Ir para o Conteúdo 1 Ir para a Página Inicial 2 Ir para o menu de Navegação 3 Ir para a Busca 4 Ir para o Mapa do site 5
Portal Gov.br Ministério da Educação
Acesso rápido
  • Acesso rápido
  • Órgãos do Governo
  • Acesso à Informação
  • Legislação
  • Acessibilidade
  • Redefinir Cookies
  • Mudar para o modo de alto contraste
Abrir menu principal de navegação
CAPES
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
      • Resultados 2023
      • Resultados 2022
      • Resultados 2021
      • Resultados anteriores
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Avaliação
    • Bolsas e Estudantes
    • Educação a Distância
    • Formação de Professores da Educação Básica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Estatuto da CAPES
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Conselho Superior
      • Conselho Técnico-Científico da Educação Superior
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Planejamento Estratégico
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Legislação aplicável
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Comissão de Ética
    • Agenda de Autoridades
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Carta de Serviços ao Usuário
    • Auditorias
      • Universo de Auditoria da CAPES
      • Paint/Raint
      • Relatórios de Auditoria
      • Relatórios de Gestão e Auditorias Anuais de Contas
      • Monitoramento das Recomendações e Determinações
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Documentos/Legislação
      • Cursos Indicados
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
    • Convênios e Transferências
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
    • Servidores
      • Servidores
      • Concurso Público CAPES 2012/2013
      • Servidores em Trabalho remoto/presencial
      • Quantitativo de Estagiários
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Formulários de pedido de acesso à informação e reclamação
      • Chamadas públicas
      • Relatórios Anuais do Serviço de Informação ao Cidadão
      • Sobre a Lei de Acesso à Informação
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • Outros assuntos da CAPES
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo Digital
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Programa de Gestão e Desempenho da CAPES
      • Legislação
      • Tabela de atividades
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Publicações
      • Publicações
      • Revista CAPES em Foco
      • InfoCAPES
      • Edição temática da Revista Brasileira de Pós-Graduação
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
  • Centrais de Atendimento
    • Fale Conosco - CAPES
    • Comunicação
  • GOV.BR
    • Serviços
      • Buscar serviços por
        • Categorias
        • Órgãos
        • Estados
      • Serviços por público alvo
        • Cidadãos
        • Empresas
        • Órgãos e Entidades Públicas
        • Demais segmentos (ONGs, organizações sociais, etc)
        • Servidor Público
    • Galeria de Aplicativos
    • Notícias
      • Serviços para o cidadão
      • Saúde
      • Agricultura e Pecuária
      • Cidadania e Assistência Social
      • Cultura e Esporte
      • Economia e Gestão Pública
      • Educação e Pesquisa
      • Energia
      • Forças Armadas e Defesa Civil
      • Infraestrutura
      • Justiça e Segurança
      • Meio Ambiente
      • Trabalho e Previdência
      • Turismo
    • Acompanhe o Planalto
    • Navegação
      • Acessibilidade
      • Mapa do Site
      • Termos de Uso
      • Sobre o gov.br
    • Acesse sua conta gov.br
    • Órgãos do Governo
    • Temas em Destaque
    • Por dentro do Gov.br
      • Dúvidas Frequentes em relação ao Portal gov.br
      • Dúvidas Frequentes da conta gov.br
      • Ajuda para Navegar o Portal
      • Conheça os elementos do Portal
      • Política de e-participação
      • Termos de Uso
      • Governo Digital
      • Guia de Edição de Serviços do Portal Gov.br
    • Dados do Governo Federal
      • Dados Abertos
      • Painel Estatístico de Pessoal
      • Painel de Compras do Governo Federal
      • Acesso à Informação
Links Úteis
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
  • Galeria de Aplicativos
  • Participe
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Você está aqui: Página Inicial Assuntos Eventos III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
Info

III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
Publicado em 06/10/2020 19h44 Atualizado em 31/10/2022 10h53

[Acesse aqui o relatório final do encontro]

[Acesse aqui as apresentações do encontro]

[Acesse aqui as fotos do evento]

A partir dos resultados do “Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade no ensino, pesquisa e extensão”, realizado em 2012 na CAPES, o FOPROP-Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação assumiu, em conjunto com a CAPES- Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal do Ensino Superior, o compromisso de discutir, propor e estabelecer medidas que possam contribuir para sua internalização e institucionalização no âmbito das universidades brasileiras, bem como para sua adoção pelos órgãos de fomento no país.

Ao longo do ano de 2013, todas as cinco regiões brasileiras realizaram encontros em torno do tema da interdisciplinaridade. Esses eventos trouxeram aportes de compreensão, novas ideias, encaminhamentos e práticas que serão apresentados ao Encontro Acadêmico Internacional Interdisciplinaridade nas Universidades Brasileiras: resultados e desafios”, que ocorrerá em maio de 2014, em Brasília.

Os resultados desses eventos regionais demonstram um forte interesse pela abordagem interdisciplinar. Entretanto, o crescimento desse interesse não é casual e, menos ainda, recente. Mutações no mundo do trabalho, da produção industrial, no âmbito das ciências e no conjunto das sociedades contemporâneas exigem que campos disciplinares consolidados se reúnam para cooperar, articulando tecnologias, conceitos, métodos e processos para encaminhar e dar resposta a problemas e exigências complexas que atingem as comunidades humanas e os seres vivos de forma geral. Aprender a trabalhar em projetos transversais onde autonomia, criatividade e cooperação são estimuladas deverá fazer parte da formação das presentes e futuras gerações o que provoca a questão: como as instituições de ensino darão respostas a esse novo mundo que passa a incorporar, progressivamente, a interdisciplinaridade em seus processos de construção do conhecimento, mesmo quando especializado?

O século XX assistiu à consolidação da atividade científica e a inauguração das redes internacionais de pesquisa. Nesse mesmo século, novos problemas e questões de ordem planetária (AIDS, genoma humano, clima, metrópoles, agroindústria, energia, água, economia) produziram profundas modificações na organização do trabalho científico, especialmente, na formação das pessoas que lidarão com esse novo e exigente mundo que escapa ao corte disciplinar estrito. A ciência deixa de ser governada por interesses exclusivamente de tipo acadêmico e passa a ligar-se cada vez mais a contextos de aplicação. Isso inaugura uma novidade no mundo científico: aprender a lidar com outros saberes e atores sociais diretamente implicados nos temas de caráter global que devem ser enfrentados. O que está em jogo é a usabilidade dos resultados da atividade científica e a recuperação do sentido de responsabilidade que se perde quando os problemas sociais se tornam tão técnicos que escapam ao debate civil. Em face de todas essas mudanças e

exigências o ensino e a formação para a pesquisa devem conceber novas respostas e é nesse debate, que alarga a compreensão do sentido da interdisciplinaridade, que esta comunidade se engaja no presente.

Objetivos 

  • Identificar avanços e desafios na implementação da interdisciplinaridade no Ensino, Pesquisa e Extensão, com base nos resultados dos Encontros Regionais.

  • Propor estratégias e mecanismos para institucionalização da interdisciplinaridade nas universidades, nas agências de fomento, nos conselhos profissionais e nas entidades de representação científica.

  • Caracterizar avanços obtidos e perspectivas da contribuição da interdisciplinaridade na construção do conhecimento, na formação acadêmica de novos perfis profissionais e na inserção social da universidade.


Programação

  • Acesse a programação completa em português.
  • Access the complete schedule in english.

Comissão

 COMISSÃO ORGANIZADORA:

Livio Amaral, Coordenador (DAV/ CAPES); Mauro Antonio de Sá Ravagnani, Coordenador (UEM/FOPROP); Arlindo Philippi Jr (USP/ Conselho Superior da CAPES); Beatriz Ronchi Teles (INPA/FOPROP-N); Carlos Alberto Kamienski (Pró-Reitoria UFABC); Divina das Dôres de Paula Cardoso (Pró-Reitoria UFG); Emmanuel Zagury Tourinho (Pró-Reitoria UFPA); Joana Maria Pedro (Pró-Reitoria UFSC); Joviles Vitório Trevisol (UFFS/FOPROP-S); Maria José Soares Mendes Giannini (Unesp/FOPROP-SE); Robert Verhine (Pró-Reitoria UFBA); Sandra de Faria (PUC-GOIÁS/FOPROP-CO); Valter José Fernandes (UFRN/FOPROP-NE)

