Notícias
COP30
CAPES prestigia bolsistas do Pibid na Ufam, em Itacoatiara

- Imagem: Presidente da CAPES prestigiou exposição de trabalhos de estudantes do Pibid no campus da Ufam em Itacoatiara (Julia Prado - CGCOM/CAPES)
A parada da Caravana Iaraçu na cidade de Itacoatiara (AM) foi marcada por uma visita na terça-feira, 28 de outubro, ao campus local da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Estudantes, supervisores e professores do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), bem como a reitora e um pró-reitor da instituição, recepcionaram a CAPES/MEC e demais representações a bordo
Após prestigiar uma exposição dos participantes do programa, que apresentaram projetos, a presidente da Coordenação, Denise Pires de Carvalho, observou que “a CAPES/MEC completa, em 2026, 75 anos, mas só começou a atuar na formação de professores e com estudantes de graduação em 2007”. A gestora destacou ser “pouco tempo”, mas observou que iniciativas como o Pibid “têm transformado a educação básica do país”.
A Caravana Iaraçu é fruto de parceria entre o Brasil e a França. A embarcação partiu de Manaus (AM) nessa terça-feira e atravessará três estados até chegar a Belém (PA) para a cúpula dos presidentes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-30), a ser realizada nos dias 6 e 7 de novembro. Itacoatiara foi a primeira parada da viagem.

- Imagem: Presidente da CAPES fala para uma plateia de estudantes do Pibid, no campus da Ufam em Itacoatiara (Julia Prado - CGCOM/CAPES)
Denise Pires de Carvalho ressaltou a presença do embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, e da presidente do Institut de recherche pour le développement (IRD), Valérie Verdier, na caravana, “visitando as instituições de ensino, pesquisa e extensão que transformam vidas e a população ao seu redor, e que serão capazes de, através da ação dos jovens que estão aqui, transformar o Norte de nosso país em uma região mais desenvolvida”.
Emmanuel Lenain observou que a parceria “precisa de publicidade”, pois joga luz, às vésperas da COP-30, sobre o fato de que “a ciência importa para tomar decisões importantes sobre meio-ambiente e economia”. Valérie Verdier, por sua vez, dirigiu-se aos bolsistas do Pibid e disse que “precisamos do olhar de vocês, da juventude, dos conhecimentos que trazem através dos seus ancestrais”.
As presenças da CAPES/MEC e dos parceiros franceses no interior do Amazonas foram destacadas pela reitora da Ufam, Tanara Lauschner. “Projetos como essa caravana só são possíveis de serem feitos com muita parceria, com pessoas muito comprometidas, que defendem a ciência”, afirmou.
O itinerário estabelece paradas em diversas cidades e comunidades ribeirinhas e mobilização de pesquisadores, instituições de ensino, organizações sociais para troca de conhecimentos. Além de Manaus, Belém e Itacoatiara, o trajeto prevê escalas em Parintins, Óbidos, Alter do Chão, Almeirim, Porto de Moz, Gurupá e Breves.
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é um órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).
(Brasília – Redação CGCOM/CAPES)
A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura CGCOM/CAPES