compartilhados
    • Sistema de Concessão de Passagens
    • Transferegov.br
    • Cine Bloco K
    • Transformação do Estado
    • Congresso do CLAD 2024
    • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • MGI na COP30
  • Canais de Atendimento
    • Chat de atendimento da conta gov.br
    • Contatos
    • Fale Conosco
    • Imprensa
      • Avisos de Pauta
    • Ouvidoria
      • Serviços
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Central de atendimento aos usuários de serviços e sistemas do MGI
  • Central de Conteúdo
    • Publicações
      • Apresentações
      • Artigos
      • Boletins
      • Demonstrações Contábeis
      • Editoriais
      • Manuais
      • Revistas
      • Planos
      • Guias
      • Livro CPNU
    • Balanços da Gestão
      • Balanço - 2024
      • 6 meses
      • 100 dias
      • Balanço das Ações 2023/25
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • Linkedin
      • YouTube
      • Flickr
      • Regras de convivência
      • Bluesky
    • Relatórios das Estatais
    • Relatório States of the Future
      • Relatório Multimídia
      • Relatório States of the Future - Versão em Português
      • Final Report States of the Future - English Version
      • Informe Final State of the Future - Espanõl Versión
    • Documento de discussão - “Um Estado inclusivo, democrático e efetivo a serviço da população brasileira”
    • Estado, Democracia e Desigualdades Na América Latina e Caribe
  • Composição
    • Quem é Quem
      • Ministra e Órgãos de Assistência Direta
      • Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado | SETE
      • Secretaria de Gestão e Inovação | SEGES
      • Secretaria de Governo Digital | SGD
      • Secretaria de Gestão de Pessoas | SGP
      • Secretaria de Relações de Trabalho | SRT
      • Secretaria do Patrimônio da União | SPU
      • Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais | SEST
      • Secretaria de Serviços Compartilhados | SSC
      • Arquivo Nacional | AN
      • Comissão de Ética | CE
  • Concurso Público Nacional Unificado
    • Convocação Novas Vagas
      • Total de Vagas
      • Aprovados / Convocados
      • Manifestação de Interesse
      • Lista de Espera
      • Sub Judice
  • Federativo
    • Cooperação Federativa
    • Catálogo de Soluções | + de 30 serviços disponíveis
    • Programa Nacional de Gestão e Inovação
    • Painéis
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Temas em Destaque
      • Orçamento Nacional
      • Redes de Atendimento do Governo Federal
      • Proteção de Dados Pessoais
      • Serviços para Imigrantes
      • Política e Orçamento Educacionais
      • Educação Profissional e Tecnológica
      • Educação Profissional para Jovens e Adultos
      • Trabalho e Emprego
      • Serviços para Pessoas com Deficiência
      • Combate à Discriminação Racial
      • Política de Proteção Social
      • Política para Mulheres
      • Saúde Reprodutiva da Mulher
      • Cuidados na Primeira Infância
      • Habitação Popular
      • Controle de Poluição e Resíduos Sólidos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Ciência e Tecnologia
      • Comunicação
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Galeria de Aplicativos
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termo de Uso e Aviso de Privacidade
    • Consultar minhas solicitações
    • Órgãos do Governo
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Canais do Executivo Federal
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
    • Empresas e Negócios
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Notícias 2025 Junho Ministério da Gestão ressalta modelo inovador do CPNU e aprendizados internacionais em debate sobre concursos públicos
Info

Notícias

CONCURSOS PÚBLICOS

Ministério da Gestão ressalta modelo inovador do CPNU e aprendizados internacionais em debate sobre concursos públicos

Diretora do MGI, Maria Aparecida Chagas afirmou que modelos estrangeiros foram ponto de partida para o CPNU. Mesa-redonda discutiu experiências internacionais de recrutamento no setor público
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
Publicado em 02/06/2025 16h57
WhatsApp Image 2025-06-02 at 16.37.57.jpeg

Mesa-redonda Concursos pelo Mundo trouxe reflexões sobre modelos internacionais que ajudaram a inspirar o CPNU. Foto: André Corrêa

A inspiração internacional foi o ponto de partida para a criação do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), segundo Maria Aparecida Chagas, diretora de Provimento e Movimentação de Pessoal do MGI. A reflexão sobre modelos adotados em países ao redor do mundo e as inovações implementadas pelo certame foi tema da mesa-redonda Concursos pelo Mundo, realizada nesta segunda-feira (02/6), como parte do Seminário Internacional de Concursos Públicos, promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI).

