Tecnologia da Informação da CAPES

Publicado em 19/09/2020 13h24

O que fazer em caso de dificuldades no acesso ou preenchimento de formulários e telas de erro?

 

Em caso de dificuldades no acesso ou preenchimento de formulário, telas de erro, campos que não acatam os dados informados e etc, orientamos primeiramente que troque de navegador (de preferência para o Mozilla Firefox) e/ou faça a limpeza de cache e cookies, e tente realizar o procedimento novamente, caso o erro persista, deverá ser encaminhada uma solicitação para o Fale Conosco (http://fale-conosco.mec.call.inf.br/), disponível na página da CAPES, contendo o Print Screen da tela, o documento a ser anexado, se for o caso, e os dados do programa para que possamos auxiliá-lo(a).

 

Como encaminhar Print Screen da tela de erro?

 

Na tela que deseja capturar, pressione a tecla "Print Screen" em seu teclado. Abra um arquivo no Word ou algum outro programa de sua preferência, pressione as teclas CTRL V ao mesmo tempo ou selecione no menu Editar > Colar.

Consultoria Ad hoc

Qual sistema deve ser usado para realizar avaliação de projetos?

Para realizar a avaliação de projetos (emissão de parecer) utilize o Sistema de Avaliação de Propostas - SAP. Acesse o link: http://sap.capes.gov.br.

Declaração de Rendimentos – IRPF

 

Como emitir a declaração de rendimentos – IRPF?

Declaração de Rendimentos - IRPF - referente aos Bolsistas no país e exterior que receberam o pagamento de bolsa diretamente da CAPES, Consultores que receberam o pagamento do Auxílio de Avaliação Educacional - AAE, Pesquisadores que receberam Auxílio financeiro a Projeto Educacional ou de Pesquisa - AUXPE e pessoas que receberam Diárias e Ajudas de Custo. Para emissão da declaração de rendimentos selecione o exercício e digite o número do CPF do beneficiário. Acesse: http://informerendimentos.capes.gov.br/.

Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal - Cadin

Bolsista que ainda não realizou a consulta: como saber se está incluído no Cadin?

Na data do registro, o órgão ou a entidade responsável é obrigado a expedir comunicação ao devedor, dando ciência de sua inclusão no Cadin e prestando todas as informações pertinentes ao débito.   Dada a natureza sigilosa das informações que constituem o Cadastro, não é disponibilizada ao público consulta por telefone ou internet. Para saber como consultar seus dados diretamente no Banco Central, acesse o site do Banco Central: "Serviços ao cidadão > Cadastros e sistemas de informação > Cadin > Orientações para acesso aos relatórios individuais no Cadin.

Bolsista que está com irregularidades no Cadastro: o que fazer?

 

Para obter a baixa de um registro no Cadin, cabe ao devedor procurar o órgão ou entidade responsável pela inscrição e comprovar a regularização do débito. Somente o órgão ou a entidade responsável pela inscrição tem autonomia para efetuar essa baixa. Conforme determinação do Tribunal de Contas da União (TCU), a CAPES fará o pagamento de bolsas somente mediante regularidade do beneficiário no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin).

 

Caso o beneficiário apresente irregularidades no cadastro CADIN, irá receber bolsa?

Se o beneficiário apresenta regularidade no Cadastro Informativo de créditos não quitados do setor público federal (Cadin) irá receber a bolsa da CAPES normalmente.

 

Questionários

 

Posso atribuir valores ou notas às respostas dadas?

 

Sim, sendo possível elaborar avaliações e provas diversas utilizando o Sistema.

 

Posso criar novos tipos de perguntas diferentes dos já existentes?

 

Sim, também é possível elaborar avaliações e provas diversas utilizando o Sistema.

 

Posso enviar o mesmo questionário para diversas pessoas?

 

Sim, você pode criar diversos públicos-alvo diferentes, até mesmo com uma única pessoa, e em seguida disparar publicações do mesmo questionário para cada um deles - por diversas vezes, se necessário.

 

Posso enviar um questionário para vários públicos-alvo simultâneos?

 

Sim, mas sempre com prazo de vigência em comum para todos os públicos-alvo. Se quiser prazos diferentes, deverão ser feitas diversas publicações, cada uma com seu prazo.

 

Posso gerar públicos-alvo a partir de uma massa de dados ou planilha?

 

Sim, mas seguindo a formatação adequada para que o Questionários importe o público-alvo. Para saber sobre a formatação, entre em contato com Herbert Lopes (herbert.filho@capes.gov.br).

