Notícias
GOVERNO DIGITAL
Gestão divulga nova versão do Autodiagnóstico de Qualidade dos Serviços Digitais
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) divulgou, na segunda-feira (25/8), a nova versão do Autodiagnóstico de Qualidade dos Serviços Digitais. O objetivo da medida do Laboratório de Qualidade (LabQ) da pasta é melhorar os serviços públicos prestados de forma digital para as pessoas. A ferramenta é uma das soluções do Painel de Gestão de Qualidade, que está sendo desenvolvido para apoiar gestores de serviços digitais.
“Esse Autodiagnóstico é essencial para os órgãos que assinaram o Plano de Transformação Digital (PTD) e precisam de um direcionamento para construir um plano de ação eficaz para a evolução do serviço ofertado para as pessoas”, explicou o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. A nova ferramenta é composta por um questionário estratégico baseado em nove critérios de qualidade que permite ao gestor avaliar seu serviço digital.
Ao final, a ferramenta gera automaticamente uma matriz de diagnóstico com priorização de ações e trilhas de apoio personalizadas para cada serviço. “Ainda nessa linha, também vamos enviar conteúdos personalizados para os gestores, para apoiar as ações de melhoria e evolução”, completou o secretário. O Autodiagnóstico já está disponível no portal de Governo Digital e o resultado ficará disponível somente para o gestor do serviço.
O LabQ é voltado para a experimentação e (re)desenho de serviços públicos digitais. O laboratório utiliza métodos, técnicas e ferramentas de Experiência do Usuário (UX) e Experiência do Cidadão (CiX) para diagnóstico e identificação de oportunidades de melhoria e inovação – sem custo para o seu órgão.
Painel de Gestão da Qualidade
Em breve, o Painel de Gestão da Qualidade reunirá, em um só lugar, dados e encaminhamentos personalizados que possibilitam a evolução contínua dos serviços prestados. Ele será composto por três grandes pilares:
-
Autodiagnóstico de Qualidade: Uma ferramenta de autoavaliação para identificar pontos de melhoria;
-
Nível de Maturidade Digital: Uma classificação automática do quão maduro digitalmente o serviço encontra-se naquele momento (em construção);
-
Avaliação de Satisfação: O acompanhamento contínuo da experiência do usuário (em construção).