O painel foi moderado por Maria Aparecida e contou com a participação de Dónal Mulligan e Daniel Gerson, da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE); Fernando Luz Brancoli, professor adjunto de Segurança Internacional e de Geopolítica do Instituto de Relações Internacionais e Defesa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IRID-UFRJ); e Fernando de Sousa Coelho, professor de Administração Pública da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH-USP).

Ao abrir o painel, Maria Aparecida Chagas relembrou que a construção do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) começou com uma provocação feita ainda no início de 2023, a partir da observação de experiências internacionais. “Entender como funcionavam os processos seletivos em outros países foi uma inspiração inicial para o nosso desenho institucional”, afirmou. Segundo ela, o seminário realizado naquele ano com a presença de especialistas estrangeiros foi importante para que a equipe do MGI pudesse “escutar, saber como o recrutamento de servidores acontece em outros contextos” e, assim, “ter uma referência” para o modelo brasileiro.

Ela explicou que a concepção do CPNU também se baseou em evidências e em um processo colaborativo com especialistas da área pública. “Desde o início, lá em 2023, quando começamos a discutir novos formatos e estratégias para os processos seletivos, buscamos construir algo sólido, calcado em dados, informações e referências internacionais. Ouvimos pesquisadores, acadêmicos, intelectuais e profissionais da administração pública. Foi esse trabalho cuidadoso, com base em evidências, que nos permitiu chegar ao modelo que temos hoje”, destacou.

Cida destacou que países como França, Espanha e Portugal serviram como pontos de partida. “Na época, esses eram os países que mais chamavam nossa atenção por já terem experiências com unificação de concursos públicos.” Ainda assim, reconheceu que o modelo brasileiro representou um salto inédito. “No caso do Brasil, o concurso unificado acabou sendo uma inovação no âmbito do Poder Executivo federal.”

Maria Aparecida também enfatizou o compromisso do ministério com a modernização da gestão de pessoas no serviço público federal. “Para quem acompanha o trabalho do Ministério da Gestão, fica claro o esforço contínuo em modernizar e fortalecer a gestão de pessoas. Eu mesma, que já atuei em outros órgãos, presenciei por muito tempo uma sensação recorrente de frustração, a ideia de que o governo federal não tinha uma política clara de gestão de seus quadros. E é justamente isso que estamos construindo agora: uma política consistente, estruturada e de longo prazo”, explicou.

Ela acrescentou que a transformação da pauta de concursos públicos em uma política pública formal representa um avanço fundamental para o país. “Estamos lidando com processos de recrutamento de pessoas que passarão, muitas vezes, 30 anos de suas vidas no serviço público. Pensar estrategicamente nessa seleção é pensar no futuro do Estado”, afirmou. Maria Aparecida ressaltou ainda que as ações realizadas pelo MGI, que vão desde a simplificação dos concursos até a reestruturação dos cargos e carreiras, são uma das iniciativas mais inovadoras e transformadoras da administração pública brasileira atualmente. “Isso certamente será um legado duradouro, com impactos pelos próximos 20, 30 anos”, concluiu.

Visões Internacionais

Durante sua fala, Daniel Gerson, representante da OCDE, ressaltou que a organização tem trabalhado com países-membros para promover sistemas de recrutamento mais modernos e conectados com a transformação do setor público. “Enxergamos os sistemas de emprego público a partir de diferentes lentes”, explicou. Segundo ele, é necessário observar não apenas os processos seletivos em si, mas também “como estruturas e políticas de liderança atuam em conjunto para alcançar objetivos”.

Ao final de sua intervenção, Gerson alertou para a necessidade de abordar o tema do recrutamento dentro de um contexto mais amplo. “O recrutamento não acontece no vácuo, ele precisa estar alinhado aos demais aspectos do sistema de gestão de pessoas, como o mapeamento de competências e a capacidade de planejamento estratégico da força de trabalho”, explicou.