 

Preciso de usuário e senha para acessar o sistema?

 

Sim, todas as funcionalidades do QUESTIONARIOS são acessíveis mediante Login no Sistema.

 

SAC - Sistema de Acompanhamento de Concessões

 

Como funciona o calendário de abertura do SAC — DS, PROSUC e PROSUP?

O Ofício Circular nº 16/2017-CPG/CGSI/DPB/CAPES informa sobre o calendário de abertura do Sistema de Acompanhamento de Concessões (SAC) e do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) referente ao ano de 2018, contendo o período no qual as Instituições participantes do Programa de Demanda Social (DS), do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) e do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) poderão realizar alterações nos referidos sistemas.

 

Este calendário apresenta os períodos em que o SAC e o SCBA estarão abertos para inclusão de novos bolsistas, suspensão, reativação e cancelamento de bolsas. Os sistemas serão abertos às 08h00min do primeiro dia e fechados às 18h00min do último dia desse período — horário oficial de Brasília. Os prazos e horários estabelecidos neste calendário são improrrogáveis.    Mês/ano referência Período de alteração 1/2018 8 a 18 de janeiro 2/2018 1 a 20 de fevereiro 3/2018 1 a 20 de março 4/2018 2 a 18 de abril 5/2018 2 a 18 de maio 6/2018 1 a 19 de junho 7/2018 2 a 18 de julho 8/2018 1 a 20 de agosto 9/2018 3 a 19 de setembro 10/2018 1 a 18 de outubro 11/2018 1 a 19 de novembro 12/2018 3 a 7 de dezembro.

 

Como posso obter a senha de acesso ao SAC?

 

A senha de acesso é enviada pela área técnica de cada Programa CAPES. É necessário que a coordenação do programa ou pró-reitoria de pós-graduação envie e-mail para a área técnica com os seguintes dados: CPF, nome, data de nascimento, e-mail e IES.

 

Estou no acompanhamento para cancelar uma bolsa e a opção para cancelamento não aparece no SAC. Como resolver?

 

A opção não está disponível pelo fato de o sistema estar fechado. O (a) Senhor (a) deve aguardar a abertura do sistema. Caso queira saber qual a data exata da abertura do sistema, pedimos a gentileza em contatar a área técnica de bolsa do programa por de e-mail.

 

Tento incluir dados bancários e o sistema exibe a mensagem: O banco informado não foi encontrado ou não está autorizado para utilização no âmbito do Programa. O que devo fazer?

 

Neste caso, é necessário que entre em contato com a área técnica de bolsa do programa, pois existe restrição bancária.

 

Tento incluir novo bolsista e o sistema exibe a mensagem "Impossível cadastrar bolsa com início em (mm/aaaa), pois a folha de pagamento está fechada até (mm/aaaa)". O que devo fazer?

 

Favor contatar a área técnica de bolsa do programa, pois deve ser alterado o mês/ano do controle de folha e somente a área técnica tem permissão para alterar.

 

Tento incluir novo bolsista e o sistema exibe a mensagem: "Impossível cadastrar bolsista, pois não existe processo de concessão ativo ou quota disponível para a implementação da bolsa". O que devo fazer?

 

Esta mensagem quer dizer que não tem cota disponível para inclusão do bolsista. Neste caso, é necessário que o (a) senhor (a) verifique a concessão e utilização das cotas da sua IES / Projeto. A verificação pode ser feita através dos relatórios "Distribuição de Cotas" e "Distribuição Mensal de Cotas". 

 

Tento incluir novo bolsista e o sistema não permite e exibe a mensagem: "Discente já se encontra cadastrado como bolsista no sistema SAC. Impossível conceder outra bolsa". O que acontece?

 

Não é possível a inclusão, pois o (a) bolsista já tem bolsa em outro programa da CAPES. Neste caso, se realmente a pessoa tiver que receber bolsa neste programa, é necessário o cancelamento da bolsa existente uma vez que não pode haver acúmulo. 

 

Tento incluir novo bolsista e surge a mensagem "Discente já se encontra cadastrado como bolsista no sistema CADASTRO DE DISCENTES, caso deseje efetivar como bolsista no SAC é necessário solicitar o cancelamento da bolsa no sistema CADASTRO DE DISCENTES".  O que fazer?

 

Não é possível a inclusão, pois o (a) discente já tem bolsa declarativa no Cadastro de Discente. Neste caso, se realmente a pessoa tiver que receber bolsa neste programa, é necessário o cancelamento da bolsa. O cancelamento deve ser feito diretamente no Cadastro de Discentes, pela Coordenação do Programa que o discente tem bolsa. 

