FAQ
-
-
O que é o "Meu Imóvel Rural"?
O Meu Imóvel Rural é uma aplicação que consolida, em um único ambiente digital, informações de imóveis rurais dispersas em cadastros de diferentes órgãos do Governo Federal. Com a aplicação, o usuário pode visualizar os dados do imóvel ou baixar documentos em PDF.
Meu Imóvel Rural foi desenvolvido pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) e pode ser acessado por computador, via web, ou baixado como aplicativo de celular.
-
Quais informações estarão disponíveis no “Meu Imóvel Rural”?
Nesse momento, os usuários poderão acessar dados e documentos dos seguintes sistemas: Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) e Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) ambos mantidos pelo Incra; Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR) mantido pelo MGI.
Meu Imóvel Rural começa disponibilizando dados de três cadastros. Posteriormente, será expandido para agregar novas informações.
-
Qual a diferença entre “Meu Imóvel Rural” e os cadastros originais – Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR), Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) e Sistema do Cadastro Ambiental Rural (SICAR)?
A aplicação “Meu Imóvel Rural” disponibiliza para o detentor do imóvel os dados de três bases de governo em um único ambiente digital.
-
Quem poderá usar “Meu Imóvel Rural”?
A aplicação está disponível para todas as pessoas físicas detentoras de imóveis rurais (proprietários e possuidores de terra).
Em breve, o Meu Imóvel Rural poderá ser usado também pelas pessoas jurídicas detentoras de imóveis rurais.
-
Como os detentores de imóvel e agricultores poderão acessar “Meu Imóvel Rural”?
O Meu Imóvel Rural pode ser acessado no computador ou por aplicativo de celular. Em ambos os casos, o acesso será realizado por autenticação do CPF via login GOV.BR.
Caso o detentor do imóvel rurall não possua uma conta GOV.BR, será necessário criá-la. Saiba como criar uma conta GOV.BR em: https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/conta-gov-br
-
Meu Imóvel Rural vai substituir os cadastros originais?
Não. A aplicação “Meu Imóvel Rural” tem o objetivo de reunir e mostrar informações de imóveis rurais dispersas em diferentes cadastros de governo. No entanto, não substitui os sistemas originais no que diz respeito à coleta das informações.
“Meu Imóvel Rural” não faz a inclusão de cadastro de imóveis e, atualmente, não permite a alteração de cadastros já incluídos. A aplicação facilita o acesso à informação centralizando dados e documentos de imóveis que já foram cadastrados em sistemas competentes.
-
O aplicativo vai mostrar quando forem realizadas alterações nos cadastros do imóvel rural?
Sim. Quando alterações de cadastro do imóvel forem realizadas no sistema de origem (compra e venda de parcelas, por exemplo), essa informação também será visualizada na aplicação “Meu Imóvel Rural”.
Meu Imóvel Rural consulta os sistemas de origem e sempre apresenta dados atualizados dos imóveis.
-
Por que um mesmo imóvel pode aparecer duas ou três vezes dentro da aplicação?
Em sua tela inicial, “Meu Imóvel Rural” permite a visualização de todos os imóveis rurais vinculados a seu CPF. Os imóveis aparecem distribuídos em três grupos, que correspondem ao sistema onde os imóveis foram originalmente cadastrados. Desse modo, se você tem um imóvel que foi (corretamente) cadastrado no SICAR e no sistema do Incra (SNCR), o imóvel irá aparecer nesses dois grupos. Se o mesmo imóvel teve sua área georreferenciada, ele também aparecerá no grupo das áreas georreferenciadas no SIGEF.
Em alguns casos, a aplicação “Meu Imóvel Rural” consegue identificar de forma automática que um determinado imóvel constante em diferentes grupos é o mesmo; em outros casos, não – isso depende do preenchimento de campos opcionais do formulário de inclusão dos imóveis nos sistemas de origem. Quando “Meu Imóvel Rural” consegue identificar que o imóvel é o mesmo, a aplicação indicará os cadastros que se encontram vinculados.
-
Por que quando visualizo as informações de um imóvel, algumas vezes são mostrados os dados se todos os sistemas e bases de governo em uma única tela e, outras, os dados vêm em telas separadas?
Ao clicar em um imóvel na tela inicial, o usuário é direcionado para uma tela em que consegue visualizar os dados e baixar documentos do imóvel clicado. Serão apresentados os dados de uma única base de governo quando a aplicação não conseguir identificar o mesmo imóvel em outras bases. Quando a aplicação conseguir identificar que o imóvel inicialmente clicado também está nas outras duas bases, a tela de dados e documentos virá completa, mostrando as informações do imóvel nas diferentes bases.
Por exemplo, ao clicar em um imóvel do agrupamento SICAR, o usuário visualizará apenas os dados do SICAR, caso a aplicação não identifique o mesmo imóvel nos sistemas do INCRA (SNCR ou SIGEF). No entanto, caso a aplicação consiga fazer o vínculo, não importa em qual agrupamento o imóvel seja clicado, o usuário sempre visualizará os dados para todos os cadastros.
-
O aplicativo vai mostrar quando houver inconsistências cadastrais no imóvel?
Sim. Quando a informação sobre um mesmo imóvel apresentar valores distintos em diferentes bases, “Meu Imóvel Rural” mostrará uma alerta indicando a inconsistência. No momento, a aplicação rastreia a inconsistência dos seguintes dados: área, município, estado.
Exemplo: no Cadastro Ambiental Rural (CAR) consta o registro de que o imóvel tem 100 hectares e no Sistema Nacional de Cadastro Rural (SNCR) a área do mesmo imóvel constar como 120 hectares. “Meu Imóvel Rural” exibirá a inconsistência em tela e disponibilizará link para corrigir a informação nos sistemas de origem.
Importante: “Meu Imóvel Rural” não fará alteração em bases de dados de origem dos sistemas. Na primeira versão, a aplicação vai apenas apontar as possíveis divergências e disponibilizar ao usuário um link para o sistema de origem.
-
O que é o "Meu Imóvel Rural"?