Na sequência, Dónal Mulligan compartilhou dados de uma pesquisa realizada com os 38 países-membros da OCDE sobre o nível em que os processos de recrutamento acontecem. Segundo ele, “a maioria dos países tende a delegar o recrutamento para os ministérios ou equipes específicas, ou adotar um modelo híbrido entre centralização e descentralização”. Essa tendência, explicou Mulligan, indica que os responsáveis pela seleção estão mais próximos das necessidades do mercado de trabalho. “Pessoas no Ministério da Educação, por exemplo, podem precisar de perfis diferentes daqueles que atuam no Ministério da Fazenda ou da Defesa.”

Ao final, destacou que melhorar o sistema de recrutamento exige mais do que mudanças no edital ou na logística das provas. É necessário, segundo ele, olhar também para “a atratividade do empregador, o branding institucional, os caminhos de carreira, a cultura de aprendizado e o sistema de gestão de desempenho”. Para Mulligan, tudo isso precisa ser considerado “na hora de pensar em como tornar o serviço público mais atraente e preparado para o futuro”.

Donald Mulligan também destacou a importância da diversidade, equidade e inclusão no recrutamento, além da necessidade de estruturas interministeriais para compartilhar ideias.

Visões Acadêmica

Fernando Luz Brancoli, professor do IRID-UFRJ, compartilhou detalhes da pesquisa realizada sobre os sistemas de concursos públicos em 13 países, que vão do Canadá e Estados Unidos até Índia, China e Portugal. Ele explicou que o objetivo não foi simplesmente copiar modelos internacionais, mas buscar inspirações relevantes para o contexto brasileiro, considerando as especificidades culturais, normativas e institucionais do país. “Nosso estudo envolveu a análise de mais de 200 documentos oficiais em oito idiomas, além de entrevistas com gestores públicos, acadêmicos e especialistas desses países, essa combinação nos permitiu entender tanto a teoria quanto a prática dos concursos públicos ao redor do mundo.”

Ele destacou que, para além do olhar internacional, o Brasil também é reconhecido como uma referência no debate sobre políticas públicas de concursos, especialmente em temas como inclusão e diversidade, gerando interesse e parcerias horizontais com outras nações.

O professor Fernando de Sousa Coelho, da Universidade de São Paulo (USP), fez um balanço das transformações recentes na política de concursos no Brasil e destacou o papel central do CPNU nesse processo. Segundo ele, a experiência brasileira tem avançado significativamente na construção de uma política pública estruturada para o recrutamento de servidores, com impacto nacional. “Sou entusiasta do Concurso Público Nacional Unificado desde o momento em que ele foi anunciado, em meados de 2023. Para aprimorar os concursos públicos no Brasil, é preciso pensar os diversos ‘Brasis’ e a inclusão que o CPNU promove a partir da aplicação das provas em mais de 220 municípios”, afirmou.

Fernando ressaltou que a iniciativa representa um marco não apenas para o governo federal, mas também como inspiração para estados e municípios. “Pensar a modernização dos concursos públicos no Brasil é pensar para além da União. É incluir estados e, principalmente, os municípios, onde está concentrada a maior parte da força de trabalho pública do país.”