COMISSÃO EXECUTIVA:

Fabiana Santos Pereira (CAPES); Fausto Miziara (UFG/Região Centro-Oeste); Fernando Ostuni Gauthier (UFSC/Região Sul); Gilberto Rocha (UFPA/Região Norte); Roberto Menezes Serra (UFABC/Região Sudeste); Ronaldo Lopes Oliveira (UFBA/Região Nordeste); Rosana Quaresma Maneschy (UFPA/FOPROP); Sandra Fátima Amaral da Cunha (CAPES); Sonia Maria Viggiani Coutinho (FOPROP/Nacional); Talita Moreira de Oliveira (CAPES)

COMISSÃO CIENTÍFICA: 

Adalberto Luis Val (INPA/Região Norte); Agustina Rosa Echeverria (UFG/Região Centro-Oeste); Antonio Claudio Lucas da Nobrega (UFF/FOPROP-SE); Guilherme Sales Soares de Azevedo Melo (CNPq); José Carlos Köche (UCS-RS/FOPROP-S); Luiz Bevilacqua (UFRJ/ Região Sudeste); Mara Rubia da Rocha (UFG/Região Centro-Oeste); Marcos Antonio Pellegrini (UFRR/Região Norte); Maria do Carmo Sobral (UFPE/Região Nordeste); Paulo César Duque Estrada (PUC-RIO/ FOPROP); Pedro Geraldo Pascutti (UFRJ); Roberto Pacheco (UFSC/Região Sul); Selvino Assmann (UFSC/Região Sul); Sonia Maria Rocha Sampaio (UFBA/ Região Nordeste); Tania Cremonini Araújo-Jorge (FIOCRUZ); Vahan Agopyan (USP/Região Sudeste)


Cartas e Encontros Regionais

Encontros Regionais

Cartas Regionais

- Carta Centro-Oeste

- Carta Sudeste

- Carta Norte

- Carta Nordeste

- Carta Sul

 
 
 
 

 