 

Tento incluir um novo bolsista e o sistema exibe a mensagem "Não é possível incluir novo bolsista, pois existe folha de pagamento em andamento e o sistema está fechado". O que devo fazer?

 

A mensagem quer dizer que o SAC está fechado para alterações ou tem folha de pagamento em andamento. Neste caso, o senhor (a) deve aguardar a abertura do sistema ou ainda contatar a área técnica de bolsa do programa para confirmar quando o sistema estará aberto para alterações.

 

Qual período de disponibilidade do SAC?

A área técnica das diretorias da CAPES são responsáveis por comunicar às pró-reitorias de Pós-Graduação em qual o período o SAC estará liberado para a manutenção dos bolsistas.

 

Quais são os dados necessários para troca de e-mail e reenvio de senha?

 

Para que possamos direcionar sua solicitação ao setor responsável, é necessário que informe os seguintes dados: nome do sistema da CAPES, nome completo, CPF, e-mail atual, data de nascimento e nome completo da mãe, e aguarde comunicação por e-mail ou telefone.

 

SCBA - Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios

 

Ao tentar anexar um documento ao processo, não encontro o "Tipo do Documento" apropriado. O que fazer?

 

Caso o documento a ser anexado seja de um tipo usual, frequentemente exigido em processos, poderá ser solicitada a criação ao responsável pela manutenção de 'Tipos de Documentos Exigíveis'. Para documentos pouco usuais, poderão ser associados ao tipo 'Outros'.

 

Como funciona o calendário de abertura do SCBA — DS, PROSUC e PROSUP

 

O Ofício Circular nº 16/2017-CPG/CGSI/DPB/CAPES informa sobre o calendário de abertura do Sistema de Acompanhamento de Concessões (SAC) e do Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios (SCBA) referente ao ano de 2018, contendo o período no qual as Instituições partícipes do Programa de Demanda Social (DS), do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições Comunitárias de Educação Superior (PROSUC) e do Programa de Suporte à Pós-Graduação de Instituições de Ensino Particulares (PROSUP) poderão realizar alterações nos referidos sistemas. Este calendário apresenta os períodos em que o SAC e o SCBA estarão abertos para inclusão de novos bolsistas, suspensão, reativação e cancelamento de bolsas. Os sistemas serão abertos às 08h00min do primeiro dia e fechados às 18h00min do último dia desse período — horário oficial de Brasília. Os prazos e horários estabelecidos neste calendário são improrrogáveis.    Mês/ano referência Período de alteração 1/2018 8 a 18 de janeiro 2/2018 1 a 20 de fevereiro 3/2018 1 a 20 de março 4/2018 2 a 18 de abril 5/2018 2 a 18 de maio 6/2018 1 a 19 de junho 7/2018 2 a 18 de julho 8/2018 1 a 20 de agosto 9/2018 3 a 19 de setembro 10/2018 1 a 18 de outubro 11/2018 1 a 19 de novembro 12/2018 3 a 7 de dezembro.

 

Como conseguir senha de acesso ao sistema?

 

O (A) bolsista deve clicar no link "Esqueci minha senha.". Este link fica disponível na tela de login do SCBA. Brasileiro: Deve prencher os campos "CPF" "Captcha" e solicitar envio de senha, após concluir a solicitação é enviado e-mail com link para confirmar requisição de nova senha, após confirmar a requisição é enviado e-mail contendo usuário e senha de acesso. Estrangeiro: Deve selecionar o "Identificador registrado", informar o "documento estrangeiro", selecionar "País do documento", informar "Captcha" e solicitar "Recuperar", após concluir a solicitação é enviado e-mail com link para confirmar requisição de nova senha, após confirmar a requisição é enviado e-mail contendo usuário e senha de acesso.

 

Como consultar meu (s) pagamento (s) e/ou saber em que situação está (ão)?