Finanças, Impostos e Gestão Pública
Tags: CONCURSOS PÚBLICOSCPNUCONCURSO NACIONAL
Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter Compartilhe por LinkedIn Compartilhe por WhatsApp link para Copiar para área de transferência
  • Acesso à Informação
    • Ações e Programas
      • Carta de Serviços
      • Concessões de Recursos Financeiros ou Renúncias de Receitas
      • Estratégia e Governança
      • Processo Eletrônico Nacional (PEN)
      • Programa Nacional de Processo Eletrônico
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Pró-Integridade
      • Sustentabilidade
      • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • Acordos de Cooperação Técnica
      • 2025
      • 2024
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Auditorias
      • Prestação de Contas
      • Rol de Responsáveis
      • Relatórios da CGU
      • Plano Anual de Atividades de Auditoria Interna (PAINT)
      • Relatório Anual de Atividades de Auditoria Interna (RAINT)
      • Ações de Supervisão, Controle e Correição
    • Análise de Impacto Regulatório (AIR)
      • Dispensas de AIR
    • Convênios e Transferências
      • Repasses e transferências de recursos financeiros
      • Termos de Execução Descentralizada
      • Protocolo de Intenções
      • Convênios e Transferências
    • Dados Abertos
      • PDA
      • Painel de Dados Abertos da CGU
      • Portal Brasileiro de Dados Abertos
    • Informações Classificadas
      • Formulário para desclassificação de informações
      • Pedido de Desclassificação de Informação ou de revisão da classificação de informações classificadas
    • Institucional
      • Estrutura organizacional
      • Competências
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Quem é Quem
      • Perfil Profissional
      • Horário de Atendimento
      • Atos Normativos
    • Licitações e Contratos
    • Participação Social
      • Ouvidoria
      • Audiências e Consultas Públicas
      • Conferências
      • Editais de Chamamento Público 2025
    • Perguntas Frequentes
      • Concursos Públicos
      • Sigepe
      • Ponto eletrônico
    • Receitas e Despesas
      • Receita Pública
      • Quadro de Execução de Despesas, por Unidade Orçamentária
      • Despesas com Diárias e Passagens
      • Notas Fiscais Eletrônicas
    • Servidores
      • Servidores
      • Concursos públicos
      • Relação Completa de Empregados Terceirizados
      • Capacitação
      • Avaliação de Desempenho Institucional
      • Seleções Públicas
    • Sanções Administrativas
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Estrutura Organizacional
      • Competências
      • Principais cargos e respectivos ocupantes (“Quem é quem”)
      • Base Jurídica da Estrutura Organizacional e das Competências
      • Estratégia e Governança
      • Programas, projetos, ações, obras e atividades
      • Execução orçamentária e financeira
      • Demonstrações Contábeis
      • Demonstrativo Bimestral Orçamentário e Financeiro
      • Obras
      • Licitações e Contratos
      • Vagas de Consultoria
      • Empregados Terceirizados
      • Relatório de Gestão Integrado
      • Abordagens, Determinações e Recomendações de Órgãos de Controle
      • Rol de Responsáveis
      • Acórdão TCU nº 1.286/2021
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Contatos e horário de atendimento
      • Transferências
    • Privacidade e proteção de dados
    • Estratégia e Governança
    • Acordos de Cooperação com a Sociedade Civil
  • Assuntos
    • Notícias
      • 2025
    • Ações afirmativas na Gestão
      • Reserva de vagas para negros em concursos públicos​
      • Reserva de vagas para indígenas em concursos públicos
      • Reserva de vagas para pessoas com deficiência em concursos públicos
    • Almoxarifado Virtual Nacional
    • Central de Compras
      • Almoxarifado Virtual Nacional
      • MobGov
      • Taxigov
      • Transparência
      • Projetos em Andamento
      • Formulários
      • Serviço Centralizado de Limpeza
      • Ações para o G20 no Brasil
      • Codificagov
      • Mais serviços
      • Conheça a SEGES e a Central de Compras
      • Central de Compras
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Compra Direta de Passagens
      • Ações de prevenção e combate aos incêndios florestais
      • Gestão abre Intenção de Registro de Preços para contratação de serviço móvel pessoal com gerenciamento de dispositivos
      • 3º Seminário de Boas práticas em Contratações Públicas
    • Comissão dos Ex-Territórios Federais
      • Atas de Julgamento
      • Portarias de Deferimentos
      • Notícias
      • Fatos ou Fakes?
      • Legislação
      • Central de Atendimento CEEXT
      • Roda de conversas
      • Notificações
    • Comissão Interministerial de Contratações Públicas para o Desenvolvimento Sustentável
      • Sobre a Comissão
      • Resoluções, Atas e Comunicados
      • Dados e Estudos
      • Normativos
      • Eventos
      • Eventos
