REGISTROS
31/10/2024
Em fórum de Saúde Coletiva, CAPES defende indução no SNPG
O diretor de Avaliação da CAPES, Antonio Gomes de Souza Filho, participou do Fórum Nacional de Coordenadores de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, realizado na Universidade Estadual do Ceará, e defendeu um crescimento induzido do Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG). “O SNPG tem espaço para crescer, precisa crescer, mas necessita de uma dimensão indutiva por parte da sociedade – e o governo faz parte desse esforço – para que tenhamos um foco nos gargalos que temos”, disse o gestor, que observou que a área de Saúde ilustra o caso. É preciso, afirmou, alinhar a pós-graduação aos desafios contemporâneos e às políticas públicas.
31/10/2024
Ministros da educação conhecem alimentação escolar brasileira
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, integrou a comitiva do Ministério da Educação (MEC) e de ministros de Educação de vários países que conheceram na prática o resultado do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae). A iniciativa foi conduzida pelo ministro da Educação, Camilo Santana. Eles foram almoçar na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar de Oliveira, em Fortaleza (CE), que sedia nesta semana as reuniões do G20 e da Unesco. Com recursos do Pnae, 150 mil escolas servem diariamente 50 milhões de refeições a 40 milhões de alunos. Desde 2009, por meio de cooperação internacional, cerca de 80 nações da América Latina, África e Ásia foram apoiadas na formação de programas de alimentação escolar.
30/10/20241
G20: CAPES e China querem ampliar cooperação
A presidente da CAPES, Denise Pires de Carvalho, reuniu-se com o vice-ministro de Educação da China, Chen Jie, com o objetivo de ampliar a cooperação entre os dois países na formação de professores e pesquisadores. O encontro ocorreu durante a Reunião de Ministros de Educação do G20, em Fortaleza (CE). A China tem atualmente 18, 2 milhões de educadores, o que representa 19% do total de docentes do mundo. O país asiático tem priorizado a qualificação desses profissionais, principalmente na área rural, e desenvolveu uma plataforma digital, com 20 mil cursos, para expandir a capacitação.