 

Através da opção "Extrato". Nele são exibidos os pagamentos lançados e efetivos com sua respectiva situação. As situações mostradas no extrato são: Ordenado: Foi ordenado e assinado pelo ordenador de despesas da CAPES. Em processamento: Foi enviado ao sistema Financeiro, mas ainda não foi feito nenhum procedimento. Em Trâmite no Financeiro: Foi iniciado e ainda está no processo de tramitação no sistema Financeiro. Erro no processamento: Significa que ocorreu erro na rubrica de pagamento. Finalizado: Pagamento enviado ao banco. IMPORTANTE: O banco ainda pode rejeitar o pagamento, retornando-o com erro. Solicitado novo pagamento: Significa que um pagamento que retornou com erro, por exemplo: Domicílio bancário inexistente, foi solicitado novamente. O bolsista efetuou a correção e o técnico solicitou um novo pagamento. Tramitado: Quando solicitado o novo pagamento, o anterior (retornado com erro) fica na situação de tramitado, que é a confirmação de que o pagamento foi solicitado em uma nova folha. Cancelado: Por algum motivo, foi cancelado um item (rubrica) da SLR.

 

Como faço para incluir meu endereço?

 

O (A) bolsista deve clicar na opção "Complementar Dados". Depois disso, clicar na opção. O sistema exibirá a tela para preenchimento.

 

 

Como faço para incluir meus dados bancários?

 

O (A) bolsista deve clicar na opção "Complementar Dados", selecionar a aba "Dados Bancários" e depois disso, clicar na opção +. O sistema exibirá a tela para preenchimento.

 

Como troco mensagens/arquivos com a CAPES?

 

O (A) bolsista deve clicar na opção "Comunicações". O sistema automaticamente redirecionará para o Sistema Linha Direta. Opcionalmente, o usuário poderá acessar diretamente o link:http://linhadireta.capes.gov.br/linhadireta, informando o mesmo usuário e senha.

 

Esqueci minha senha. O que devo fazer?

 

O (A) bolsista deve clicar no link "Esqueci minha senha". Este link fica disponível na tela de login do SCBA. Brasileiro: Deve prencher os campos "CPF" "Captcha" e solicitar envio de senha, após concluir a solicitação é enviado e-mail com link para confirmar requisição de nova senha, após confirmar a requisição é enviado e-mail contendo usuário e senha de acesso. Estrangeiro: Deve selecionar o "Identificador registrado", informar o "documento estrangeiro", selecionar "País do documento", informar "Captcha" e solicita "Recuperar", após concluir a solicitação é enviado e-mail com link para confirmar requisição de nova senha, após confirmar a requisição é enviado e-mail contendo usuário e senha de acesso.

 

Estou no Sistema Linha Direta, o que faço agora para me comunicar com a CAPES?

 

O (A) bolsista deve selecionar a opção "Nova" para enviar mensagens e arquivos. Ao selecionar esta opção, o sistema disponibilizará as informações para preenchimento. Caso queira anexar algum arquivo, o (a) bolsista deve selecionar a opção "Clique para anexar".

 

Estou tentando anexar documento e o sistema me pede o tipo de documento. O que deve colocar?

 

O sistema tem vários tipos de documentos cadastrados. Para buscá-los, basta digitar parte do nome no campo referente ao tipo de documento. É importante selecionar o tipo de documento correto. Depois de selecionar o tipo e o arquivo, o usuário deverá salvar. Com isso, o sistema retornará para a tela anterior com o arquivo já anexado como segue abaixo.  Exemplo: Vou anexar documento com o termo de compromisso assinado, logo o tipo que deverei buscar é "Termo de Compromisso devidamente datado e assinado".

 

Estou tentando incluir uma pessoa ao meu processo e não consigo. O sistema exibe a mensagem "CPF não encontrado na base de dados da Receita Federal". O que fazer?

 

Procurar a Receita Federal e verificar se realmente o CPF está correto. Caso o dado esteja errado, favor enviar a informação correta extraída do site da Receita Federal para correção por meio do Fale Conosco, disponível no site da CAPES (http://capes.gov.br/faleconosco).  

 

Estou tentando inserir arquivo e o sistema exibe erro "O tamanho máximo do arquivo é de 5MB" O que fazer?

 

Não se trata de erro e sim de uma regra do sistema. Realmente só é permitido envio de arquivo com até 5MB.

 

Eu posso alterar os dados de endereço já existentes?

 

Não. O sistema não permite alteração, somente inclusão de um novo endereço.

 

Posso encaminhar arquivo em qualquer extensão?

 

Não. O sistema aceita somente arquivos do tipo PDF.

 

Preciso alterar minha senha de acesso. O que devo fazer?

 

O (A) bolsista deve clicar no link "> Alterar minha senha". Este link fica disponível na tela de login do SCBA.

 

Quero alterar meus dados bancários. Como faço?

 

O (A) bolsista deve clicar na opção "Complementar Dados", selecionar a aba "Dados Bancários" e depois disso, clicar na opção. Após a alteração, os dados devem ser salvos.