Compartilhe por Facebook Compartilhe por Twitter link para Copiar para área de transferência
  • Assuntos
    • Notícias
    • Editais e resultados CAPES
      • Resultados 2023
      • Resultados 2022
      • Resultados 2021
      • Resultados anteriores
    • Prêmios
      • Prêmio CAPES de Tese
      • Concurso de Artigos Científicos sobre Fortalecimento de Vínculos Familiares em Tempos de Pandemia
      • Prêmio Tiradentes
      • Prêmio CAPES/Fundação Grupo Volkswagen de Excelência em Pesquisa em Mobilidade Urbana Sustentável
      • Prêmio CAPES Talento Universitário - Documentos Relacionados
      • Prêmio CAPES/MINFRA
      • Prêmio CAPES - Natura Campus de Excelência em Pesquisa
      • Prêmio VALE-CAPES de Tecnologia e Inovação
      • Prêmio Top User Award/CAPES 2014
      • Prêmio Emerald/CAPES
      • Prêmio CAPES-Interfarma
      • Prêmio Anísio Teixeira
    • Campanhas
      • Campanha de Prevenção a Cursos Irregulares
    • Eventos
      • Eventos Avaliação
      • Eventos Pibid
      • Eventos Parfor
      • Eventos Observatório da Educação
      • I Encontro de Coordenadores do Programa Novos Talentos
      • I Seminário Nacional do Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência)
      • Seminário Residência Pedagógica
      • Seminário Lei do Bem
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente entre pa´íses: Brasil. Rússia, Índia e China
      • Seminário Internacional Repensando a universidade comparativamente: perplexidades, políticas e paradoxos
      • I Encontro Nacional do Life
      • III Encontro Acadêmico Internacional: Interdisciplinaridade nas universidades brasileiras - Resultados e Desafios
      • Workshop Brazil/U.S. Women in Sciences and Engineering
      • Fórum Internacional CAPES/Brafagri
      • IX Fórum Brafitec
      • Educação Comparada - 2013
      • Encontro Acadêmico Internacional
      • III Colóquio Saint Hilaire
      • Seminário Estruturas em Aço, Ensino e Pesquisa Científica e Tecnológica.
    • Arquivo Central da CAPES
    • Aplicativos CAPES
    • Avaliação
    • Bolsas e Estudantes
    • Educação a Distância
    • Formação de Professores da Educação Básica
  • Acesso à Informação
    • Institucional
      • História e missão
      • Estatuto da CAPES
      • Estrutura organizacional
      • Quem é quem
      • Conselho Superior
      • Conselho Técnico-Científico da Educação Superior
      • Plano Nacional de Pós-Graduação - PNPG
      • Planejamento Estratégico
      • Orçamento - Evolução em reais
      • Dados Bancários
      • Legislação aplicável
      • Competências
      • Horário de atendimento
      • Agenda de Autoridades
      • Comissão de Ética
    • Agenda de Autoridades
    • Ações e Programas
      • Avaliação
      • Apoio a Eventos
      • Bolsas e Estudantes
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação
      • Carta de Serviços ao Usuário
    • Auditorias
      • Universo de Auditoria da CAPES
      • Paint/Raint
      • Relatórios de Auditoria
      • Relatórios de Gestão e Auditorias Anuais de Contas
      • Monitoramento das Recomendações e Determinações
      • Programa de Gestão e Melhoria da Qualidade (PGMQ)
      • Documentos/Legislação
      • Cursos Indicados
    • Receitas e despesas
      • Diárias e Passagens
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Cartões de Pagamento
      • Empenho, liquidação e pagamento
      • Orçamento Unidade Orçamentária CAPES– Dotação Inicial e Dotação Atualizada
    • Convênios e Transferências
    • Licitações e Contratos
      • Licitações
      • Contratos vigentes
      • Chamadas públicas
      • Plano de Contratações Anual
    • Servidores
      • Servidores
      • Concurso Público CAPES 2012/2013
      • Servidores em Trabalho remoto/presencial
      • Quantitativo de Estagiários
    • Informações Classificadas
    • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Serviço de Informação ao Cidadão
      • Formulários de pedido de acesso à informação e reclamação
      • Chamadas públicas
      • Relatórios Anuais do Serviço de Informação ao Cidadão
      • Sobre a Lei de Acesso à Informação
      • Plano de Integração dos Serviços à Plataforma de Cidadania Digital
    • Perguntas Frequentes
      • Sobre a CAPES
      • Avaliação da Pós-graduação
      • Bolsas e Auxílios Internacionais
      • Programas e Bolsas no País
      • Educação a Distância
      • Formação de Professores da Educação Básica
      • Tecnologia da Informação da CAPES
      • Outros assuntos da CAPES
    • Sistema Eletrônico de Informações - SEI
      • Usuário Externo
      • Validação de documentos
      • Usuário Interno
      • Protocolo Digital
    • Transparência e Prestação de Contas
      • Relatórios de Gestão
      • Objetivo, Metas e Indicadores de Desempenho
      • Demonstrações contábeis
      • Valor público
      • Supervisão, Controle e Correição
      • Estrutura Organizacional, cargos e contatos institucionais
      • Programas, Projetos e Ações
      • Transferências de Recursos Financeiros
      • Execução Orçamentária e Financeira
      • Licitações e Contratos
      • Servidores
      • Serviço de Informação ao Cidadão (SIC)
      • Rol de Responsáveis
      • Dados Abertos
      • Transparência Pagamento a Bolsistas
    • Prestação de Contas e Cobrança Administrativa
      • Regulamento da concessão, aplicação e prestação de contas do Auxílio Financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa – AUXPE
      • Regulamenta os procedimentos relacionados à cobrança administrativa na CAPES
    • Termos de Execução Descentralizada
    • Programa de Gestão e Desempenho da CAPES
      • Legislação
      • Tabela de atividades
  • Composição
  • Centrais de Conteúdo
    • Identidade Visual
    • Publicações
      • Publicações
      • Revista CAPES em Foco
      • InfoCAPES
      • Edição temática da Revista Brasileira de Pós-Graduação
    • Redes Sociais da CAPES
    • Catálogo de Teses e Dissertações
    • EduCAPES
  • Centrais de Atendimento
    • Fale Conosco - CAPES
    • Comunicação
Redefinir Cookies
Redes sociais
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Flickr
  • Instagram
Acesso àInformação
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a licença Creative Commons Atribuição-SemDerivações 3.0 Não Adaptada.
Voltar ao topo da página