Notícias
FNTU
Cases do ColaboraGov são destaque no X Fórum Nacional de Transferências e Parcerias da União
Isabela Gebrim, secretária-adjunta de Serviços Compartilhados do ministério, durante a palestra “Uso da Tecnologia para Alavancar seus Serviços: Cases do ColaboraGov”. Foto: Andrea Alcantara
Nesta terça-feira (3/6), o auditório Buriti, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, recebeu a palestra “Uso da Tecnologia para Alavancar seus Serviços: Cases do ColaboraGov”, durante a programação do X Fórum Nacional de Transferências e Parcerias da União — evento promovido pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), de 3 a 5 de junho.
A apresentação da secretária-adjunta de Serviços Compartilhados do ministério, Isabela Gebrim, destacou os avanços promovidos pelo Centro de Serviços Compartilhados do MGI (ColaboraGov), modelo inovador de serviços compartilhados que já atende 13 ministérios e mais de 40 órgãos em todo o país. A iniciativa tem como foco a padronização, a organização e a eficiência na prestação de serviços administrativos, como gestão de pessoas, contratos, logística, tecnologia da informação, orçamento e finanças.
Entre os resultados apresentados, destacam-se:
-
R$ 2,37 bilhões de economia projetada em quatro anos;
-
142 mil solicitações de serviços atendidas em apenas sete meses;
-
1.730 contratos gerenciados, somando quase R$ 4,86 bilhões;
-
58 de NPS (Net Promoter Score), indicando alta satisfação dos usuários; e
-
230 soluções de TI desenvolvidas, incluindo sistemas, painéis e portais.
Também foram evidenciadas ações com impacto social viabilizadas pelo modelo, como a operacionalização do Auxílio Reconstrução no Rio Grande do Sul, o apoio ao Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e a contratação emergencial de transporte para distribuição de cestas básicas aos povos Yanomami.
Iniciativas de inclusão e acolhimento também foram apresentadas, como a implantação de cotas para mulheres em situação de violência nos contratos públicos, a inauguração da primeira Sala de Amamentação na Esplanada dos Ministérios e o lançamento do programa Viver Bem, voltado para a saúde mental dos servidores.
A comunicação também foi reconhecida como elemento estratégico para o sucesso do projeto, com ações que fortalecem a cultura colaborativa, promovem a identidade visual do ColaboraGov e asseguram uma linguagem acessível e inclusiva.
Referência nacional
O crescente número de aposentadorias nas áreas de suporte e a entrada de novos profissionais sem a experiência necessária reforçam a necessidade de novas abordagens para garantir a continuidade e a qualidade dos serviços. Diante desse cenário, o modelo de serviços compartilhados foi apresentado como referência nacional em gestão pública, com uma abordagem flexível, replicável e orientada por resultados mensuráveis, consolidando-se como instrumento estratégico para a modernização do Estado brasileiro.
Durante o debate, participantes destacaram os resultados expressivos alcançados em pouco mais de dois anos, ressaltando a importância do compartilhamento de serviços para a Administração Pública. A reflexão final indicou que o modelo apresenta potencial para se consolidar como uma solução estrutural, considerando os desafios e demandas do cenário atual.
Sobre o FNTU
O Fórum Nacional das Transferências e Parcerias da União (FNTU) é realizado anualmente pelo MGI, em uma parceria do governo federal com estados, municípios, órgãos de controle e sociedade civil para compartilhar e debater as inovações normativas e tecnológicas que envolvem o processo de parcerias e transferências da União, execução de políticas públicas nos municípios e diversos outros temas relacionados à inovação da gestão pública no Brasil.
Com o tema “Um universo de possibilidades para a gestão pública”, o evento conta com o apoio do Governo do Distrito Federal, da Companhia Ambiental de Saneamento do Distrito Federal (Caesb) e do Fundo Nacional de Saúde (FNS). A realização é compartilhada com a Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais (Flacso), e o patrocínio master é da Caixa Econômica Federal.
Também são patrocinadores a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), o Banco do Nordeste, o Banco do Brasil, a Fundação Nacional de Saúde (Funasa), o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Ministério da Saúde.
Confira aqui a programação completa do X FNTU: https://www.gov.br/transferegov/pt-br/noticias/eventos/proximos-eventos/fntu2025