 

O que faz o SCBA - Sistema de Controle de Bolsas e Auxílios?

 

Por meio do SCBA o usuário poderá visualizar e/ou alterar informações referentes ao seu processo. Este perfil se aplica aos bolsistas da CAPES, que poderão: Acompanhar seu processo; incluir dados de endereço no Brasil e no Exterior; incluir dados bancários no Brasil e no Exterior; encaminhar os documentos para compor seu processo, tais como: termo de compromisso assinado, comprovante de dados bancários, entre outros.  Com este perfil também é possível trocar mensagens e arquivos com a CAPES pelo sistema Linha Direta. Endereço para acesso ao SCBA: http://scba.capes.gov.br/scba   Endereço para acesso ao Linha Direta: https://linhadireta.capes.gov.br/   

 

Tento acessar o sistema e a mensagem "Nome de usuário/senha incorretos" é exibida. O que faço?

 

Brasileiro:

Deve ser informado o CPF e a senha corretamente. Caso tenha esquecido a senha, clicar no link 'Esqueci minha senha'. Este link fica disponível na tela de login do SCBA. Deve informar os campos "CPF" "Captcha" e solicitar envio de senha, após concluir a solicitação é enviado e-mail com link para confirmar requisição de nova senha, ao requisitante é enviado e-mail contendo usuário e senha de acesso.

 

Estrangeiro:

Deve ser informado o Login e a senha corretamente. Caso tenha esquecido a senha, clicar no link 'Esqueci minha senha'. Este link fica disponível na tela de login do SCBA.Deve selecionar o "Identificador registrado", informar o "documento estrangeiro", selecionar "País do documento", informar "Captcha" e solicita "Recuperar", após concluir a solicitação é enviado e-mail com link para confirmar requisição de nova senha, após confirmar a requisição será enviado e-mail contendo usuário e senha de acesso. Caso o usuário estrangeiro tenha esquecido o "Documento estrangeiro" cadastrado, deve clicar no link "Esqueci o documento estrangeiro". Este link fica disponível na tela de login do SCBA. Deve informar os campos "Nome completo" "Data de nascimento" "País de documento" "E-mail" "Captcha" e solicitar recuperar login, após confirmar a requisição é enviado e-mail com as informações solicitadas.

 

Quais são os dados necessários para troca de e-mail e reenvio de senha?

 

Para que possamos direcionar sua solicitação ao setor responsável, é necessário que informe os seguintes dados: nome do sistema da CAPES, nome completo, CPF, e-mail atual, data de nascimento e nome completo da mãe, e aguarde comunicação por e-mail ou telefone.

 

SDI - Sistema de Disseminação de Informações

 

O que é o SDI - Sistema de Disseminação de Informações?

 

O novo Sistema de Disseminação de Informações (SDI) é uma ferramenta que compila dados da Capes e da pós-graduação brasileira. Entre as novidades oferecidas pelo sistema está a possibilidade de consultar todos os bolsistas da agência por meio de diferentes indicadores. Um dos principais módulos do SDI é o novo portal Transparência Capes, no qual é possível pesquisar os bolsistas da Capes por nome, CPF, instituição de ensino ou por programa da agência. Os dados são classificados por nível de ensino e programa de pagamento de bolsas e auxílios da Capes, extraídos dos sistemas de pagamento de bolsas no país, bolsas no exterior e auxílio à pesquisa. Na plataforma Dados Abertos é possível encontrar informações sobre a pós-graduação e outros temas relacionados à educação brasileira. Os dados estão processados em formatos que permitem a sua reutilização e redistribuição livremente por qualquer pessoa ou instituição para elaboração de documentos, planilhas, tabelas, gráficos e outras finalidades. Outra novidade do Sistema de Disseminação de Informações é a atualização do Banco de Teses e Dissertações da Capes, que disponibiliza resumos e textos integrais, quando autorizados, de todas as teses de doutorado e dissertações de mestrado apresentadas no Brasil. Por enquanto, a ferramenta tornou disponíveis as informações de 2013 a 2016, mas o objetivo é, em breve, ter o histórico dos trabalhos de conclusão de pós-graduação no país até 1987. A disponibilização desses dados visa atender a política de Transparência Ativa, um dos principais pontos da Lei nº 12.527/2011, também conhecida como Lei de Acesso à Informação (LAI). A divulgação proativa de informações de interesse público, além de facilitar o acesso das pessoas e de reduzir o custo com a prestação de informações, evita o acúmulo de pedidos de acesso sobre temas semelhantes. Acesse o SDI: http://sdi.capes.gov.br/ 

 

Segurança SADMIN

 

CPF inexistente na base de dados. O que fazer?

 

É importante certificar que o CPF digitado esteja correto. Nossas informações são atualizadas diretamente com a base do MEC, que busca dados na Receita Federal. 

 

SICAPES

Como solicitar senha de acessando ao SICAPES?

 

Caso o usuário já acesse sistemas da CAPES como o SAC (Sistema de Acompanhamento de Concessões) ou outro, a senha deve ser a mesma. Se ele não sabe mais a senha, deve clicar em "Esqueci minha senha", uma nova senha será enviada por e-mail. Caso seja o primeiro acesso aos sistemas da CAPES, deve clicar em "Quero me cadastrar". 

 

Como escolher uma base do INEP?

 

Basta começar a digitar INEP que as bases aparecerão. Escolher uma de cada vez.    

 

Como excluir um participante?

 

Para excluir um participante, clique no X vermelho ao lado do nome do participante.    

 

Como incluir itens no orçamento?

 

Para incluir itens no orçamento clique no botão Adicionar.    

 

Como localizar o CPF no SICAPES?

 

Digitar e aguardar. Ao preencher o CPF alguns dados são buscados na receita federal (nome, data nascimento). Caso algum dado esteja errado (nome ou nome da mãe, por exemplo) favor enviar a informação correta extraída do site da Receita Federal para correção por meio do Fale Conosco, disponível no site da CAPES (http://capes.gov.br/faleconosco).  

É necessário enviar todos os anexos?

 

Somente aqueles obrigatórios (com * ao lado do nome). Caso contrarário a inscrição não poderá ser finalizada.

 

Escolhi o PPG, mas não aparece a linha de pesquisa, o que faço?

 

Digite o PPG e a linha de pesquisa na Aba 5, no campo "Outras informações julgadas pertinentes para o entendimento do projeto".    

 

Há um modelo para os termos de compromisso?

 

Verifique na página do Edital/Programa, seção Documentos.

 

Já finalizei meu projeto, mas preciso fazer alterações. É possível?

 

Durante o período de inscrição, você poderá cancelar uma inscrição, mesmo que ela tenha sido finalizada, e submeter uma nova.

 

Não preciso detalhar os itens a serem adquiridos?

 

O nível de detalhamento é aquele presente na tela de orçamento.

 

Não tenho o CPF de todos os participantes, como incluí-los?

 

Se a tela exigir CPF ou outro documento, a pessoa somente poderá ser inserida com a submissão dessas informações.

 

No ato da inscrição, quem pode ser escolhido coordenador de projeto?

 

Normalmente, quem submete a inscrição é o coordenador de projeto. Contudo, é comum que no edital do programa haja a definição de quem pode sê-lo. Recomendamos consultar o edital vigente.

 

O que significa de PPGs envolvidos?

 

É a quantidade de Programas de Pós-Graduação que irão contribuir com o desenvolvimento do projeto.    

 

Posso citar outras bases?

 

Sim, mas as bases incluídas serão gravadas e estarão disponíveis para os próximos usuários.    

 

Posso não ter nenhum participante de alguma categoria?

 

Sim, por exemplo, é possível que o projeto não inclua nenhum doutorando ou graduando.  Caso o edital do programa defina o contrário, o sistema exigirá o cadastro de participantes para que a inscrição possa ser finalizada.  

 

Posso ser coordenador duas vezes?

 

Somente se o edital permitir.

 

Preciso escrever mais do que o campo permite. Como fazer?

 

A delimitação dos campos se dá para facilitar as etapas de análise.

 

Como fazer o preenchendo o projeto?

Embora não seja obrigatório, recomenda-se o preenchimento no sentido das abas (esquerda-direita).

 

 

Como preencher formulários de inscrição para programas de Cooperação Internacional?

 

Para preencher os formulários de Cooperação Internacional, favor acessar o site da CAPES (www.capes.gov.br), no menu Nossas Ações, disponível no lado esquerdo da tela, selecionar a opção Bolsas e Auxílios Internacionais > Informações > Editais Abertos > Selecionar o Edital desejado > seguir as instruções ou consultar os canais de atendimento especificados.

 

Quem devo incluir na equipe do projeto?

 

Todos aqueles que irão contribuir com o projeto, normalmente definidos em edital. É comum que a equipe seja formada por pesquisadores, docentes, discentes, mas esse rol não é taxativo.