Notícias
CINCO lança relatório sobre sludges em parceria com equipe do Contrata+Brasil
Nos últimos meses, a Diretoria de Inovação (DINOV) e a Diretoria de Normas e Sistemas de Logística (DELOG) juntaram esforços para o aprimoramento de duas iniciativas em andamento no Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos: o método FCINCO e o Contrata+Brasil. As atividades e resultados da 1ª rodada da parceria estão reunidos em relatório publicado nesta semana pela CINCO.
A CINCO/DINOV está trabalhando no aperfeiçoamento do FCINCO, método para identificar e eliminar barreiras comportamentais de serviços públicos digitais e tornar mais simples e acessível a interação entre o governo e as pessoas usuárias. Conhecidas internacionalmente como sludges, essas barreiras têm influência direta na efetividade das políticas públicas, dificultam a conclusão do processo digital, causam frustração, desengajamento, falta de confiança nas instituições públicas e, em situações mais graves, podem levar à exclusão de pessoas com pouca habilidade no ambiente digital.
Segundo Marizaura Camões, coordenadora da CINCO, esse é o diferencial do FCINCO. “Quando se fala em Ciências Comportamentais aplicadas a políticas públicas, normalmente as pessoas se lembram primeiro dos nudges, do incentivo ao comportamento desejado. Mas muitas vezes é preciso ajustar o ambiente e a forma como o serviço é oferecido para torná-lo mais simples, fácil e acessível, retirando aquilo que pode estar funcionando como uma barreira.”
No lado da DELOG, o Contrata+Brasil é uma iniciativa que tem como objetivo principal diminuir a burocracia das contratações públicas e abrir novas oportunidades para pequenos fornecedores. Assim, microempreendedores individuais (MEI) podem oferecer seus serviços diretamente ao governo, sem precisar lidar com editais extensos ou processos demorados das licitações tradicionais.
Juntas, as duas áreas utilizaram o FCINCO para compreender a jornada dos MEIs para realização do cadastro na plataforma e identificar sludges nesse caminho, a fim de tornar o processo ainda mais simples e rápido do que é. Em uma oficina de insights e ideação, realizada no final de junho, as equipes também refletiram sobre possíveis intervenções para remover essas barreiras indesejadas.
"As oficinas da CINCO permitiram evidenciar as principais dores que os fornecedores (MEIs) sofrem ao utilizar a plataforma Contrata+Brasil. Os insights obtidos a partir desse exercício já estão subsidiando a implementação de melhorias na plataforma para otimização da jornada do usuário fornecedor, tornando-a ainda mais simples e intuitiva“, apontou Marcelo Pontes, coordenador-geral de Gestão Estratégica da DELOG, que tem trabalhado diretamente com o programa em diversos estados e municípios brasileiros.
O acompanhamento de MEIs durante o mapeamento de sludges foi fundamental para se ter uma real compreensão das dificuldades que poderiam enfrentar e os impactos desses sludges para os usuários. “Tudo isso sob a premissa de que a natural inexperiência dos MEIs em contratações públicas, se não adequadamente tratada, será um limitador ao alcance do propósito maior de se fazer que o poder de compra do estado impulsione as economias locais e crie novas oportunidades de emprego e renda, especialmente para os micro e pequeno empreendedores.", concluiu Pontes.
O Relatório com as atividades da parceria pode ser acessado aqui.

- Mapeamento Anti-Sludge FCINCO