REGISTROS

24/03/2025
CAPES recebe presidente da Academia Brasileira de Ciências Forenses
As presidentes da CAPES, Denise Pires de Carvalho, e da Academia Brasileira de Ciências Forenses, Meiga Menezes, debateram um possível novo edital, com base em um de 2013: Programa Ciências Forenses (Pró-Forenses). A seleção catapultou a realização de pesquisas científicas e a criação da Conferência Internacional de Ciências Forenses (InterForensics), maior da América Latina no ramo. Cerca de duas mil pessoas participaram da última edição, em Brasília. A de 2025 acontecerá em Curitiba, de 25 e 28 de agosto. Também participaram da reunião o diretor substituto de Programas e Bolsas no País, Alexandre Marafon, e Fabiana Nascimento, assessora da presidência da Fundação.

21/03/2025
Na PUC Goiás, diretor da CAPES fala sobre avaliação
O diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, esteve na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) a convite da pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da instituição, Priscila Valverde de Oliveira. Na visita, o gestor apresentou uma palestra com o tema “Avaliação de Permanência 2021-2024 e perspectivas para 2025-2028”. Vale ressaltar que o ano de 2025 será marcado pelas etapas conclusivas do ciclo avaliativo de 2021 a 2024 e também marca o início dos trabalhos para o quadriênio seguinte. Na Avaliação, os programas de pós-graduação recebem notas de 1 a 7. Permanecem em funcionamento aqueles avaliados com 3 ou mais.

17/03/2025
CAPES prestigia entrega de título Doutor Honoris Causa na UFPE
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, participou da cerimônia de entrega do título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Recife (PE), a Heleno Manoel Gomes Araújo Filho. A honraria representa o reconhecimento de uma trajetória em defesa da educação pública e dos direitos dos trabalhadores da educação. Participaram, ainda, representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), das Universidades Federais de Goiás (UFG) e de Minas Gerais (UFMG) e da Associação Nacional de Pesquisa em Administração Escolar (Anpae).