Notícias
Seminário da ANTAQ apresentou funcionalidades dos Painéis Aquaviários
Brasília, 30/01/2026 - A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) realizou hoje (30) uma apresentação para aprofundar o uso de dados que fortalecem a regulação e a tomada de decisões no setor. Trata-se do Seminário Informações Aquaviárias, que ocorreu no plenário da Agência, em Brasília (DF), e que também foi transmitido pelo canal da ANTAQ no Youtube.
A abertura foi feita pelo idealizador do Seminário, o Superintendente de Estudos e Projetos Hidroviários, Eduardo Queiroz. Em seguida, Cristina Castro, Superintendente da ESG e Inovação, destacou a importância dos painéis para a movimentação econômica brasileira: “Se não entendermos nossos dados, nem como eles são apresentados, não conseguiremos contar histórias. E os painéis trazem informações de acordo com o momento histórico do país: olhando as mercadorias, por exemplo, conseguimos ver o que cresceu. E o mercado acompanha, nos painéis, até as especificidades dessa movimentação”.
O Gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho, Fernando Serra, foi quem, há 11 anos, trouxe a ideia dos painéis para otimização dos processos na Agência. No Seminário, Serra destacou a relevância desse sistema: “Hoje, 60 países acompanham nossos dados. Os painéis possuem uma abrangência significativa no mundo”. E concluiu, mostrando ter uma preocupação constante com a modernização tecnológica dos painéis: “É importante que o sistema esteja em constante evolução. Queremos instituir o uso da inteligência artificial nos painéis”.
Também participou do Seminário o Superintendente de Outorgas, Renildo Barros, que evidenciou a autonomia do mercado: “Com os painéis, o mercado está autônomo, pois todo ecossistema da Agência está apresentado neles”. Já Aníbal Almeida, chefe da Divisão de Painéis e Publicações, mostrou, na prática, as funcionalidades do sistema.
O Seminário Informações Aquaviárias foi gravado e está disponível no canal da ANTAQ, no Youtube.
ESTATÍSTICO AQUAVIÁRIO
Ele é o repositório de informações operacionais do setor. Com o Estatístico Aquaviário, pode-se entender a dinâmica nacional da área, seja nas navegações ou nos terminais regulados pela Agência. Por meio do Estatístico, a ANTAQ opera com excelência em sua função de fiscalização, além de instrumentalizar suas ações com maior precisão: “É uma ferramenta de trabalho que minimiza assimetrias de formação e gera conhecimento sobre setor e, também, trabalha como farol para o desenvolvimento de políticas públicas do setor aquaviário”, disse Queiroz.
OUTORGAS DE NAVEGAÇÃO
É um painel que possui uma função dupla: serve para facilitar o acesso dos servidores ao agregado de informações das empresas brasileiras de navegação e suas respectivas frotas, além de permitir aos usuários e operadores a dinâmica das navegações comerciais reguladas pela Agência. Por meio dessa ferramenta é possível extrair padrões, entender as dinâmicas dessas empresas e das navegações - inclusive as navegações voltadas ao transporte de passageiros. Com esse painel, o interessado obtém informações sobre todas as linhas, operadores e embarcações disponíveis - o que acaba se tornando uma grande ferramenta para os usuários, principalmente os passageiros, que terão conhecimento sobre as linhas existentes, embarcações e seus respectivos dias e horários. Já as empresas de navegação, conseguem acompanhar as movimentações do mercado, buscando subsídios para melhor competir e fornecer melhores serviços.
PAINÉIS DE TERMINAIS PRIVADOS
Trata-se de dois painéis que buscam fornecer um conjunto de informações sobre os terminais privados regulados pela ANTAQ. Além de ser um instrumento de transparência ativa aos pedidos de novos terminais privados e aos registros de instalações portuárias, nessas ferramentas encontram-se as principais características dos terminais como, por exemplo, o perfil de carga autorizado e o investimento previsto. “Tanto o painel de Outorgas de Navegação e quanto o de Instalações Portuárias são instrumentos que auxiliam usuários internos e externos a melhor compreender o setor aquaviário nacional. Os dois painéis de instalações privadas também são voltados para o acompanhamento processual dos pleitos sob análise ou já finalizados pela Agência. Eles disponibilizam, ainda, um conjunto de informações sobre essas instalações, o que facilita a análise do MPor e atrai olhares de potenciais interessados nas instalações”, concluiu o Superintendente.