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COP30
Projetos abordam mitigação, adaptação e resposta às mudanças climáticas
A pós-graduação brasileira conta com projetos que tratam de mitigação, adaptação e resposta às mudanças climáticas. As ações abordam diferentes aspectos relacionados ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 13, tema do capítulo 6 do livro Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Agenda 2030: Contribuição da CAPES para a COP 30 na Amazônia.
O ODS em questão estabelece uma Ação Contra a Mudança Global do Clima. A ciência do Brasil se faz presente nas nove grandes áreas do conhecimento reconhecidas pela CAPES/MEC. Isso significa que as ações estão tanto no campo das Ciências da Vida, quanto das Humanidades e das Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar.
Em relação à mitigação das mudanças climáticas, o projeto destacado das Ciências Agrárias trata da redução de emissão de gás metano na pecuária. O das Ciências Biológicas é voltado para o desenvolvimento de tecnologias mais limpas para o setor de petróleo. Já o das Engenharias traz uma contribuição para a transição energética, com foco em hidrogênio verde.
No campo da adaptação, o trabalho de destaque das Ciências da Saúde se propõe a compreender os impactos para a saúde e preparar a sociedade para tal. O das Ciências Humanas faz uma análise de vulnerabilidade e traça estratégias de adaptação em comunidades, enquanto o de Linguística, Letras e Artes explora o potencial para abordar a adaptação de paisagens culturais à mudança climática.
Já em relação às respostas a emergências climáticas, a iniciativa das Ciências Sociais Aplicadas citada no livro traz soluções de design e arquitetura para adaptação. A das Ciências Exatas e da Terra desenvolve ferramentas de monitoramento e respostas a emissões intensificadas pela mudança climática, proposta semelhante à de Multidisciplinar para previsão e alerta a eventos climáticos extremos.
Ao final do capítulo, os autores traçam 12 estratégias de engajamento. E chegam à conclusão de que “ao integrar a sustentabilidade no núcleo da educação de pós-graduação, promover pesquisas voltadas para a emergência climática e incentivar projetos com impacto prático, os programas de pós-graduação podem contribuir significativamente para a solução da crise climática”.
Assinam o capítulo Rômulo Orrico, Raimundo Macêdo, Augusto Bezerra, Francisco Mendonça, Mercedes Bustamante e Nilo de Oliveira Nascimento.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
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