Notícias

Concurso para profissionais de barragens é adiado por conta da pandemia

Nova data de aplicação das provas está prevista para 16 de maio
Publicado em 15/03/2021 12h15 Atualizado em 15/03/2021 12h24

A Agência Nacional de Mineração adiou a data das provas objetivas e discursivas do concurso público para contratar profissionais de segurança de barragens. O certame estava previsto para o próximo dia 21 de março, mas por conta das medidas restritivas adotadas pelos estados e municípios, em decorrência da pandemia de COVID-19, a previsão é que a nova data seja dia 16 de maio. O adiamento foi publicado nesta segunda-feira (15), no Diário Oficial da União.

O processo seletivo simplificado será aplicado para a contratação, por tempo determinado, de 40 profissionais para o desempenho de atividades técnicas de complexidade gerencial e de Engenharia Sênior na área de segurança de barragens. A sugestão da alteração do cronograma foi proposta pelo Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de promoção de Eventos (Cebraspe), banca examinadora do processo, diante do lockdown em algumas capitais brasileiras.

“Tendo em vista a eventual impossibilidade de aplicação das provas nas capitais/estados de Belém/PA, Belo Horizonte/MG, Cuiabá/MT, Distrito Federal e São Paulo/SP, locais de provas estipulados no edital de abertura do processo seletivo, em razão do agravamento gradual da pandemia que vem acontecendo, resta impossibilitada, por motivo de força maior, a manutenção da aplicação das provas, sendo necessária a sua imediata suspensão, inclusive em respeito aos candidatos inscritos, que já devem estar adotando providências de viagem e hospedagem para a realização do concurso”, explicou a banca.

A decisão da ANM diz ainda que na data provável de 6 de maio de 2021, será publicado no Diário Oficial da União e divulgado na página do Cebraspe, o edital que informará os locais e horários de realização das provas objetivas e da prova discursiva.