FCINCO é um método em aperfeiçoamento na CINCO que tem como objetivo identificar e dimensionar barreiras comportamentais em serviços públicos digitais, usando os conhecimentos das Ciências Comportamentais sobre o processo de tomada de decisão das pessoas.
Conhecidas internacionalmente como SLUDGES , essas barreiras têm influência direta na eficácia e na efetividade das políticas públicas.
São barreiras ocultas e involuntárias, que desmotivam a pessoa usuária durante a interação com o governo. Elas se escondem em instruções desatualizadas ou conflitantes, ou ainda, no uso de linguagem complicada, exigências desnecessárias e outras dificuldades. Por exemplo, uma navegação pouco intuitiva pode confundir e leva o(a) usuário(a) a fazer escolhas erradas.
Os SLUDGES estão nas ausências e nos excessos que geram sobrecarga cognitiva e emocional, como na falta de recursos assistivos, e também na existência de procedimentos difíceis de serem feitos de forma autônoma por algumas pessoas, que restringem o amplo acesso a direitos e serviços. São barreiras que geram impactos que vão desde frustração,e perda de confiança no serviço, até a exclusão de importante parcela da população brasileira; em especial, pessoas com baixa escolaridade ou pouca habilidade digital.
Partindo do entendimento dos comportamentos reais observados, o método FCINCO procura apoiar implementadores de políticas públicas a diagnosticar barreiras, analisar seu impacto nas pessoas usuárias, identificar e priorizar intervenções para melhoria da experiência e efetividade do serviço público.