Notícias
ESTATAIS
Ministério da Gestão promove troca de experiências entre estatais no 3º Fórum de Compartilhamento de Boas Práticas
Secretário-adjunto da Sest, Pedro Cavalcante e vice-presidenta de pessoas do BB, durante abertura do 3º Fórum de Compartilhamento e Boas Práticas das Empresas Estatais. Foto: Washington Costa
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), por meio da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest), realizou nesta quarta-feira (20/8), o 3º Fórum de Compartilhamento e Boas Práticas das Empresas Estatais. O encontro reuniu representantes das empresas estatais para discutir os temas “Tópicos de Pessoal – desempenho, negociações, remuneração e desligamento” e é mais uma iniciativa integrada ao Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais – Inova.
A série de fóruns tem sido organizada em parceria com diferentes empresas e, nesta edição, o encontro ocorreu na sede do Banco do Brasil, em Brasília. A abertura foi feita pelo secretário adjunto da Sest, Pedro Cavalcante. “O Fórum é uma oportunidade de fortalecer a capacidade das estatais para desempenharem aqueles papeis para as quais foram criadas, prestar um serviço de qualidade, com sustentabilidade e inclusão. A gente acredita que o caminho é colaborar e inovar”, explicou o secretário.
Ana Cristina Rosa, a vice-presidenta do BB, deu boas-vindas aos presentes e falou sobre a importância de reunir as estatais para debater temas de interesse mútuo. “Tenho 25 anos de experiência em gestão de pessoas e nunca participei de uma oportunidade como essa, de reunir as mais de 40 empresas estatais para discutir os temas que afetam a todas”, disse.
Tópicos em Pessoal
Pela manhã, no painel “Avaliação de desempenho e repercussões financeiras”, o gerente executivo do Banco do Brasil, Gustavo Scortegagna, apresentou as ferramentas e conceito utilizados pela empresa e ressaltou que tudo está conectado aos programas de qualificação, encarreiramento, premiações e movimentações dentro da empresa. No painel “Preparação para aposentadoria”, conduzido pela Finep, a Diretora Administrativa Janaína Prevot demonstrou as ações da empresa referentes ao pós-emprego, como o programa Elos, que além de buscar orientar o servidor durante sua carreira, tem conteúdos sobre educação financeira, por exemplo.
A segunda parte do evento foi iniciada com o painel “negociações coletivas” apresentado pela Petrobras, quando foi debatida a necessidade de mapear os interesses dos diversos agentes, observados os limites colocados pelo acionista, e criar estratégias e acordos que convirjam para satisfação das múltiplas demandas. Antes de abrir o espaço da mesa de negociação, a empresa estuda os cenários, avalia as capacidades à luz da sustentabilidade financeira, conforme esclareceu a gerente executiva de RH da empresa, Lilian Soncin.
No painel “PDV”, a superintendente nacional de Trajetória e Desenvolvimento da CAIXA, Tatiana Mara, apresentou um Programa de Desligamento Voluntário considerado muito bem-sucedido. Ela explicou que a empresa estudou bem o perfil dos empregados, definiram um público-alvo dos desligamentos e estabeleceram critérios que incentivassem justamente esse público a aderir. Apesar de o PDV ter sido aberto a quase metade do quadro de empregados, 95% das adesões vieram justamente do público-alvo, demonstrando a assertividade da estratégia adotada.
No painel “remuneração global de diretores e empregados”, o diretor de Governança e Avaliação de Estatais, Renato Biggliazi, e a diretora de Política de Pessoal e Previdência Complementar de Estatais, Jussara Valadares, ambos da Sest, falaram sobre o histórico de reajustes de honorários e perspectivas em remuneração global dos estatutários. O diretor explicou o fluxo de proposta e de análise, quais são as premissas que a empresa deve seguir na formulação da proposta.
Para o encontro foram convidadas as 44 empresas estatais federais. com a participação e a interação expressiva das empresas durante os painéis, com muita troca de experiências e gerou diversos feedbacks positivos.
No encerramento, a diretora Jussara ressaltou que “O Fórum de Compartilhamento de Boas Práticas tem como objetivo criar uma rede de colaboração e apoio entre representantes das empresas estatais federais, possibilitando a melhora dos resultados e da governança. A Sest reforça seu compromisso de atuar de forma colaborativa para encontrar soluções que promovam o fortalecimento das nossas empresas”.
Leia também: