Notícias
COP30
CAPES lança livro sobre impacto da pós-graduação na Agenda 2030
![Imagem: Mesa de abertura do lançamento do livro sobre impactos da pós-graduação brasileira na Agenda 2030, na CAPES (Julia Prado - CGCOM/CAPE)]](https://www.gov.br/capes/pt-br/media/imagem_dentro/IMG_4724.JPG/@@images/50151995-45d0-4d85-8bfb-c210d61eeda9.jpeg)
- Imagem: Mesa de abertura do lançamento do livro sobre impactos da pós-graduação brasileira na Agenda 2030, na CAPES (Julia Prado - CGCOM/CAPE)]
A CAPES/MEC lançou nesta quarta-feira, 8 de outubro, o livro Impacto da Pós-Graduação Brasileira na Agenda 2030: Contribuição do Sistema Nacional de Pós-Graduação para a COP30 na Amazônia. A cerimônia ocorreu no Auditório Anísio Teixeira, na sede da Coordenação, em Brasília, na primeira reunião extraordinária do Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES) no ano.
Composta por 248 páginas e dividida em oito capítulos, a obra destaca projetos e ações relacionados à temática nas nove grandes áreas do conhecimento. Os autores também identificam temas relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) presentes nos documentos orientadores das 50 áreas de avaliação.
O material traça, ainda, um histórico do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG) e dos sete Planos Nacionais de Pós-Graduação (PNPG), com números relacionados à produção científica da pós-graduação stricto sensu brasileira. E cita caminhos possíveis para construir uma educação para o desenvolvimento sustentável.
“A CAPES tem a missão de apoiar a formação de pessoas para que estejam preparadas para enfrentar os desafios globais da sustentabilidade. Esta obra mostra exemplos do que já vem sendo feito no âmbito da pós-graduação e sugere caminhos para que possamos fazer ainda mais no futuro para que tenhamos um Brasil mais justo, inclusivo, democrático e sustentável”, disse a presidente da CAPES/MEC, Denise Pires de Carvalho.
“Esta obra apresenta casos reais que exemplificam como as ações desenvolvidas nos programas de pós-graduação geram impacto na sociedade e como a pós-graduação têm papel estratégico para induzir mudanças rumo a uma educação para a sustentabilidade”, afirmou o diretor de Avaliação da CAPES/MEC, Antonio Gomes de Souza Filho.
Também compuseram a mesa de abertura o presidente do Fórum Nacional de Pró-Reitoras e Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Foprop), Charles Morphy, e o vice-presidente da Elsevier para Relações Acadêmicas e Governamentais para a América Latina, Dante Cid. A presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Helena Nader, enviou um vídeo em que ressaltou a importância do livro.
Em um segundo momento, o coordenador executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Secretaria Geral da Presidência da República, Thiago Gehre Galvão, fez uma apresentação sobre a Agenda 2030, os ODS e a relação com o Brasil. Ao final do discurso, Antonio Gomes de Souza Filho anunciou, de forma oficial, o lançamento da obra.
O livro é uma forma de contribuição para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), a ser realizada em Belém (PA) entre 10 e 21 de novembro. A publicação dá continuidade aos debates de outra obra da CAPES/MEC, a Contribuição da Pós-Graduação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável: CAPES na Rio+20, lançada em 2012.
Antes da oficialização do lançamento, houve um painel para discutir o papel da pós-graduação e contribuições para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) com ênfase no combate à fome e o enfrentamento da crise climática. Participaram do debate a professora da Universidade de Brasília (UnB) Márcia Abrahão, representando a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e diretor nacional do Centro Franco-Brasileiro da Biodiversidade Amazônica (CFBBA), Henrique Pereira, e um dos coordenadores-gerais da Secretaria Nacional de Mudança do Clima do Ministério do Meio Ambiente, Lincoln Muniz.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES

