Perguntas frequentes
-
-
O que são Organismos de Políticas para Mulheres (OPM)?
Os OPMs são entidades governamentais voltadas à formulação e implementação de políticas públicas que asseguram os direitos das mulheres e promovem a igualdade de gênero e enfrentamento de todas as formas de violência contra elas. Esses organismos podem assumir diferentes formatos, como secretarias estaduais ou municipais de mulheres, ou outras entidades dedicadas à gestão dessas políticas.
-
Como o OPM encaminha as candidatas para as vagas disponíveis?
O OPM analisa o cadastro recebido da rede de atendimento e identifica quais mulheres têm perfil compatível com a vaga (escolaridade, experiência, cursos, etc). Nesse processo, prioriza mulheres pretas e pardas. Depois, o OPM envia uma lista com as interessadas ao órgão público federal responsável pelo contrato. A empresa contratada por esse órgão, por meio de licitação, é quem realiza a entrevista, a seleção e a contratação.
-
Como provo para o OPM que sou vítima de violência doméstica?
Você não precisa apresentar boletim de ocorrência ou processo judicial. O reconhecimento é feito pela rede de atendimento às mulheres em situação de violência (como Centros de Referência da Mulher, Casas da Mulher Brasileira, Casas da Mulher dos estados ou municípios, entre outros). A profissional que acompanha o seu caso encaminha seus dados ao OPM, se você autorizar.
-
O que são Organismos de Políticas para Mulheres (OPM)?