O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas (COP30), a ser realizada em Belém (PA), em novembro de 2025. De acordo com estimativas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), é esperado um fluxo de mais de 40 mil visitantes durante os principais dias da Conferência. Deste total, aproximadamente 7 mil compõem a chamada "família COP", formada pelas equipes da ONU e delegações de países membros.
Para o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a COP30 será diferente de todas as outras. "Uma coisa é discutir a Amazônia no Egito; outra coisa é discutir a Amazônia em Berlim; outra coisa é discutir a Amazônia em Paris. Agora, não. Agora nós vamos discutir a importância da Amazônia dentro da Amazônia. Nós vamos discutir a questão indígenas, vendo os indígenas. Nós vamos discutir a questão dos povos ribeirinhos, vendo os povos ribeirinhos e vendo como eles vivem", sentenciou o presidente.
O que é a COP30 e sua importância para o Brasil?
A COP30 é a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (Conferência das Partes), um encontro global anual onde líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais e representantes da sociedade civil discutem ações para combater as mudanças do clima. É considerado um dos principais eventos do tema no mundo.
Representa uma oportunidade histórica para o Brasil reafirmar seu papel de liderança nas negociações sobre mudanças climáticas e sustentabilidade global. O evento permitirá ao país demonstrar seus esforços em áreas como energias renováveis, biocombustíveis e agricultura de baixo carbono, além de reforçar sua atuação histórica em processos multilaterais, como na Eco-92 e na Rio+20.
Caravana
A Iaraçu partirá de Manaus (AM) em 28 de outubro. O itinerário estabelece paradas em diversas cidades e comunidades ribeirinhas e mobilização de pesquisadores, instituições de ensino, organizações sociais para troca de conhecimentos. Além de Manaus e Belém, o trajeto prevê escalas em Itacoatiara, Parintins, Óbidos, Santarém, Monte Alegre, Almeirim, Gurupá, e Breves. O barco marcará presença, ainda, nas deliberações sobre as mudanças climáticas durante a COP30, entre 10 e 21 de novembro.
Impacto da pós-graduação brasileira na Agenda 2030
Esta obra busca identificar o impacto da pós-graduação stricto sensu na Agenda 2030, da Organização das Nações Unidas (ONU), a partir da seleção de destaques de projetos e ações que vem sendo desenvolvidos nas nove grandes áreas do conhecimento, bem como identifica temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e que estão presentes nos documentos orientadores das 50 áreas de avaliação. Além disso, faz um histórico do Sistema Nacional de Pós-Graduação e dos Planos Nacionais de Pós-Graduação e mostra números relacionados à produção da pós-graduação brasileira (em teses, dissertações, artigos e outros produtos intelectuais. Por fim, elenca propostas de encaminhamento para a construção da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
Notícias
- Agenda Nacional elenca 20 macrotemas estratégicos para formação
- CAPES, CNPq e França assinam acordo em caravana científica
- Parceiros franceses exaltam atuação conjunta com a CAPES
- Projetos abordam mitigação, adaptação e resposta às mudanças climáticas
- Parintins é a segunda parada da caravana científica e intercultural
- CAPES prestigia bolsistas do Pibid na Ufam, em Itacoatiara
- Caravana científica e intercultural inicia percurso no rio Amazonas
- O Brasil é o país que mais estuda e publica sobre a Amazônia
- ODS permeiam pesquisas de todas as áreas de avaliação
- ODS estão em 50 mil teses e dissertações, constata publicação
- CAPES lança livro sobre impacto da pós-graduação na Agenda 2030
- Livro destaca impacto da pós-graduação brasileira na Agenda 2030
- Caravana celebra parceria França-Brasil e estará na COP-30
- Caravana científica e intercultural percorrerá o rio Amazonas