      • ENCP
    • Compras governamentais
    • Conta gov.br
    • Contratação de mulheres em situação de violência
      • Perguntas Frequentes
      • Legislação
      • Alteração do Decreto 11.430/23: agiliza adesão e reforça responsabilidades na política de cotas para mulheres em situação de violência doméstica
    • Especial - Imóvel da Gente
    • Empresas Estatais Federais
      • A SEST
      • Agenda Pública
      • Dados Gerais: Conselhos e Estatais
      • Empresas Estatais Federais
      • Espaço do Conselheiro
      • Governança
      • IG-SEST
      • Legislação
      • Orçamento
      • Pacto pela Diversidade, Equidade e Inclusão nas Empresas Estatais
      • Panorama das Estatais
      • Pessoas
      • Quem é Quem
      • Transparência
    • Corregedoria
      • NOTÍCIAS
      • Documentos e Pdfs
      • Instrução Normativa CORREG/MGI nº 22, de 16 de julho de 2024:
    • Gestão e Inovação
      • Compras públicas centralizadas
      • Informações, sistemas e serviços de gestão
      • Inovação Governamental e Carreiras Transversais
      • Modelos organizacionais
      • Contratações públicas, normas e sistemas de logística
      • Transferências da União e Monitoramento de Obras Públicas
    • Governo Digital
      • Governo Digital
    • Meu Imóvel Rural
      • FAQ
    • Nova Lei de Licitações
    • Patrimônio da União
      • Governança
      • História da SPU
      • Estrutura Organizacional
      • Serviços da SPU
      • Fale Conosco SPU
      • Ouvidoria
      • Perguntas e respostas
      • Atendimento ao cidadão
      • Perguntas frequentes
      • Estrutura Organizacional
      • Destinação - Entidades
      • Secretaria do Patrimônio da União
      • Imóvel da Gente
      • Programas e Ações
      • Geoportal
      • Projeto Racionaliza
      • Gestão de Praias
      • Carta de Serviços SPU
    • Pesquisa Vozes
      • Perguntas e Respostas - Pesquisa Vozes no Serviço Público
      • Passo a passo
      • Experiências internacionais
      • Cronograma
      • Taxa de adesão
      • Quem é Quem na Pesquisa Vozes
      • Uso dos dados
      • Arquivos
      • Relatórios
    • Plano Setorial de Prevenção e Enfrentamento do Assédio e da Discriminação do MGI 2024-2026
    • Portal de Compras
    • Portal do Servidor
    • Programa de Gestão e Desempenho
      • Portal PGD
      • glossário
    • Receitas Patrimoniais
      • Receitas Patrimoniais
    • Serviços Compartilhados
    • Sistema de Concessão de Passagens
    • Transferegov.br
    • Cine Bloco K
    • Transformação do Estado
    • Congresso do CLAD 2024
    • Prevenção e Enfrentamento do Assédio
    • MGI na COP30
  • Canais de Atendimento
    • Chat de atendimento da conta gov.br
    • Contatos
    • Fale Conosco
    • Imprensa
      • Avisos de Pauta
    • Ouvidoria
      • Serviços
      • Serviço de Informação ao Cidadão - SIC
    • Central de atendimento aos usuários de serviços e sistemas do MGI
  • Central de Conteúdo
    • Publicações
      • Apresentações
      • Artigos
      • Boletins
      • Demonstrações Contábeis
      • Editoriais
      • Manuais
      • Revistas
      • Planos
      • Guias
      • Livro CPNU
    • Balanços da Gestão
      • Balanço - 2024
      • 6 meses
      • 100 dias
      • Balanço das Ações 2023/25
    • Redes Sociais
      • Instagram
      • Linkedin
      • YouTube
      • Flickr
      • Regras de convivência
      • Bluesky
    • Relatórios das Estatais
    • Relatório States of the Future
      • Relatório Multimídia
      • Relatório States of the Future - Versão em Português
      • Final Report States of the Future - English Version
      • Informe Final State of the Future - Espanõl Versión
    • Documento de discussão - “Um Estado inclusivo, democrático e efetivo a serviço da população brasileira”
    • Estado, Democracia e Desigualdades Na América Latina e Caribe
  • Composição
    • Quem é Quem
      • Ministra e Órgãos de Assistência Direta
      • Secretaria Extraordinária para a Transformação do Estado | SETE
      • Secretaria de Gestão e Inovação | SEGES
      • Secretaria de Governo Digital | SGD
      • Secretaria de Gestão de Pessoas | SGP
      • Secretaria de Relações de Trabalho | SRT
      • Secretaria do Patrimônio da União | SPU
      • Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais | SEST
      • Secretaria de Serviços Compartilhados | SSC
      • Arquivo Nacional | AN
      • Comissão de Ética | CE
  • Concurso Público Nacional Unificado
    • Convocação Novas Vagas
      • Total de Vagas
      • Aprovados / Convocados
      • Manifestação de Interesse
      • Lista de Espera
      • Sub Judice
  • Federativo
    • Cooperação Federativa
    • Catálogo de Soluções | + de 30 serviços disponíveis
    • Programa Nacional de Gestão e Inovação
    • Painéis
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Twitter
  • Instagram
  • YouTube
  • Flickr
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página
Fale Agora Refazer a busca